Chupar o dedo causa problemas à longo prazo?

Chupar o dedo é um ato comumente relacionado a crianças. Entretanto, você sabia quais são as consequências desse hábito inocente? À longo prazo, chupar o dedo pode causar uma série de problemas, que vão desde a formação da dentição, até o desalinhamento da arcada dentária.

Por isso, é fundamental corrigir esse hábito desde cedo. Por mais que pareça inofensivo – e até simpático – ver as crianças chupando o dedo, é necessário interferir. Afinal, pode se tornar um vício e, como dito, atrapalhar na sua formação dentária.

Falaremos mais sobre esse assunto. Inclusive, trataremos sobre as questões psicológicas que envolvem o hábito de chupar o dedo. Para adiantar: não, não é cruel impedir que a criança faça isso. Ao contrário! Você estará poupando muita dificuldade no futuro.

Vamos lá!

Por que as crianças chupam o dedo?

Esse é um hábito natural das crianças. Não é incomum ver desde os ultrassons, que elas estejam com o dedinho na boca. Afinal, o reflexo de sugar algo está intrínseco às crianças pequenas. Porque, para eles, esse é o meio de conseguir se alimentar. Por isso, quando não estão sugando o leite materno, tendem a suprir a necessidade de sucção com o dedo.

Entretanto, esse hábito não deve se perpetuar. Como dito, em um primeiro momento, chupar o dedo é um reflexo natural das crianças, procurando por alimento. Porém, quando elas entendem que há meios de se comunicar – mesmo sem fala – e informar sobre a necessidade de comer, é comum que elas deixem o hábito de lado.

A partir daí, chupar o dedo pode se relacionar com uma forma de expressão corporal e reconhecimento. Afinal, eles começam a compreender que aquela mãozinha e aquele dedinho são seus. Portanto, leva-los à boca é quase um exercício de auto reconhecimento.

O problema, é que a criança se acostuma a isso. Por isso, chupar o dedo se torna um hábito. Mesmo quando estão maiores, elas continuam com o movimento de sucção. Principalmente, em momentos que buscam conforto, reativando as memórias desde a sua primeira formação. Assim, chupar o dedo se torna “gostoso”.

 

Quais os efeitos de chupar o dedo?

No início do artigo, chamamos a sua atenção para os principais problemas relacionados ao hábito de chupar o dedo. Invariavelmente, a recorrência do dedo dentro da boca, irá condicionar a formação dos ossos da face e, consequentemente, a estrutura dentária da criança. Isso é algo óbvio de ser compreendido: se os ossos e dentes estão se formando, uma influência constante sobre eles determinará a sua formação.

Até a fala pode se comprometer. Principalmente, porque o dedo mais sugado é o dedão, voltado para cima. Assim, o céu da boca estará constantemente sendo empurrado para cima. Portanto, a maxila se molda de acordo com essa definição. Já os dentes, irão acompanhar a estrutura óssea. Se estiver comprometida, automaticamente a dentição erupcionará de maneira incorreta.

Veja quais são os principais efeitos de chupar o dedo:

  • Posicionamento incorreto dos dentes, seguindo a estrutura óssea comprometida;
  • Alteração da estrutura da boca, principalmente do céu da boca;
  • Abertura da mordida é comum, já que a maxila está mal posicionada, ocasionando uma abertura entre os dentes de cima e de baixo;
  • Alteração na fala e na deglutição, já que a estrutura da face interfere nas duas ações;
  • Desenvolvimento de problemas relacionados à respiração, já que a boca está conectada ao aparelho respiratório, como apneia e ronco.

Quem chupa o dedo precisa usar aparelho?

Normalmente, sim. Porque, conforme já validamos nos tópicos anteriores, há uma alteração na formação óssea do rosto. Mesmo que os primeiros dentes erupcionem tortos, eles não se manterão por muito tempo. Entretanto, quando os dentes permanentes romperem, eles ainda seguirão o formato proposto pela maxila e pela mandíbula.

Sendo assim, recorrer ao uso de aparelhos é a solução para o problema já instalado. Quando a boca da criança é comprometida desde a primeira infância, é natural usar aparelho ortodôntico, no intuito de corrigir essa estrutura mal organizada.

O aparelho atuará no realinhamento dos ossos e dos dentes. Porém, para quem é usuário de aparelhos ortodônticos, sabe que esse item pode incomodar um pouco. Principalmente, no início do uso. Sendo assim, quanto mais pudermos minimizar as consequências de chupar o dedo, melhor será para a criança no futuro.

Como corrigir o hábito de chupar o dedo?

Estamos usando a palavra hábito, para identificar esse costume. Entretanto, também poderíamos chamar de vício. Afinal, se torna um comportamento compulsivo da criança, de colocar o dedo na boca. Sendo assim, é interessante que, para poder livrar a criança dessa condição, entendamos que, para ela, será bastante difícil.

Por isso, as práticas devem ser mais no intuito de dissuadi-la da ideia de chupar o dedo. Pois, brigar e impor como ordem, pode desencadear medo na criança. Como dito, é muito comum que elas associem o hábito à busca de conforto. Portanto, brigar com ela pode ser um gatilho para que continue com o comportamento.

Proponha uma troca: nesse caso, com a chupeta. A chupeta também não é a maior aliada na formação óssea e dentária de uma criança, mas causa efeitos menos agressivos do que o dedo. Além disso, ela é mais anatômica à boca e não força os ossos da face. Também, é comprovado que as crianças têm menos dificuldade de abrir mão da chupeta, em comparação a parar de chupar o dedo.

Observe, também, seu comportamento durante o sono. Afinal, as vezes a criança nem se dá conta de que está chupando o dedo. Se verificar essa situação, retire-o da boca da criança. Se acontecer durante o dia, lembre-a de fazer o mesmo.

Caso a situação já tenha gerado os frutos desagradáveis dos quais comentamos, o ideal é procurar um dentista. Porque, ele será capaz de realinhar os dentes e ossos, garantindo o sorriso perfeito de quem você ama.

A Clínica Jambo pode te ajudar!

Se estiver no Rio de Janeiro, Olaria, Penha e Bonsucesso, venha até nós. A Clínica Jambo conta com profissionais qualificados na ortodontia, que estão preparados para te ajudar a corrigir os problemas causados pelo hábito de chupar o dedo.

Trabalhamos com os seguintes planos de saúde:

  • Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Entre em contato conosco e agende sua avaliação!