Clareamento caseiro funciona? Clarear dentes em casa

Todo mundo é adepto daquelas receitinhas caseiras que trazem resultados, não é mesmo? Por isso, seja para a pele ou cabelos, é sempre bom quando você testa uma delas e vê que funciona. Mas, o mesmo acontece quando é nos dentes? Quer dizer, clareamento caseiro realmente dá certo?

Com pouca pesquisa, você encontra um monte de receitas na internet. Algumas com produtos totalmente naturais, outras que indicam o uso de ingredientes industrializados, a verdade é que você tem tutoriais de diversos tipos, para todos os bolsos.

No entanto, você deve ficar atento à misturinha milagrosa da internet. Afinal, nem sempre os ingredientes utilizados são seguros para o uso, principalmente sem a orientação de um profissional especialista. Então, se você quer a receita de um clareamento caseiro que não prejudique os seus dentes, acompanhe a leitura!

Vamos lá!

Por que os dentes ficam amarelos?

Nossos dentes são revestidos por uma camada de esmalte, que é o responsável por protege-los. Com o passar do tempo, esse esmalte vai se desgastando de forma natural. Por isso, é comum que os dentes deixem de ser brancos e brilhantes, e comecem a se tornar mais amarelados.

Sendo assim, o principal motivo de os dentes ficarem amarelos, é o próprio desgaste natural dos dentes. A perda do esmalte e a exposição da dentina, é um efeito normal do envelhecimento. No entanto, alguns hábitos podem potencializar esse efeito amarelado, deixando-os mais escuros.

Provavelmente, você conhece alguns:

  • Fumar;
  • Consumo de bebidas escuras;
  • Não realizar a higiene bucal corretamente;
  • Ingestão de medicamentos (principalmente, os antibióticos);
  • Predisposição genética para dentes amarelados.

O contato dos dentes com as substâncias do cigarro, costuma deixar marcas amarelas visíveis. O mesmo acontece quando há um consumo excessivo de bebidas escuras, como o café, o vinho tinto, refrigerante de cola, entre outros. Além disso, alguns tratamentos endodônticos, como o famoso “canal”, também podem gerar uma desvitalização do esmalte dental, o que interfere na coloração natural do dente.

Portanto, uma série de situações podem influenciar no amarelamento dos dentes. Sendo assim, quando isso acontece, é preciso recorrer à um clareamento dental. A limpeza com clareamento é feita por profissionais dentistas, que utilizam substâncias próprias para a retirada da coloração amarela.

Mas, você também pode testar uma receitinha caseira para clareamento dental. Então, chegamos à um ponto crucial no nosso artigo: clareamento caseiro funciona?

Clareamento caseiro dental funciona mesmo ou é mito?

Funciona em termos. É possível, sim, minimizar o amarelado dos dentes com receitas caseiras, mas você não vai alcançar aquele branco reluzente de quando faz o clareamento nas clínicas de dentista. Então, podemos dizer que dá certo, mas não espere nenhum milagre.

Afinal, produtos naturais possuem um efeito interessante em nosso organismo. Por serem livres de conservantes, nosso corpo os recebe bem, com menos chances de intoxicação ou intolerância à algum componente.

No entanto, mesmo os produtos caseiros, feitos com ingredientes naturais, precisam de atenção. Afinal, não só o clareamento dental, como outros tratamentos dermocosméticos caseiro, só apresenta resultados significativos, quando há uma constância no uso. Além disso, são as repetições que trazem o risco.

Ingredientes abrasivos, ácidos e mal conservados, podem pôr em risco a integridade do esmalte do seu dente. Por isso, é preciso ter muita atenção ao usar os clareadores dentais caseiros. O ideal, é procurar a orientação de um especialista e ver qual a sua recomendação de uso.

Qualquer pessoa pode fazer clareamento caseiro?

Ter dentes brancos é um desejo comum à muitas pessoas. Hoje, com o aumento dos tratamentos que clareiam os dentes, esse sonho se tornou mais fácil de alcançar. No entanto, mesmo quando o clareamento é realizado nos consultórios dos dentistas, ainda assim ele exige alguns cuidados antes de ser feito.

Isso porque, o clareamento profissional é feito com o uso de gel branqueador, aplicado no esmalte nos dentes e potencializado com luz ultravioleta. Logo, são utilizados produtos e recursos que só devem ser manuseados por profissionais.

Entretanto, mesmo com o acompanhamento do dentista, nem todo mundo pode realizar o clareamento dental. Pacientes que apresentam incidência de cáries, trincas nos dentes, lesões na mucosa ou doenças periodontais não devem realizar o procedimento.

Então, se até mesmo o clareamento profissional é contraindicado para alguns pacientes, o tratamento caseiro é ainda mais restritivo. Afinal, é comum que, para criar a “receitinha”, sejam usados ingredientes abrasivos e ácidos, que, por si só, comprometem a integridade do esmalte do dente. Aliado à um processo físico de esfregar o dente, esses clareadores tendem a desgastar demais a camada protetiva.

 

Como fazer um clareamento caseiro dental seguro!

Existe um tratamento para clarear os dentes em casa, que é indicado pelo próprio dentista. Ele é feito através de uma ação relacionada à limpeza no consultório, onde o paciente, em sua residência e ao realizar a assepsia dental, utiliza produtos específicos e seguros para desamarelar os dentes.

No entanto, esse procedimento caseiro só deve ser feito com acompanhamento especializado. Além disso, o custo para realizar esse tratamento pode ser um pouco alto. Por isso, muita gente abre mão do clareamento profissional e recorre à técnicas mais simples – e baratas.

Separamos uma receita de clareamento caseiro que funciona e é segura. Você vai precisar de:

  • Morangos;
  • Óleo de coco.

Para fazer o seu clareador caseiro natural e seguro, basta que você amasse os morangos até conseguir uma pasta. Coloque algumas gotas de óleo de coco e espalhe sobre os dentes, com uma escova macia. Você deve realizar esse procedimento após a escovação normal. Deixe agir por cerca de 1 minuto e enxague.

O morango possui ácido málico, que é responsável por tirar as manchas escuras dos seus dentes. Já o óleo de coco possui propriedades antibacterianas. No entanto, essa receita não te trará clareamento imediato, apenas com o uso frequente.

Por isso, se você quer clarear seus dentes com mais rapidez, o ideal é procurar uma clínica especializada. No Rio de Janeiro, você pode ir até a Clínica Jambo, presente em Bonsucesso, Olaria, Ramos, Penha e Zona Norte. Ligue e marque uma avaliação.

A Clínica Jambo atende os seguintes planos de saúde:

  • Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Então, venha clarear seus dentes de forma segura e eficaz!