Profilaxia dental: por que cuidar dos seus dentes?

Ter cuidado com os dentes, visa muito mais do que apenas a aparência estética dos mesmos. Afinal, a profilaxia dental tem o intuito de prevenir problemas que afetem a saúde bucal, incluindo aqueles que podem levar à perda dos dentes.

No entanto, o que pouca gente sabe, é que a profilaxia dental não deve ser realizada apenas quando o problema já apareceu e está instalado. Afinal, como o próprio significado nos remete, a ideia é corrigir as dificuldades, antes mesmo que elas se tornem um caso mais sério.

Sendo assim, é importante saber mais sobre esse ato, a fim de organizar a sua agenda. Porque, cuidar dos dentes é tão importante quanto consultas médicas e compromissos sociais. Vamos entender melhor?

Acompanhe a leitura!

O que significa profilaxia dental e qual a sua importância?

Via de regra, a palavra profilaxia significa uma série de medidas preventivas, que intencionam minimizar ou eliminar quaisquer situações que possam vir a se tornar um problema. Sendo assim, profilaxia dental pode ser compreendida como uma ação que tenha o intuito de prevenir os problemas nos dentes e na saúde bucal, como um todo.

Portanto, na odontologia, a profilaxia dental é feita a partir de uma constante avaliação do dentista, que irá avaliar a situação dos dentes e da boca de seu paciente. Essencialmente, essa avaliação, além de analítica, também é realizada através de procedimentos. São as limpezas profundas nos dentes.

Sendo assim, essa limpeza consiste na eliminação de tártaro, manchas e placas bacterianas, que, caso não tratados e eliminados, podem vir a se tornar condições mais graves, como a gengivite e, posteriormente, a periodontite. Essas duas situações envolvem a inflamação da gengiva e, sem os cuidados necessários, a perda da estrutura dos dentes.

Por isso, a boa profilaxia dental pode evitar a perda da formação dental. Afinal, cuidados simples, vindos da consulta periódica ao dentista, podem eliminar os riscos que envolvem a saúde bucal do paciente. Inclusive, por problemas que não afetam aos dentes diretamente, como doenças nas mucosas.

Como fazer uma boa profilaxia dental?

Indo periodicamente ao dentista. Como dito, a profilaxia dental é uma série de medidas que visam eliminar problemas. Entretanto, esses problemas não começam graves e, por isso, muitas pessoas só se lembram do dentista, quando a situação já está grave.

Uma limpeza profunda dos dentes, constante e especializada, além de garantir a beleza dos mesmos, também elimina os maiores vilões dos tratamentos bucais. Quando o tártaro e a placa bacteriana são eliminados, a chance do agravamento de alguma doença na boca diminui consideravelmente.

Entretanto, vale acrescentar que a boa profilaxia dental não é realizada apenas pelo dentista. Afinal, o cuidado deve ser diário. Mesmo que a limpeza profunda seja feita periodicamente, faz parte do processo profilático o tratamento cotidiano, que inclui uma boa escovação e o uso do fio dental.

Quem nunca saiu do dentista, após uma boa limpeza dental, e sentiu prazer ao notar que estava livre das sensações causadas pelo tártaro, como a impressão de que os dentes estavam ásperos? Além disso, a profilaxia bucal também garante que eles fiquem mais bonitos, brancos e brilhantes.

Procedimentos comuns na profilaxia dental

Podemos dividir o processo de profilaxia dental em duas etapas: a que é feita pelo próprio paciente e em casa, e a que é realizada pelo profissional. No caso, o dentista. Sendo assim, vamos explicar como realizar esse cuidado constante, de modo a evitar o agravamento de situações envolvendo a saúde bucal.

A profilaxia dental feita em casa, é aquela que já citamos, que envolve a escovação correta e o uso constante do fio dental. Apenas essas atitudes já minimizam o acúmulo de tártaro e a formação da placa bacteriana. Entretanto, mesmo tendo esse cuidado diário, é fundamental visitar o dentista periodicamente, para que ele realize a limpeza de dente profunda.

Essa limpeza mais incisiva, consiste no uso de algumas técnicas. Veja quais são:

1. Tartarectomia: é o processo de eliminação do tártaro, que se fixa na parede dos dentes. A tartarectomia geralmente é feita com aparelhos de alta rotação e ultrassom, que fazem a raspagem dessa placa;
  • Jateamento: o jateamento é a lavagem dos dentes com bicarbonato de sódio, utilizando água pressurizada. Essa técnica elimina os últimos resíduos grudados nos dentes e placa bacteriana. Além disso, também auxilia na saúde das gengivas, prevenindo inflamações;
  • Aplicação de flúor: por último, a aplicação do flúor serve para fortalecer o dente. O flúor tem um alto poder de remineralização da parede dental, o que elimina o risco de perda de esmalte.

Também, é comum que o dentista “ensine” o paciente sobre as melhores técnicas de escovação, caso note ser necessário. Dessa forma, ele orienta como a escova de dentes deve ser posicionada, sobre quais as melhores pastas para a sua condição e como manter os dentes mais saudáveis.

Quais os benefícios da profilaxia dental?

Você já deve ter notado que a profilaxia dental é responsável pela manutenção da saúde dos dentes. No entanto, suas vantagens e benefícios vão além. Dessa vez, vamos começar pelas questões estéticas. Dentes bem cuidados, são mais bonitos, brancos e livres de manchas. É claro que todos queremos isso, não é?

Já na questão que envolve a saúde bucal, o cuidado constante com os dentes protege contra a formação do tártaro e da placa bacteriana. Além disso, também ajuda a identificar problemas antes que se tornem graves, como a incidência de cáries e doenças na gengiva. Outra vantagem que se alcança ao realizar uma boa profilaxia dental, é o combate ao mau-hálito. Afinal, uma de suas maiores causas é, justamente, dentes sujos.

Se você está no Rio de Janeiro e deseja realizar uma consulta de profilaxia dental, procure a Clínica Jambo. Com dentistas especializados na realização de tartarectomia, você ficará livre desse acúmulo de sujeira, que pode levar ao desgaste e perda dos dentes. A clínica atende nas regiões de Zona Norte, Bonsucesso, Olaria, Ramos e Penha.

A Clínica Jambo trabalha em parceria com os seguintes planos:

• Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Agende sua avaliação agora mesmo!