Faceta dental é uma boa opção? Veja suas vantagens!

Sabe aquele sorrisão lindo, muito branco, com dentes alinhados e muito bem cuidados? Pode ser resultado do uso da faceta dental. Mesmo com tratamentos dentários frequentes e consultas periódicas ao seu dentista, usar faceta dental pode ser a solução para quem quer dentes ainda mais bonitos.

Sendo assim, por que não aderir? Também conhecidas como lentes de contato dentais, as facetas modificam a aparência dos dentes, sem comprometer a saúde e a estrutura dos ossos da face.

Vamos saber mais sobre elas? Então, acompanhe a leitura!

O que é faceta dental?

A faceta dental é uma pequena prótese que, quando fixada sobre o dente, cobrem a camada externa do mesmo, alterando a aparência e harmonizando o sorriso. Para entendermos de uma maneira ainda mais simples, podemos pensar nas facetas como capas para os dentes. Consequentemente, elas cobrem imperfeições.

O procedimento de colocação das facetas deve ser realizado por um dentista. Afinal, ele irá analisar quais são as necessidades de cada pessoa – ou dos dentes da mesma. Normalmente, a instalação das facetas é um processo simples. Entretanto, em alguns casos, pode haver a necessidade de um pequeno desgaste na face dos dentes.

Isso porque, a prioridade da utilização da faceta dental, é que ela seja o mais natural possível, dando a impressão de que os dentes são naturalmente bonitos e alinhados. Logo, o procedimento de colocação da faceta deve seguir as orientações dos especialistas, de modo a alcançar o objetivo de um sorriso mais harmonioso.

Quais os tipos de faceta dental mais utilizados?

Partindo do pressuposto de que a faceta dental é uma capa que deve valorizar o sorriso, é óbvio entender que os materiais utilizados nas mesmas devem “lembrar” a aparência de um dente. Logo, os materiais mais utilizados para as facetas são a resina e a porcelana.

A diferença entre os dois tipos de faceta é bastante simples. Ambas prestam um bom serviço e alcançam o objetivo final. No entanto, a faceta de porcelana é mais duradoura que a de resina. Por isso, ela é mais utilizada.

O motivo é simples: facetas de resina são mais baratas e tem uma aplicação mais simples, pois se adaptam com mais facilidade à face do dente. Porém, duram menos e sofrem mais com a exposição à alimentos e bebidas. Logo, precisam ser substituídas com mais frequência.

Isso não significa que ela seja menos eficiente que a faceta de porcelana. A principal diferença, entre as duas, é a durabilidade do material. Entretanto, os dois tipos de facetas, quando desgastadas ou danificadas, precisam de substituição, independentemente de qual for o material.

 

Todos podem usar faceta dental?

Não. E esse é um mito que precisamos salientar. Por mais que a faceta dental pareça ser a solução dos problemas de quem tem dentes muito desgastados, amarelados, manchados ou trincados, é fundamental compreender o motivo de os dentes do paciente apresentarem essas condições.

Quando a danificação do dente é causada por motivos externos, como o excesso de bebidas cafeínadas ou, até mesmo, uma rachadura vinda de uma quebra, as facetas são a melhor opção para resolver a harmonia do sorriso. Entretanto, se a condição dos dentes é causada por fatores internos, como fraqueza, bruxismo ou problemas na mordida, elas não são indicadas.

Afinal, o uso das facetas é, via de regra, estético. Por isso, quando a estrutura do dente está sofrendo por influências internas, o ideal é corrigir a situação antes de pensar em modificar a aparência dos mesmos.

Sendo assim, o ideal é consultar um dentista, para que ele faça uma avaliação sobre a possibilidade de instalação da faceta dental. Caso necessário, solicite um tratamento para a correção dos problemas que afetam seus dentes. Então, após trata-los, embeleze-os com as facetas.

Vantagens de usar faceta dental

Como dito, a faceta dental é um procedimento estético, que visa melhorar a aparência de seus dentes. Por isso, as principais vantagens de seu uso, estão relacionadas à melhora da autoestima, que pode ser muito prejudicada em caso de dentes não tão bonitos.

Vamos ver quais são essas vantagens e porque elas podem te levar a decidir pelo uso da faceta dental.

  1. Dentes amarelados: café, cigarros, refrigerante, determinadas comidas pigmentadas, podem afetar a cor dos dentes. A faceta dental, nesse caso, elimina a coloração original do dente, já que ela é composta por materiais brancos, que representam a cor ideal;
  2. Estética: manchas, rachaduras e, até mesmo, pequenas falhas vindas de quebra, também são eliminadas com o uso da faceta, que possuem o formato perfeito do dente;
  3. Abrasão: a escovação incorreta e, até mesmo, problemas estomacais (que geram refluxo e alta acidez), podem desgastar o esmalte do dente, gerando uma abrasão na face do mesmo. A faceta, nesse caso, pode minimizar o impacto causado por essas questões, protegendo o dente original.

 

Sorriso sempre lindo: cuidados com a faceta dental!

O cuidado com a faceta dental não é tão diferente do cuidado com os dentes. Por isso, a escovação correta, uso de fio dental e a profilaxia, continuam sendo primordiais. Logo, as consultas periódicas ao dentista também estão incluídas nesses cuidados que citamos.

Entretanto, é preciso ter em mente que as facetas não são os dentes originais. Apesar de seu intuito ser, literalmente, imitar um dente, elas são compostas por materiais mais delicados e menos rígidos que os nossos dentes. Por isso, é preciso ter atenção quando utilizá-las.

Evite morder alimentos que sejam duros demais, pois isso gera risco de quebra da faceta. Também, lembre-se de que os alimentos e bebidas que amarelam os dentes, também irão amarelar a faceta. Por último, tome cuidado com acessórios nos lábios, como os piercings, que podem riscar a porcelana ou a resina.

Sendo assim, o ideal é realizar o procedimento e o tratamento de profilaxia com dentistas especializados na aplicação e cuidado de faceta dental. No Rio de Janeiro, nas regiões da Zona Norte, Bonsucesso, Olaria, Ramos e Penha , você pode contar com os serviços da Clínica Jambo.

A Clínica Jambo trabalha em parceria com os seguintes planos:

  • Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Marque a sua avaliação, coloque a faceta dental e tenha um sorriso ainda mais bonito!