Botox: o guia definitivo! Tire todas as suas dúvidas

O botox, como é popularmente conhecida a toxina botulínica, é um tratamento estético que conquistou o coração das pessoas. Afinal, com resultados incríveis e um bom prazo de duração, quem não tem interesse pela intervenção cirúrgica, recorre ao tão famoso botox.

Por isso, é fácil você encontrar muita informação sobre esse procedimento não-invasivo. Até porque, com os resultados extraordinários que se alcança com a aplicação de botox, muitas pessoas ficam curiosas sobre a eficiência desse produto.

Então, botox é tudo isso mesmo? Quer dizer que, é só ir até o consultório, fazer aplicações de toxina botulínica e sair belíssima? Bom, se pensarmos apenas no resultado imediato, a resposta já seria um sonoro “sim”. Afinal, uma das principais vantagens da aplicação de botox, é justamente o seu efeito relativamente rápido.

No entanto, o botox vai além disso. Sendo assim, há mais vantagens relacionadas ao seu uso, tanto na estética, quanto na parte da saúde do corpo. Por isso, sempre que você pesquisa sobre a toxina botulínica, encontra muitos artigos.

Mas, nós queremos te ajudar! Então, preparamos esse guia especial sobre o botox, que vai te falar as principais características e benefícios dessa substância para as técnicas de rejuvenescimento facial.

Acompanhe a leitura!

O que é o botox?

Se vamos falar sobre todas as maravilhas que o botox faz, é interessante que a gente compreenda de onde ele vem, certo? Afinal, se você quer saber tudo sobre o procedimento para tomar uma decisão, faz sentido que você entenda o motivo de tanto sucesso.

Botox é a abreviação popular para toxina botulínica. Mas, calma. Apesar de ter esse nome, o botox não faz nenhum mal à saúde. Mesmo que ele seja uma toxina, ele passa por tratamentos de purificação para não gerar malefício ao usuário. Além disso, a dose também é muito pequena, de modo que não causa nenhuma reação adversa.

Então, como funciona o botox?

Guarde duas palavras: relaxamento e paralisia. Agora, vamos começar a entender como o botox age na nossa musculatura.

É comum que, com o passar do tempo, o nosso rosto apresente rugas, certo? Isso porque, conforme os anos vão se instalando, as nossas linhas faciais vão se acentuando. Acontece que, durante a vida, nos habituamos a usar expressões faciais – de um modo que, muitas vezes, nem percebemos que estamos fazendo.

Além disso, a exposição ao meio também influencia nesse acentuamento. Por exemplo, pessoas que tomam muito sol, normalmente tem a pele mais envelhecida, devido à repetição das queimaduras e ao ressecamento. O mesmo acontece com pessoas que tem o hábito de franzir o cenho. É muito provável que, em algum momento, surgirão rugas mais visíveis em locais onde, antes, era tudo lisinho.

Esses são exemplos pontuais, mas o que importa realmente, é entender que a nossa musculatura apresenta sinais de expressão com o tempo. Surgem as malfadas rugas. E onde entra o botox, nessa história toda?

Relaxamento e paralisia: como assim?

Lembra das duas palavrinhas? Então, você vai começar a entender agora o que elas têm a ver com o botox. A toxina botulínica, quando em contato com o corpo, faz uma ligação com os neurotransmissores que determinam a movimentação muscular.

Nesses neurotransmissores, é sintetizada uma substância chamada de acetilcolina. Essa substância é responsável pelas contrações dos músculos. Então, quando o botox entra em contato com os neurotransmissores, ele impede que seja feita a sintetização da acetilcolina. Consequentemente, ela não é passada para os músculos. Resultado: não há contração.

Sendo assim, se não há contração, o músculo está relaxado. Esse relaxamento do músculo faz com que a pele fique mais esticadinha, sem nenhuma ruga de contração muscular. Entendeu a primeira palavra? Então, vamos para a segunda.

Todo esse processo que descrevemos, acontece em cerca de 48 horas. Entretanto, quando esse período termina, o botox causa um efeito de paralisação do músculo relaxado, para que ele se mantenha esticado. Essa segunda etapa, de paralisação, pode durar até 15 dias, quando você passa a ter o efeito completo da aplicação de botox.

E eu vou ficar paralisada para sempre?

Claro que não. Mesmo porque, o botox tem um efeito prolongado, mas não dura para sempre, né? Fica fácil entender o motivo disso, agora que já compreendemos o que ele é e como age no seu organismo.

Como dissemos, o botox impede que haja a liberação de acetilcolina pelos neurotransmissores e isso é uma ação que o corpo não entende como natural. Logo, quando a paralisação causa o seu efeito completo, o próprio organismo começa a se reorganizar.

Por isso, novos neurotransmissores – sem efeito do botox – começam a surgir daqueles que estão paralisados. Só assim ele poderá sintetizar acetilcolina de novo, já que os primeiros ainda estão sob a interferência da toxina botulínica.

Quanto tempo demora para o botox perder efeito?

Você compreendeu que o botox tem um efeito temporário, depois da explicação acima, não é mesmo? Mas, não se preocupe. Não é tão rápido quanto você está pensando, não. Além disso, os novos neurotransmissores, apesar de surgirem rapidamente quando o corpo entende que tem algo errado com a contração muscular, só vão funcionar perfeitamente após 4 meses de surgimento.

Por isso, o botox começa a perder a sua eficácia após esse período. No entanto, isso não significa que logo que você completar 4 meses de aplicação, tudo vai voltar como era antes. Realmente, as contrações voltar a acontecer normalmente, mas ainda há um tempo para que o botox deixe de agir.

Entretanto, o problema é a memória muscular. Conforme as contrações voltam a funcionar com regularidade, o músculo tende a ficar como estava antes – “enrugado”. Então, é a hora de agendar uma nova aplicação de botox.

 

Quais as utilizações do botox?

Esse princípio de relaxamento e paralisação é muito útil, não apenas na questão estética, como também em tratamentos terapêuticos. Por isso, o botox tem sido utilizado para tratar problemas crônicos, que se tornam mais aceitáveis com o uso dessa toxina.

Veja em que situações o botox pode ajudar:

  • Enxaquecas;
  • Suor excessivo;
  • Incontinência urinária;
  • Estrabismo;
  • Doenças na coluna;
  • Músculos muito tensos;
  • Bruxismo;
  • Problemas na fala (causados pelas cordas vocais, como rouquidão, por exemplo).

Esses são apenas alguns exemplos de problemas de saúde que tem sido minimizados com aplicações de toxina botulínica. Porém, é fundamental que um profissional faça a avaliação sobre o caso, para verificar se o botox é uma solução para a questão.

Entretanto, é inegável o quanto o botox é um poderoso aliado na luta contra o envelhecimento. Sendo assim, se você quer um resultado natural, sem precisar investir em cirurgias caríssimas e com alto impacto para recuperação, a toxina botulínica é a sua melhor opção.

Por que o botox é indicado para o rejuvenescimento facial?

Como você já entende o funcionamento do botox, fica fácil compreender porque ele é tão procurado para tratamentos de rejuvenescimento facial. Imagine aquele processo de relaxamento e paralisação no seu rosto, eliminando as rugas e as marcas de expressão? Funcionaria, não é mesmo?

Como é aplicado botox?

Antes da aplicação, em si, é necessário fazer uma avaliação da pele a ser cuidada. Para isso, o paciente deve procurar o consultório do profissional especializado na aplicação de botox e realizar um mapeamento do rosto.

São definidas as principais linhas que serão tratadas aí. O profissional deve respeitar um espaço mínimo para a aplicação, que é cerca de 1,5 cm de um ponto a outro. A aplicação é feita diretamente sobre a marca que deseja relaxar, com uma única agulhada.

A toxina botulínica especialmente preparada para procedimentos estéticos chega ao consultório em forma de um pó. Nele, está concentrado o efeito do botox. O profissional faz a diluição dessa toxina em soro fisiológico, respeitando a medida ideal para que se alcance o resultado esperado.

O resultado da aplicação de botox é rápido, começando a apresentar os efeitos logo nas primeiras horas após a injeção. Além disso, por ser feito rapidamente, o procedimento é quase indolor e não gera cicatrizes ou cortes que necessitem de sutura. A agulha da aplicação é fina e pequena, por isso não causa sangramentos.

A dose que será utilizada também varia de paciente a paciente. Quem deve determinar a quantidade ideal é o profissional especialista, respeitando a dosagem segura para alcançar o resultado que o seu paciente espera.

Mitos e verdades sobre a aplicação de botox

Um procedimento tão popular quanto o botox, gera dúvidas em qualquer um. Além disso, alguns mitos se tornam comuns ao discutir sobre esse assunto, que podem ocasionar em informações erradas para quem ainda não conhece o procedimento. Então, vamos acabar com isso!

Preparamos uma seleção com várias afirmações que são feitas sobre a aplicação de botox. Vamos explicar cada uma delas para você! Assim, você garante saber tudo sobre esse procedimento tão cheio de mitos e verdades.

Vamos lá!

A pessoa fica sem expressão

Começamos com a mais famosa de todas as frases a respeito do botox: a pessoa fica congelada. Bom, não é bem assim. Mesmo que a proposta da toxina botulínica seja realmente essa, de paralisar o músculo, tudo depende da qualidade do profissional que estará aplicando. Afinal, é preciso usar a dosagem correta, para que a expressão não fique congelada, como se diz.

Cremes anti-idade alcançam o mesmo resultado do botox

Na verdade, não. Apesar de que os dois são bons aliados na luta contra a pele envelhecida. Os cremes anti-idade estimulam a produção de colágeno, firmando a pele e a tornando menos flácida. Por isso, eles também são importantes na redução de rugas e manchas. Porém, o botox age de modo a paralisar o músculo. Logo, tem funcionalidades diferentes.

O botox não é instantâneo

Realmente. Apesar de aplicação apresentar resultados bem rápidos, lembre-se de quando explicamos como a toxina botulínica age por etapas. Por isso, o efeito total do botox só é alcançado de 7 a 15 dias após a aplicação. Isso não significa que você não verá resultados antes.

Aplicação de botox doi

Não doi e, caso doa durante a aplicação, comente isso com o profissional que está realizando a ação. É natural sentir um leve desconforto, afinal você estará sendo picado por pequenas agulhas. Mas a injeção é rápida e a delicadeza de quem aplica também influencia para que seja praticamente indolor. Além disso, não é incomum que se utilize um creme anestésico, que elimina o incômodo.

Botox vicia

Essa também é bastante famosa! Viciar, ele não vicia. Pelo menos, ninguém se torna um “viciado em aplicar botox”. Porém, se considerarmos como ele age no organismo (que novos neurotransmissores vão surgindo para eliminar a paralisia causada), pode ser que seja necessário aumentar um pouquinho a dose de botox, caso a pessoa já tenha feito muitas aplicações.

Botox e preenchimento são a mesma coisa

De maneira nenhuma! Inclusive, os dois tem funcionalidades diferentes. O botox, como temos falado durante todo esse conteúdo, paralisa o músculo, esticando a pele do rosto e removendo rugas e linhas de expressão. Já o preenchimento, como o próprio nome diz, tem a função de preencher sulcos no rosto, o que também pode eliminar rugas. Mas, definitivamente, não são a mesma coisa.

Aplique botox com os profissionais certos!

Mesmo que o botox tenha um resultado certeiro e satisfatório, tudo depende da qualificação do profissional que irá cuidar de você. Afinal, como vimos logo acima, quando a aplicação de toxina botulínica é feita da maneira incorreta, pode ocasionar em uma expressão artificial e paralisada.

Por isso, sempre esteja atento ao profissional que irá realizar a sua aplicação. No Rio de Janeiro, você pode contar com os serviços da Clínica Jambo. São profissionais extremamente qualificados e com muita experiência na área de tratamentos com toxina botulínica. Procure pela unidade mais próxima: Zona Norte, Bonsucesso, Olaria, Ramos e Penha.

Além disso, a Clínica Jambo trabalha em parceria com os seguintes planos de saúde:

  • Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Então, venha fazer uma avaliação para aplicação de botox!