Fio de sustentação funciona mesmo? Entenda sobre ele.

O fio de sustentação é um dos mais poderosos aliados na luta contra os efeitos do tempo. Afinal, ele atua contra a flacidez, promovendo um lifting facial, que traz resultados incríveis. Além disso, o fio de sustentação é um estimulante de colágeno, que deixa a sua pele mais firme e viçosa.

Com o passar dos anos, é normal que a pele perca sua firmeza natural e isso acontece devido à queda da produção de colágeno pelo nosso organismo. O resultado é a flacidez, como todos nós sabemos. Entretanto, quando isso acontece no nosso rosto, é ainda pior. Porque, a expressão se torna mais cansada e envelhecida.

Por isso, quando começamos a pesquisar sobre alternativas para retardar esse envelhecimento ou para diminuir as marcas de expressão causadas pela falta de firmeza da pele, chegamos aos fios de sustentação. Afinal, eles funcionam mesmo?

Vamos falar tudo sobre eles nesse artigo. Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é o fio de sustentação e por que ele faz tanto sucesso?

Os fios de sustentação são pequenos filamentos, composto de ácido polilático. Mas, não se preocupe. Esse ácido não faz mal à nossa pele. Esses fios possuem pequenas arestas, em formato de cone, por toda a sua extensão e isso tem um motivo.

Quando inseridos sob a pele, esses filamentos com cones aderem no tecido da derme. Logo, eles se fixam na pele, tracionando-a. Consequentemente, há um leve “repuxado” no tecido, que elimina marcas de expressão e reduz a flacidez. Por isso, ele promove um efeito de lifting no rosto.

Entretanto, esse não é o único benefício do fio de sustentação. Pontualmente, o resultado da aplicação dos mesmos, é imediato, pois o rosto passa a ser tracionado pelos filamentos. Mas, a vantagem vai além, dessa vez, à longo prazo.

O ácido polilático, quando em contato com a pele, consegue estimular o funcionamento dos fibroblastos. Esses últimos, são as células responsáveis pela produção de colágeno. Logo, quando eles estão em contato, a produção de colágeno aumenta, o que resulta em maior firmeza para a pele.

Sendo assim, os fios de sustentação, além de promoverem um efeito de lifting imediato, também são um tratamento para melhorar a elasticidade de seu tecido cutâneo.

Conheça os diferentes tipos de fio de sustentação

O termo “fio de sustentação”, designa todos os tipos de fios que são utilizados no tratamento com o tracionamento da pele. Sendo assim, quando falamos sobre fios de sustentação, estamos falando sobre todos os filamentos que podem ser utilizados em um lifting facial com benefícios agregados.

Dessa maneira, existem alguns tipos de fios estéticos, que podem ser usados nos tratamentos de flacidez no rosto. Alguns são mais conhecidos, outros menos e cada um apresenta suas vantagens em particular. Entretanto, todos são seguros.

Veja quais são:

  • Fio russo: o mais conhecido. O fio russo é de polipropileno, uma substância compatível com o nosso organismo, mas não absorvível. Por isso, o fio russo já não é mais tão utilizado;
  • Fio búlgaro: o fio búlgaro tem uma vantagem sobre o fio russo, que é o fato de ser absorvido após 5 anos de aplicação. No entanto, essa técnica não se popularizou tanto quanto a primeira;
  • Fio de ouro: outra técnica que se tornou obsoleta, é a do fio de sustentação de ouro. Ele é ainda menos indicado que os dois primeiros, já que é o que apresenta menos flexibilidade e chance de arrebentar;
  • Fios Silhouette: são os mais indicados e os mais utilizados atualmente. Os fios de silhouette são os que citamos, de ácido polilático. Diferente dos últimos que falamos, os fios Silhouette são absorvíveis pelo organismo. Mas, lembre-se: o seu efeito estimulador de colágeno se mantém;
  • Fios PDO: outro material sintético, biocompatível e absorvível pelo nosso organismo, é o polidioxanona, ou PDO. Os fios PDO tem a mesma eficiência dos Silhouette, mas duram menos.

 

Como é feito o procedimento?

O procedimento de inserção dos fios de sustentação é muito simples e não causa nenhum desconforto ao paciente, podendo, inclusive, ser feito nas próprias clínicas de aplicação. Além disso, não há incisões que necessitam de curativos.

Para tanto, o profissional, que pode ser o seu dentista especializado em tratamentos estéticos, faz micro incisões com uma cânula. Em cada incisão, ele insere de 4 a 8 filamentos de sustentação, variando de acordo com a flacidez no rosto e a necessidade de colocação.

Essas micro cânulas não causam ferimentos na pele. São tão pequenas, que o tecido se fecha imediatamente após a incisão. Por isso, não é um procedimento doloroso e nem exige que o paciente se afaste de suas atividades comuns.

No entanto, apesar de ser um procedimento seguro e tranquilo, ele exige cuidados posteriores. Afinal, é um tratamento estético. Portanto, após a aplicação de fios de sustentação, é natural perceber um leve inchaço nas primeiras 48 horas. Porém, basta fazer compressas de água fria.

Também, evite o sol e tratamentos dermocosméticos no rosto, enquanto o inchaço não sumir completamente.

 

Fio de sustentação vale a pena?

Vale. Se você não quiser considerar o efeito imediato de lifting, que te faz sair linda do consultório no mesmo dia da aplicação, considere os benefícios à longo prazo, que é a produção de colágeno e o aumento da elasticidade da pele.

Entretanto, para alcançar todas essas vantagens, é preciso investir. Os tratamentos de aplicação de fio de sustentação possuem um valor relativamente alto. Mas, lembre-se: é um investimento que lhe trará retornos por um bom tempo.

Além disso, as clínicas de aplicação de fios de sustentação possuem formas de pagamento facilitadas. Também, é possível combinar outros tratamentos, que te farão ficar ainda mais bonita e rejuvenescida.

No Rio de Janeiro, você pode contar com a Clínica Jambo. Temos unidades nos bairros da Olaria, Penha, Bonsucesso, Zona Norte e Ramos. Marque a sua avaliação agora mesmo!

A Clínica Jambo também trabalha com os seguintes planos de saúde:

  • Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Uma

Conheça o nosso trabalho!