Curiosidades sobre a saúde bucal e onde realizar procedimentos na Zona Norte

Muito se fala sobre a importância da saúde bucal, porém, poucas pessoas sabem tudo que a envolve. Pensando nas diferentes curiosidades sobre o assunto, no presente artigo, abordaremos com mais detalhes a respeito. Acompanhe a seguir!

Foto De Close Up De Mulher Com Batom Rosa Sorrindo

O que é a saúde bucal?

Falar que a saúde bucal se restringe somente a um sorriso sem doenças (gengivite, cárie, tártaro, dentre outros) é uma definição bastante limitada. Pessoas que escovam os dentes três vezes ao dia, muitas vezes, não fazem o suficiente e adequado para que a saúde da boca seja impecável. Para nós, esse conceito vai muito além, é bastante amplo e envolve uma série de mitos e verdades.

Por isso, abaixo separamos algumas curiosidades sobre o tema que farão as pessoas refletirem com mais precisão, entendendo que a saúde bucal engloba uma série de fatores e é complexa, exigindo sempre o acompanhamento profissional periódico.

1. O mau hálito não vem somente dos alimentos

Diferente do que muitos pensam, o mau hálito não vem apenas dos alimentos, podendo ser resolvido com escovações. É certo que comer refeições fortes e bem temperadas podem causar mau hálito ao longo de um dia inteiro. Porém, não são somente as comidas que deixam a boca com um cheiro desagradável. O acúmulo de placas bacterianos na língua e nos dentes são um dos principais motivos que desencadeiam a halitose.

A camada de biofilme criada nesses casos, nada mais é do que o reflexo de uma saúde bucal comprometida, causa majoritariamente pela falta de higiene adequada sugerida pelo dentista, comprometendo a saúde bucal.

2. O surgimento do bruxismo pode ser emocional

Ranger ou apertar os dentes ao longo da noite é um fator que acomete diferentes pessoas e um dos primeiros sinais é quando há a percepção de pressão na arcada durante o dia, fruto do ranger ou do apertamento, podendo ser diurno ou noturno. A causa pode ser emocional e, em decorrência da tensão corporal, seja por estresse, depressão, ansiedade ou demais doenças sérias, o bruxismo pode surgir e atrapalhar na saúde bucal, podendo resultar em perda da estrutura do dente, retração da gengiva, desgastes dos dentes, dentre outros.

3. Não há necessidade de muito creme dental para uma boa saúde bucal

Ao contrário do que pensam muitas pessoas, o exagero do creme dental não é recomendado e, por outro lado, acaba sendo um desperdício desnecessário. Além disso, a quantia exagerada pode causar problemas que comprometem a saúde bucal, incluindo a fluorose dentária na infância. Dito isso, a quantia de produto modifica-se em cada etapa da vida.

Por exemplo, na infância, a escovação deve ser feita com uma quantidade proporcional a meio grão de arroz e ir aumentando até chegar a um grão de ervilha ao se tornar adulto.

4. A escovação inadequada pode comprometer a saúde da gengiva

Mesmo que para falar da higiene bucal usamos sempre o termo “escovar os dentes”, isso não quer dizer que somente eles precisam ser higienizados. A gengiva precisa estar incluída na escovação e a forma como é realizada a limpeza tem impacto diante da saúde do tecido.

Para que o resultado da escovação seja positivo e bastante saudável, é imprescindível que todos se atentem a alguns detalhes. A escova, por exemplo, deve possuir cerdas macias e os movimentos não podem ser fortes, precisam ser leves e com cuidado. Essa higienização, para ser garantida, ocorre dentro de 2 minutos, aproximadamente.

5. Alimentos frios e quentes não são os causadores de sensibilidade

Muitas acreditam que beber líquidos bem gelado ou se alimentar de comidas bem quentes são os fatores que causam a sensibilidade nos dentes, mas não é exatamente assim que as coisas acontecem. Sentir incômodo ao ingerir alimentos ou líquidos de temperadas quentes ou geladas não é normal, de fato.

Contudo, esse fenômeno ocorre por conta de uma sensibilidade dentária já estabelecida. A causa real desse problema é a retração da gengiva, sendo resultado de escovações realizadas de forma errada e com muita força, comprometendo a saúde bucal e ocasionando outras doenças.

6. Visitar o dentista a cada seis meses não é uma regra para todos

Variando de acordo com a saúde bucal de cada paciente, a visita periódica de seis em seis ao dentista não é uma regra fixa. Por exemplo, se uma pessoa estiver passando por um tratamento, esse período irá encurtar de acordo com a demanda do procedimento. O ideal é voltar ao dentista nas datas que o profissional sugerir, não abrindo mão desse compromisso e com bastante atenção para não consultar apenas quando surgir dores ou visíveis problemas, comprometendo a saúde bucal.

7. Bochechos e fio dental devem fazer parte da rotina de higiene

Além de exigir uma boa escovação após cada refeição e o acompanhamento periódico para verificar se tudo está sendo feito corretamente, realizando limpezas profundas e atendendo as necessidades que somente um profissional pode verificar, a higiene bucal exige mais que isso. Na rotina diária, deve estar incluso o fio dental e os antissépticos bucais como completos para a saúde bucal.

É recomendado utilizar o fio dental juntamente com todas as escovações realizadas, pois a escova não consegue alcançar alguns espaços interdentais. Os antissépticos, por sua vez, podem auxiliar na recuperação de gengivites e demais doenças e, para melhores resultados, o uso deve ser feito com recomendação do dentista, pois há diferentes versões e somente ele saberá recomendar a melhor para cada caso.

Por exemplo, há antissépticos que possuem álcool em sua composição, podendo irritar os tecidos bucais se utilizados por um período de tempo mais longo. Existem também as versões com clorexidina que precisam ser utilizados por um período limitado com base na recomendação profissional, além, é claro, dos enxaguantes bucais sem álcool que se pode encontrar em mercados.

Onde cuidar da saúde bucal e realizar procedimentos na Zona Norte (RJ)

Como mencionado ao longo de todo o artigo, a saúde bucal envolve diferentes fatores, não limitando-se a higiene básica, por exemplo, escovação e fio dental. O acompanhamento de um profissional é fundamental para ter certeza de que está tudo certo, visto que muitas doenças são silenciosas e quando começam a doer é pelo fato de já estarem em uma fase avançada.

Considerando a Zona Norte, no Rio de Janeiro, é necessário mencionar a Jambo Odontologia e Estética, clínica de referência em toda a região, destacando-se pela sua equipe de 15 profissionais qualificados, de confiança e aptos para tudo que se propõem a realizar no local. Além disso, colocam sempre a saúde, autoestima e bem-estar de seus pacientes em primeiro lugar.

Por isso, para as visitas periódicas, visando a saúde bucal impecável, conte com a Jambo para realizar tratamentos preventivos e procedimentos de qualidade, confiança e de forma segura.

Não perca tempo, agende sua consulta na Jambo agora mesmo!