A retração da gengiva é um problema que pode ser mais comum do que muitos imaginam e, por isso, hoje falaremos um pouco mais sobre esse mal que acomete muitas pessoas. Pensando nisso, acompanhe o artigo a seguir para saber onde tratá-lo com segurança e confiabilidade!
O que é a retração de gengiva?
A retração de gengiva, como dito introdutoriamente, é um problema bastante comum entre os pacientes. Nesse mal, há a redução do espaço de cobertura do dente pela gengiva, por isso, ele fica mais exposto e uma de suas causas pode ser a má escovação ou o uso inadequado da escova de dentes.
A espessura da gengiva, os dentes mal posicionados e o tecido ósseo também são fatores que podem colaborarem com a retração de gengiva, já que o tecido ósseo quando muito fino pode ser mais fácil de ser reabsorvido. Outro fator que pode corroborar com essa situação é o uso de aparelhos ortodônticos e as restaurações ou margens de próteses que foram mal adaptadas.
Nenhum desses fatores são regras para o quadro de retração de gengiva, no entanto, podem ser a causa ou o agravamento da situação em questão. Além disso, pessoas que já tiveram doenças periodontais como periodontite e gengivite e que, ao longo da recuperação apresentaram recessão gengival, devem tomar muito cuidado e se atentar para que o quadro não seja piorado.
Vale salientar que a retração gengival não se trata somente de uma questão estética visto que ela acomete a saúde do paciente também prejudicando até mesmo a sua alimentação. A exposição da raiz do dente deixa os dentes mais sensíveis e eleva o risco de possuir cáries e lesões como abrasão e erosões dentárias.
Cuidados para que a retração de gengiva não ocorra
Alguns cuidados cotidianos e prévios podem ser realizados em casa para que a retração de gengiva não ocorra, entretanto, é de extrema importância que todos fiquem atentos à sensibilidade ou sangramentos, pois estes são sinais de que algo está errado. Nesse sentido, alguns cuidados que podem evitar a retração da gengiva são:
– Uso do fio dental;
– Se certificar de que a escova está sendo usada de forma correta;
– Alimentação saudável;
– Redução de maus hábitos (tabagismo e alcoolismo que podem agredir o tecido gengival, facilitando a inflamação e podendo levar a retração de gengiva);
– Visita regular ao dentista (6 em 6 meses) para se atentar aos sinais de qualquer problema, pois quanto antes tratar o quadro, melhor.
Onde realizar o tratamento no bairro Bonsucesso (RJ)?
A retratação de gengiva é um problema que acomete muitas pessoas e, consequentemente, a busca pelo seu tratamento acabou se tornando corriqueira nas clínicas de odontologia. No entanto, isso não significa que o paciente não precise de cuidado e atenção no momento de buscar por profissionais qualificados e capacitados para o tratamento, já que se trata de sua saúde bucal.
Nesse sentido, no bairro Bonsucesso, no Rio de Janeiro, a Jambo Odontologia e Estética tem sido referência em tratamentos e procedimentos odontológicos e estéticos na região. Isso se deve a sua equipe de profissionais especializados e capacitados para as realizações e também devido ao comprometimento com seu público, colocando sempre em primeiro lugar o bem estar, saúde e autoestima de cada paciente.
De acordo com tais colocações e considerando todos os diferenciais que a Jambo oferece como atendimento humanizado, conceito inovador por meio de consultas computadorizadas, materiais clínicos e equipamentos da mais alta tecnologia, dentre outros importantes pontos, para o tratamento de retração de gengiva, procure a Jambo e tenha uma experiência excelente com seus incríveis profissionais.