Lipo facial: o procedimento que elimina a papada

Toda mulher quer um rosto harmonioso, onde os contornos façam uma exaltação da beleza natural. Entretanto, com o envelhecimento e a exposição à fatores externos, é totalmente normal que esses contornos percam a sua eficiência. Então, o que fazer quando isso acontece? Que tal uma lipo facial?

A lipo facial é um procedimento que vem ganhando bastante adeptas – e alguns homens também têm aderido. Afinal, com a grande quantidade de soluções estéticas para problemas com a pele, é normal recorrer à algum tipo de ajuda para otimizar as linhas de expressão e minimizar os efeitos do tempo.

Entretanto, o nome “lipo facial” gera algumas dúvidas. Sendo assim, preparamos esse artigo para que você entenda, definitivamente, o que significa uma lipoaspiração no rosto. Além disso, falaremos sobre as contraindicações e em quais casos ela é mais indicada.

Então, acompanhe a leitura!

O que é a lipo facial?

Lipo facial é apenas um dos nomes mais conhecidos para a prática de retirar acúmulos de gordura que se localizam em algumas partes do rosto. Também chamada de “lipo de papada” e “lipossucção da face”, esse procedimento consiste em sugar os depósitos de gordura que se concentram nas áreas do rosto.

Então, no processo, é feito uma sucção das áreas mais afetadas por esses acúmulos de gordura. Normalmente, o local que mais incomoda os homens e as mulheres, é a papada. A papada, como popularmente é conhecida, é aquela concentração de tecido adiposo que se localiza sob o queixo.

Sendo assim, essa papada – ou segmento – é retirada através da aspiração das células de gordura, gerando um afinamento dos contornos do rosto. Afinal, essa não é uma gordura que fará falta no organismo de quem a retira. Além disso, também é bastante difícil eliminá-la apenas com dietas e exercícios físicos comuns.

Entretanto, essa gordura não é invencível. Para se ver livre da malfadada papada, é preciso investir em alguns tratamentos estéticos, tal qual a lipo facial. Além disso, certos exercícios que focam na elasticidade da pele sob o queixo também podem ajudar a minimizar o efeito do acúmulo de gordura. Porém, após a instalação da papada, o ideal é procurar por auxílio especializado, caso queira eliminá-la completamente.

 

Em quais casos a lipo facial pode ser realizada? Ela é segura?

A lipo facial é um procedimento seguro, desde que seja realizado por profissionais especialistas e responsáveis. Como envolve uma espécie de cirurgia, com incisão e sucção por cânulas, é fundamental que o local a ser realizado seja competente, a fim de evitar complicações naturais de qualquer tipo de procedimento cirúrgico.

Além disso, a lipo facial só é indicada em casos de grande acúmulo de gordura sob o queixo, de modo a impactar a autoestima de quem possui a papada. Inclusive, em alguns pacientes, a papada pode gerar problemas relacionados com a respiração, pois a gordura na região da garganta tende a gerar uma pressão muscular.

Para pacientes que não apresentam tanta necessidade de realizar uma intervenção cirúrgica – e que, ainda assim, se incomodam com a papada – é possível diminuir e até mesmo eliminar esse acúmulo de gordura por meio de tratamentos estéticos direcionados, com uso de cremes e técnicas de drenagem.

Qualquer pessoa pode realizar o procedimento de lipo facial?

Na verdade, não. Como é um processo cirúrgico, é fundamental que, antes de realizar a lipo facial, o paciente apresente perfeitas condições de se submeter ao procedimento. Afinal, serão realizadas incisões com uso de anestesia. Logo, é contraindicado para pessoas que tenham problemas de saúde ou de coagulação.

Entretanto, antes de tomar qualquer decisão, o ideal é conversar com um especialista. Assim, você minimiza as dúvidas e toma as devidas providências, caso seja encaminhado e autorizado a realizar o procedimento de lipo facial.

Via de regra, a lipo facial não deve ser realizada por pessoas que:

  • Seja portador de doenças autoimunes, cardíacas e que dificultam a cicatrização (como o diabetes, por exemplo);
  • Faça uso de medicamentos anticoagulantes, ácido acetilsalicílico, corticoides e remédios para emagrecer.

Além disso, o médico deverá recomendar uma série de exames pré-operatórios, a fim de identificar a possibilidade de o paciente passar por um processo cirúrgico. Afinal, será feita uma lipoaspiração! De menor intensidade e impacto, mas, ainda assim, será uma lipoaspiração!

 

Cuidados após a lipo facial

Após a lipo facial, o paciente precisará seguir uma rígida rotina pós-operatória, com acompanhamento médico e uso de malhas de compressão. Além disso, também deverá fazer uso de medicamentos antibióticos, com o intuito de eliminar o risco de infecções.

Não é possível datar com exatidão o período de recuperação dessa cirurgia. Mesmo que o procedimento seja rápido e eficaz, ainda assim é necessário respeitar o organismo de cada paciente. Nos primeiros 30 dias após a operação, ele deverá manter uma rotina mais leve, evitando exposição ao sol e exercícios físicos.

No entanto, seguindo as orientações do especialista e cuidando da recuperação, é comum que o paciente não apresente nenhuma complicação vinda da lipo facial.

Alternativas para a lipo facial

Não se sentiu segura para realizar o procedimento cirúrgico, mas ainda quer se livrar da papada? Então, o ideal é procurar uma clínica estética competente e que realize procedimentos que minimizam os efeitos do acúmulo da gordura.

Por isso, se você está no Rio de Janeiro, nas regiões de Bonsucesso, Pena, Olaria, Ramos e Zona Norte, sua melhor opção é a Clínica Jambo. Com profissionais qualificados, equipamentos de última geração e treinamento específico para a revitalização, rejuvenescimento facial e otimização dos contornos da face, você encontrará muitas opções para se livrar da malfadada papada, que não necessitam de intervenção cirúrgica.

Além disso, a Clínica Jambo também trabalha em parceria com alguns planos de saúde. Veja se o seu está na lista:

  • Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Por isso, agende sua avaliação e veja qual a melhor opção de tratamento!