Tártaro: saiba porque você deve se preocupar com ele

Ultimamente, muito tem se falado sobre o tártaro. Uma moda “diferente” se apossou das redes sociais, mostrando um procedimento de tartarectomia, que é o ato de eliminar o tártaro dos dentes. Se te agrada ou não, a verdade é que a sensação de limpeza (mesmo pelo vídeo), nos deixa empolgados.

A tartarectomia é um dos procedimentos mais realizados pelos dentistas. Isso porque, o tártaro, quando se acumula nos dentes, se torna mais rígido. Assim, a sua extração perfeita só pode ser feita com produtos profissionais e com aplicação de técnicas específicas.

Mas, você sabe o que é o tártaro e por que ele se acumula tanto em nossa boca? Tem como evitar as placas de tártaro? Falaremos mais sobre isso no decorrer deste artigo. Acompanhe a leitura e veja como se manter livre de toda essa sujeira.

Vamos lá!

O que é tártaro e por que ele se acumula nos dentes e gengiva?

Para entender melhor como o tártaro se forma e como se acumula sobre os dentes, é preciso que você entenda, primeiro, um outro conceito relacionado à saúde bucal, que é a placa bacteriana.

Então, vamos lá. Toda escovação, por mais bem feita que seja, nem sempre alcança todos os espaços dentro da nossa boca. É por isso que, junto com a escova de dentes, o fio dental e o enxaguante bucal são seus maiores aliados. Afinal, eles fazem a complementação da limpeza.

Trabalhando juntos!

Sendo assim, esses locais onde “sobra” um pouquinho de sujeira, são focos para a proliferação de bactérias que, quando unidas, formam o que chamamos de placa bacteriana. Então, sem a remoção da placa previamente, esse acúmulo de bactérias tende a se mineralizar, formando uma espécie de depósito duro. Está aí o tártaro.

O tártaro se acumula sobre os dentes, normalmente na raiz que se aloca na gengiva. As bactérias mineralizadas podem causar problemas a longo prazo, como a gengivite, por exemplo. Por isso, é fundamental fazer a remoção da placa bacteriana e do tártaro, através de limpezas de dente profissionais.

Remoção do tártaro: como é feita?

A remoção do tártaro é feita em duas etapas:

Raspagem

Feita com ultrassom e substâncias químicas não abrasivas, o dentista remove o tártaro acumulado sobre os dentes, “descolando-os” da gengiva e do esmalte. Aos poucos, ele vai raspando toda a placa mineralizada, até liberar completamente o dente. Esse procedimento exige técnica profissional. Além disso, por ser duro, dificilmente você consegue se livrar do tártaro em casa.

Polimento

Após a retirada das camadas grossas do tártaro, o dentista irá polir o dente. Então, essa etapa tem vantagens de saúde e também estéticas. Primeiro, porque a eliminação de todo o resíduo de placa com o polimento, evita a proliferação de mais bactérias. Logo, diminui o risco de formação de tártaro novamente. Segundo, porque o tártaro sobre os dentes causa manchas amareladas, que são retiradas com o procedimento de polimento.

Quais os benefícios de fazer a limpeza de tártaro?

Agora que você já entendeu o que é o tártaro e como se ele se forma, fica mais simples explanarmos o principal benefício de retirá-lo: você estará, definitivamente, eliminando bactérias acumuladas em sua boca.

Consequentemente, a remoção do tártaro auxilia no que chamamos de profilaxia dental, que é o ato de manter os dentes limpos para evitar problemas relacionados à saúde bucal. Com isso, espere algumas vantagens, como a eliminação do mau hálito, dentes mais brancos e gengiva mais saudável.

Além disso, a eliminação das bactérias mineralizadas também evita que elas caiam na corrente sanguínea, o que pode levar à graves problemas de saúde. Dessa forma, os benefícios da tartarectomia são duplos: estéticos e de cuidados com o seu organismo.

Tem como eliminar o tártaro de seus dentes em casa?

Tem, mas não é indicado, muito menos deve ser feito com frequência. Afinal, as receitas caseiras de cuidados com o corpo – nesse caso, com os dentes – são feitas com ingredientes naturais que, pela lógica, não causam impactos negativos ao nosso organismo.

No entanto, essas receitas também não são as mais seguras, principalmente porque elas utilizam produtos que são bem mais abrasivos do que os usados pelos dentistas. Existe uma receitinha caseira para remover o tártaro, que consiste em fazer uma pasta de suco de limão com bicarbonato de sódio e escovar os dentes com ela.

Afinal, limpa os dentes? Limpa. Porém, para que você remova o tártaro usando esses dois ingredientes, é preciso que você faça uma escovação mais abrasiva, o que pode comprometer o esmalte do seu dente. Logo, existe o risco de gerar porosidade.

Indo além do problema de desmineralizar o seu dente, já que você poderá desenvolver problemas com sensibilidade por isso, a superfície mais ríspida tende a acumular sujeira com mais facilidade. Com isso, a chance do tártaro se acumular novamente é ainda maior.

Então, é melhor procurar um dentista, não é mesmo?

Os riscos de não eliminar o tártaro: não despreze essas informações

Se não é eliminado, o tártaro vai se acumulando cada vez mais sobre a superfície do dente e no encontro com a gengiva. Consequentemente, ele vai tornando-o mais enfraquecido, principalmente pelo contato direto com as bactérias. Então, o risco de manter tártaro, pode levar à perda dos mesmos e à doenças, como a gengivite.

Por isso, sempre que você for ao dentista, verifique com ele a necessidade de realizar uma limpeza de tártaro. Além disso, não se esqueça que a sua saúde bucal começa em sua própria casa, fazendo a escovação correta e utilizando o fio dental. Lembre-se de sempre realizar a higiene de sua boca após comer ou beber alguma coisa.

Também, faça consultas frequentes ao dentista, para que ele elimine a placa bacteriana antes mesmo de ela se tornar o cálculo dental, ou tártaro. Se você está no Rio de Janeiro, por que não faz uma visita na Clínica Jambo? Com profissionais qualificados e experientes, você se livrará desse problema mais rápido do que pensa.

Conheça a Clínica Jambo

A Clínica Jambo tem unidades em Olaria, Penha, Bonsucesso, Zona Norte e Ramos.

Veja a lista de planos de saúde que são atendidos por lá:

• Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Marque sua avaliação hoje mesmo!