Micropigmentação Labial

A micropigmentação labial é um procedimento muito similar com micropigmentação de sobrancelhas, por exemplo. Porém, neste caso, consiste em dar mais volume, através da pigmentação dos lábios e deixando-os mais delineados.

Como resultado, a micropigmentação labial proporciona um visual que se assemelha com um lábio de batom, porém, o efeito é permanente e não mancha da mesma maneira que um batom e pode durar de um até dois anos.

Como funciona o procedimento

A micropigmentação pode ser realizada no contorno dos lábios como também dentro deles. Para que seja feita aplicação, agulhas são utilizadas, como se fosse um processo de tatuagem.

A cor utilizada para a micropigmentação labial vai variar de acordo com os tons da pele da paciente. Por exemplo, mulheres com tons de pele mais claros usam cores mais próximas do rosa, enquanto mulheres com a pele mais escura usa um tom mais avermelhado.

Diferentes cores podem ser utilizadas para que se tenha como resultado um efeito dégradé nos lábios. A cor também pode ser usada para aumentar o volume dos lábios.

Dessa forma, anterior ao procedimento, é mostrado todas as cores disponíveis para a pessoa e ela fará a escolha de acordo com a sua intenção e com o auxílio de um profissional da área.

Por exemplo, o contorno dos lábios com a micropigmentação labial funciona como correção de erros de simetrias do rosto, para realçar os lábios ou então para ajustar imperfeições surgidas com o envelhecimento.

Já em casos em que a intenção do paciente é o preenchimento, então é utilizada uma cor clara para realçar o lábio. Além disso, o preenchimento pode ser feito com outros fins, por exemplo, lábio com cicatrizes ou para reconstruir uma má formação.

Tipos de micropigmentação labial

Lábios hipocrômicos e acrômicos sem flacidez ou sulcos

Esta técnica é feita através do preenchimento labial, dessa forma, é utilizada agulha circular, podendo ser de uma, duas ou três pontas para contornar os lábios.

A agulha, por sua vez, é posicionada a 60º e 90º podendo variar de acordo com a espessura escolhida para o procedimento. Ao realizar o procedimento, são feitos movimentos de pintura com a agulha que é do tipo pincel, permitindo melhor uniformidade.

Lábios com cicatrizes ou envelhecidos

A técnica feita em lábios com cicatrizes ou envelhecidos também é feita por meio do preenchimento. Neste caso, é utilizado, para fazer o contorno, agulhas de cinco pontas do tipo pincel.

O aparelho para o preenchimento é posicionado a 60º e 45º, podendo variar de acordo como formato dos lábios de cada pessoa.

Reconstrução labial pós-cirúrgica

Este procedimento é feito quando há perda de tecidos, podendo ser causados por acidentes ou queimaduras, assim, pode ser realizada, através da micropigmentação labial, uma reconstrução labial pós-cirúrgica.

Há o caso também de pessoas que possuem fissuras labiopalatal de nascença e há cicatriz nos lábios decorrente disso. Por isso, o pigmento é colocado por meio de agulhas circulares de uma, duas ou três pontas para a realização do contorno.

A posição do aparelho é de 90º, assim, haverá maior profundidade durante a aplicação. Além disso, para o caso de reconstrução labial pós-cirúrgica, a cor aplicada será a que for mais próxima da cor natural dos lábios para ter a naturalidade como resultado.

Iluminador

O iluminador tem como função dar uma elevada nos lábios que são finos, pequenos ou envelhecidos. Por isso, nesta técnica é usado o pigmento branco com agulhas de três pontas circulares.

A micropigmentação labial causa dor nos pacientes?

Neste procedimento não há, necessariamente, uma dor em si, porém, o que os pacientes irão sentir é um desconforto causado pelas agulhas, porém, durante o procedimento é passado um creme anestésico que fará que o desconforto seja quase zero.

Porém, depois da realização, o desconforto pode se fazer presente temporariamente.

Quanto tempo a micropigmentação labial dura?

A micropigmentação labial dura, aproximadamente, de um até dois anos. Isso se dá ao fato de que as células, naturalmente, se renovam a cada vinte e oito dias e assim, o pigmento vai clareando gradativamente. Assim, a cor vai desbotando, porém, o tempo dependerá muito de cada organismo.

Benefícios da micropigmentação labial

  • Correção de cicatrizes;
  • Correção de marcas de nascença;
  • Corrige imperfeições de simetria;
  • Mantém o lábio pigmentado por mais tempo;
  • Torna desnecessária a aplicação de batom diariamente nos lábios.

Cuidados depois de realizar a micropigmentação labial

  • Não puxar as casquinhas de cicatrização;
  • Não usar batom nas primeiras semanas;
  • Hidratar com filtro solar e manter os lábios limpos;
  • Não se expor ao sol durante, pelo menos, trinta dias;
  • Evitar beijar ou tocar os lábios nos travesseiros durante, pelo menos, a primeira semana;
  • Evitar contato com piscina e mar;
  • Não entrar em contato com álcool e pimenta;
  • Lavar bem a boca depois de ingerir alimentos gordurosos;
  • Utilizar pomadas cicatrizantes e hidratantes com pantenol e manteiga de karité;
  • Evitar cigarro.

Indicações

A micropigmentação é indicada para quem deseja disfarçar lábios que tem cicatrizes, correção de assimetrias, lábios desproporcionais ou então para quem, simplesmente, quer dar maior destaque para os lábios e torna-los definidos com uma cor desejada, dando efeito de que está com batom.

Além disso, a micropigmentação labial pode ajudar no rejuvenescimento dos lábios que tem coloração esbranquiçada, que estão caídos, sendo fatores que ocorrem conforme se envelhece, porém, com o procedimento, se estimula a produção de colágeno e elastina, sendo importante para rejuvenesce a pele.

Tempo de duração da realização de micropigmentação labial

A sessão, geralmente, tem duração de uma hora até uma hora e meia.

Contraindicação

  • Diabéticos;
  • Possuintes de marca-passo;
  • Pessoas alérgicas.

Marque uma consulta conosco!