Preenchimento dos lábios: tudo que você precisa saber

Queridinho das famosas, o preenchimento dos lábios tem ganhado notoriedade entre os tratamentos estéticos, sendo um dos mais procurados – até mesmo por homens. Porque, com uma picadinha de agulha, você fica poderosa, com lábios volumosos e chamativos.

O preenchimento labial é um procedimento relativamente simples. Porém, você só deve recorrer a ele quando for feito por um profissional. Sabe por quê? Porque, o preenchimento labial, quando feito de modo incorreto, tende a deixar a aparência extremamente artificial.

O segredo de tudo é o equilíbrio. Afinal, quanto mais natural você parecer, melhor será o resultado final. Além disso, é fundamental tomar alguns cuidados básicos quando for realizar o procedimento. Assim, você garante que os seus lábios fiquem lindos e saudáveis.

Quer saber mais alguns segredinhos sobre o preenchimento dos lábios? Então, acompanhe a leitura!

No que consiste o preenchimento dos lábios?

O próprio nome já nos dá uma baita pista do que é o preenchimento labial. É o ato de preencher os lábios com uma substância que seja biocompatível, de modo a aumenta-los, deixa-los mais protuberantes e com maior maciez ao toque.

Para tanto, os lábios são perfurados com microcânulas ou agulhas de tratamento estético. Neles, a substância é infundida aos poucos. Por isso, além de deixa-los mais carnudos, o preenchimento também serve para delimitar o contorno dos lábios, fazendo que o procedimento dê um resultado mais natural.

O preenchimento dos lábios é um tratamento estético considerado minimamente invasivo. Afinal, as agulhas e as cânulas são tão pequenas, que quase não geram trauma no tecido da boca. Além disso, não são feitos cortes. Por isso, o preenchimento labial pode ser realizado nos consultórios dos profissionais qualificados.

Existem três tipos de preenchimento labial. Veja as suas diferenças.

  • Preenchimento permanente: feito com silicone ou metacrilato, essa é a opção menos indicada para a realização. Afinal, essas substâncias são sintéticas e não absorvíveis. Por isso, é comum que os preenchimentos permanentes apresentem rejeição em algum momento;
  • Preenchimento semi-permanente: também realizado com substâncias não absorvíveis, o preenchimento semi-permanente tende a formar granulomas;
  • Preenchimento temporário: o preenchimento temporário é o mais indicado, pois é realizado com ácido hialurônico, um componente biocompatível. Também, esse tipo de preenchimento pode ser feito com gordura do próprio corpo, o que reduz a zero a chance de rejeição.

Por que o preenchimento dos lábios permanente não é indicado?

Como dissemos, os preenchimentos permanentes e semi-permanentes são feitos com substâncias não compatíveis com o nosso organismo. Por isso, diferente da gordura autógena (vinda do corpo do paciente), o silicone e o metacrilato são produzidos a partir de materiais que agridem o corpo humano.

Sendo assim, quem recorre ao preenchimento feito com substâncias não naturais, costumam apresentar problemas relacionados a infecções. Afinal, com o tempo, o nosso organismo reage negativamente à presença daquele componente artificial, causando reações e tentando expulsá-lo do corpo.

Então, nesses casos, o ideal é procurar um profissional da saúde e verificar quais as opções para a retirada desse material do organismo. Após um tempo de recuperação, é possível refazer o procedimento, dessa vez com ácido hialurônico ou gordura autógena.

 

Como é feito o preenchimento dos lábios?

O primeiro passo, após a avaliação e preparação para o procedimento, é anestesiar o lábio do paciente. Mas, essa é uma anestesia local, que pode ser realizada nos consultórios. Ao alcançar o efeito, o profissional insere a agulha ou a microcânula que comportará o ácido hialurônico ou a gordura autógena.

Após, ele preenche o lábio com a substância, determinando a sua atuação de acordo com o pedido do paciente. Pode ser uma definição maior da curvatura dos lábios, aumenta-los, deixa-los mais protuberantes. Afinal, tudo depende do que o paciente deseja.

Então, após a aplicação, o paciente sentirá os lábios adormecidos durante algum tempo. Também, é comum que haja um certo inchaço nos primeiros dias, que é facilmente resolvido com compressas de água gelada. Mas, fique atento: não aperte os lábios ao fazer as compressas frias. Senão, você corre o risco de prejudicar todo o procedimento.

Faça da seguinte maneira:

  • Coloque água no congelador por alguns minutos, para que ela fique bem gelada, mas não a ponto de congelar;
  • Embeba gaze nessa água e deixe-a descansar sobre os lábios por alguns segundos.

Evite manter a gaze com água muito gelada no mesmo lugar por muito tempo. Vá molhando novamente e colocando sobre os lábios.

Para quem é indicado o procedimento de preenchimento labial?

O preenchimento dos lábios é um procedimento seguro e com baixo risco. Por isso, ele pode ser realizado por pessoas que desejam:

  • Aumentar o volume dos lábios, tornando-os mais protuberantes;
  • Definir o contorno dos lábios, deixando-os mais desenhados;
  • Disfarçar os sinais do envelhecimento – com a passagem do tempo, é natural que a pele do rosto perca elasticidade, o que provoca flacidez e rugas ao redor da boca. O preenchimento labial pode corrigir essa condição;
  • Disfarçar ou corrigir cicatrizes e efeitos de procedimentos médicos, que possam ter interferido negativamente no formato dos lábios.

No entanto, tal qual todo procedimento estético, é importante que o paciente avalie a real necessidade de realiza-lo. O preenchimento labial é uma das intervenções que mais ajuda na autoestima, mas precisa ser feito com responsabilidade. Cabe ao profissional avaliar se o procedimento trará benefícios ao seu paciente.

 

Cuidados para garantir o sucesso do preenchimento dos lábios

Como dissemos acima, é comum que, após o procedimento de preenchimento labial, o paciente apresente um inchaço. Isso acontece porque o ácido hialurônico tende a acumular líquido, o que faz com que os lábios pareçam maiores do que estava planejando. Mas, acalme-se: esse inchaço diminui em alguns dias e o seu preenchimento ficará completamente natural.

Durante os primeiros 30 dias pós-procedimento, evite exposição ao sol e exercícios físicos muito intensos. Também espere mais um pouquinho para realizar outros tratamentos estéticos, principalmente os que envolvem abrasão (como limpeza de pele e peeling).

Uma última – mas extremamente importante – dica que temos para você, se refere ao profissional que irá realizar o procedimento. Portanto, o preenchimento dos lábios pode ser feito por dentistas que tenham especialização em tratamentos estéticos.

A Clínica Jambo conta com profissionais competentes da área estética e com grande experiência em preenchimento labial. Por isso, se você está nas regiões de Zona Norte, Bonsucesso, Olaria, Ramos e Penha, marque uma avaliação.

A Clínica Jambo também trabalha em parceria com os seguintes planos de saúde:

  • Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Então, venha preencher seus lábios e ficar ainda mais bonita!