Aparelho dental: todo mundo precisa usar?

O aparelho dental tem se tornado mais comum. Antes, apenas algumas pessoas precisavam utilizá-lo, principalmente durante a adolescência. Entretanto, atualmente ele tem sido recomendado com mais frequência, até mesmo para os adultos.

Então, isso significa que todo mundo precisa usar aparelho? Bom, na verdade, o aparelho dental vai muito além da sua função em alinhar a arcada dentária. Afinal, com a melhora tecnológica nos procedimentos dentais, é possível utilizar o aparelho em uma série de situações corretivas.

Sendo assim, podemos determinar que o aparelho não cumpre apenas uma função estética, sendo fundamental para a saúde da boca, como um todo. Pois, o que define se o paciente irá precisar recorrer ao uso dos aparelhos, continua sendo a avaliação profissional. Inclusive, para tratamentos que vão além do alinhamento dos dentes.

Então, saiba mais sobre o aparelho dental neste artigo. Por isso, acompanhe a leitura e veja quando ele é indicado.

Qual é a função do aparelho dental?

O aparelho dental ou ortodôntico, como também é conhecido, tem como sua principal função, a correção do alinhamento da arcada dentária. Logo, pode ser utilizado para fins estéticos, de embelezamento dos dentes, como também corretivo, prevenindo e melhorando situações relacionadas à mordida.

Essencialmente, os aparelhos dentais são de dois tipos: fixos ou móveis. Falaremos mais especificamente sobre eles logo abaixo. Porém, é importante que você saiba que os aparelhos só devem ser utilizados com o acompanhamento do dentista.

E ainda temos mais situações preocupantes

Ultimamente, uma moda arriscada surgiu, de utilizar aparelhos fixos apenas para fins estéticos – e não relacionados ao alinhamento da mordida. Pois, devido a sua estrutura, que utiliza fios e borrachas coloridas, muitos jovens colocaram aparelhos sem a orientação do dentista, o que pode ocasionar em lesões na boca, bem como nos ossos componentes da face.

Entretanto, quando o aparelho dental é prescrito por orientação profissional, todo o acompanhamento do tratamento é seguro e sem riscos. Normalmente, esses tratamentos duram cerca de dois anos, podendo ser utilizado por mais ou menos tempo. Afinal, esse é o prazo mínimo para que os dentes sejam colocados nas posições corretas.

 

Quando é indicado o uso de aparelho dental?

Muitas histórias rondam o uso de aparelho dental. Por exemplo, crianças que chupam chupetas ou dedo, vão precisar utilizá-lo. Na verdade, essas informações são imprecisas e apenas a avaliação do dentista é que irá determinar a necessidade de uso. Entretanto, sobre a chupeta, realmente é indicado o uso do aparelho mais tarde. Entenda melhor lendo esse artigo aqui.

Como dissemos anteriormente, os aparelhos dentais são indicados para adultos e crianças, que apresentam as seguintes condições:

  • Dentes tortos;
  • Problemas para manter a boca fechada (dentes encostados);
  • Dificuldades na mordida;
  • Dores no maxilar e nos ossos da face;
  • Espaços entre os dentes.

O tempo de tratamento e a força do tracionamento do aparelho varia de acordo com o grau de intensidade da má formação dentária. Logo, para crianças e adultos, há diferenças no uso do dispositivo.

Vale reforçar que eles são indicados, principalmente, como um tratamento corretivo, que visa alcançar benefícios que vão além do alinhamento dos dentes. Afinal, os problemas com a mordida podem desencadear outras dificuldades, como dor de cabeça, no ouvido, fraqueza óssea e muscular. Sendo assim, o aparelho dental é um aliado na melhora conjunta dos problemas da face.

 

Quais são os diferentes tipos de aparelho dental?

Como já dissemos, existem dois tipos de aparelho dental. Então, vamos compreender melhor as suas funções e indicações. Acompanhe.

Aparelho dental fixo

O aparelho fixo tem a função corretiva de alinhamento dos dentes, sendo mais utilizado para recoloca-los na posição correta. Por isso, são utilizados bráquetes, fios e bandas, que, quando colocados nos dentes corretos e tracionados com a força ideal, movimentam os dentes aos poucos, realinhando-os.

Os aparelhos fixos devem ser colocados por dentistas e a sua manutenção também deve ser feita por profissionais. Afinal, ele está remodelando os dentes em sua mandíbula. Logo, precisa ser corretamente utilizado.

Aparelho dental móvel

O aparelho móvel é mais indicado para crianças (que ainda não apresentam a dentição permanente) ou após o uso do aparelho fixo. Isso porque, tal qual o fixo, o aparelho móvel também tem a função de alinhamento, mas em um sentido mais profilático.

Enquanto o primeiro movimenta o dente, o segundo é mais indicado para impedir que os dentes entortem ou “encavalem”. Logo, ele tem a função de manter o alinhamento alcançado com o uso do aparelho fixo, ou então de corrigir o desalinhamento antes que seja necessária uma intervenção mais incisiva.

Além disso, destes dois que são os mais recomendados pelos dentistas, também temos outros tipos de aparelho dental, que servem para funções mais específicas. Entre eles, está o extensor palatino, que serve para alargar o palato, aumentando o espaço do céu da boca.

Normalmente, o extensor palatino é indicado para pessoas com problemas de mordida cruzada (quando os dentes se sobrepõem, impedindo a mordida fechada correta).

Qual o aparelho dental indicado para o seu caso?

Apenas o dentista pode dar essa resposta para você. Entretanto, é possível determinar a necessidade do uso, baseando-se em suas próprias experiências. Por isso, se os seus dentes estão tortos, desalinhados, e se você está apresentando dificuldades na mordida, é a hora de procurar ajuda profissional.

Atualmente, os tratamentos com aparelhos dentais são muito acessíveis e com baixa incidência de dor. Assim, apenas nos primeiros dias após a colocação, é que o paciente refere algum desconforto, principalmente na região das bandas.

No entanto, é preciso ter regularidade no acompanhamento profissional, para que o dentista faça a manutenção correta do seu aparelho. Consequentemente, para que, juntos, alcancem o resultado esperado no alinhamento dos dentes.

A Clínica Jambo vai te ajudar!

Então, se você é do Rio de Janeiro e quer marcar uma avaliação sobre o uso de aparelho dental, procure a Clínica Jambo. Com consultórios em Olaria, Penha, Bonsucesso, Ramos e Zona Norte, você terá a atenção de profissionais especializados, que determinarão o melhor tratamento para o alinhamento dos seus dentes.

A Clínica Jambo trabalha em parceria com os seguintes planos de saúde:

  • Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Por isso, marque já a sua avaliação!