DTM: Mandíbula estalando não é normal! Como corrigir?

Muita gente sofre com estalos na mandíbula. Quando acontece, pode vir acompanhada de uma dor aguda e também com a rigidez no movimento mandibular. Essa condição é conhecida como DTM ou disfunção temperomandibular e causa uma série de complicações, caso não seja tratada.

A mandíbula pode estalar em diferentes ocasiões do dia a dia, como quando você está bocejando ou mastigando alguma coisa. Entretanto, isso não deveria acontecer. Estalos na articulação mandibular exigem extrema atenção e tratamento corretivo.

Além do estalo, é comum que a disfunção temperomandibular também apresente dores diretas na articulação. Também, ela pode ser causar efeitos correlacionados, como dores de cabeça, na face, zumbido no ouvido e dificuldades para deglutir.

Então, se a sua mandíbula estala com frequência, o ideal é procurar ajuda especializada. Senão, você corre o risco de piorar ainda mais a condição do DTM. Quer saber mais? Acompanhe a leitura e veja como o DTM deve ser corrigido.

Por que a mandíbula estala?

Não existe nenhuma causa relacionada diretamente com o aparecimento do DTM. Entretanto, já está comprovado que alguns hábitos podem levar a mandíbula a estalar. Entre eles, está o bruxismo, o ato de roer unhas e, até mesmo, mascar chiclete.

Isso não significa que quem tem esses hábitos irá desenvolver o DTM, mas as chances são maiores nesses casos. Além disso, a predisposição genética também interfere no estalar da mandíbula, podendo aparecer em casos dentro da mesma família.

Podemos classificar a disfunção temporomandibular em três tipos:

  • Muscular: quando a musculatura ao redor da articulação apresenta excesso de tensão ou fraqueza;
  • Articular: quando a articulação é a diretamente afetada. Isso pode acontecer por problemas degenerativos ou traumas;
  • Mista: quando é composta por falhas musculares e da articulação.

Pacientes que apresentam disfunção temporomandibular também costumam apresentar dores de cabeça, no pescoço, ombros, ouvido e, até mesmo, na face. Sendo assim, a falta de tratamento do DTM pode gerar complicações ainda mais angustiantes.

Então, se a sua mandíbula estala, o primeiro profissional que você deve procurar é o dentista. Ele fará a avaliação se a sua condição é crônica ou se está sendo causada por algum fator externo. Essa avaliação é feita através de uma análise clínica, com exames de palpação para detectar rangidos e estampidos, quando o paciente move a articulação.

Caso o dentista identifique uma anormalidade na mandíbula, ele poderá solicitar exames de imagem para comprovar o DTM.

Quais os riscos do DTM?

Falamos sobre os sintomas relacionados com o DTM, mas muitas pessoas apresentam estalos na mandíbula e não sentem nenhuma dor quando isso acontece. Por isso, elas passam a conviver com os estalos, sem se preocupar que isso é só uma parte do problema.

Em algum momento, a dor aparecerá. Não se iluda, achando que a sua mandíbula vai continuar estalando, sem que haja uma consequência. Mesmo que, nesse momento, você não esteja sofrendo com o DTM, ainda assim é preciso trata-lo.

A correção feita pelo dentista, evita que a mandíbula continue sofrendo essa lesão constante, causada pelo atrito da articulação e pela musculatura fraca. Afinal, o próprio estalo é um sintoma, de que a mandíbula não está com o seu funcionamento habitual.

A falta de tratamento, à longo prazo, pode levar ao travamento completo da articulação temporomandibular, exigindo a correção cirúrgica. Por isso, se está estalando agora, entre em contato com o seu dentista o mais rápido possível.

DTM tem correção?

Tem. No entanto, o ideal é que, aliado ao tratamento corretivo do DTM, também seja feita a identificação daquilo que pode estar desencadeando os estalos. Por exemplo, se o rangido nos dentes estiver influenciando negativamente a articulação, é preciso corrigi-lo junto.

Por isso, os tratamentos contra a disfunção temporomandibular costumam ser feitos por vários profissionais, além do dentista. Porque, o estalo na mandíbula pode ser causado por problemas alheios à dentição em si, o que exige cuidados mais específicos.

Normalmente, o DTM é tratado com placas miorrelaxantes, que são colocadas à noite, para evitar o atrito entre os dentes e poupar a articulação. Além disso, também são indicados exercícios com fonoaudiólogo e fisioterapeuta, que irão fortalecer a musculatura da boca, mantendo a articulação mais firme e diminuindo o risco de estalos.

Quando o paciente não consegue eliminar o DTM através de tratamentos, ele ainda tem a opção da cirurgia da articulação temporomandibular. Porém, antes de solução tão radical, você deve conversar com o seu dentista, para avaliar todas as probabilidades.

Além disso, você sabia que a toxina botulínica pode te ajudar com o DTM? Pergunte ao seu dentista.

 

Mandíbula estalou? Procure um dentista!

Ao longo do artigo, citamos quais são as implicações de não realizar o tratamento corretivo do DTM. A intenção é que você não trate com naturalidade os estalos em sua mandíbula, já que eles não deveriam acontecer. Mesmo que ele não seja acompanhado de dor, ainda assim é necessário corrigir esse problema.

O dentista é o profissional indicado para avaliar o seu DTM. Também, ele será responsável por definir a melhor linha de tratamento corretivo, de modo a eliminar a situação de sua vida. Então, não espere mais. Se a sua mandíbula está estalando, procure logo um profissional.

No Rio de Janeiro você pode contar com os serviços da Clínica Jambo. Com profissionais especializados no tratamento contra o DTM, a clínica tem muita experiência no ramo. Procure uma de suas unidades, que estão localizadas nos bairros de Olaria, Ramos, Penha, Bonsucesso e Zona Norte.

A Clínica Jambo trabalha em parceria com os seguintes planos de saúde:

  • Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Entre em contato e marque a sua avaliação! Corrija o DTM!