Mordida aberta: o que você precisa saber sobre ela!

Muitas pessoas sofrem com o problema da mordida aberta. Essa condição pode ser causada por uma série de fatores. Entretanto, o inegável é que a falta de resolução dessa situação, tende a gerar ainda mais complicações. Afinal, quando a mordida está desalinhada, uma pressão incorreta está sendo exercida nos ossos da face e do crânio.

Por isso, é fundamental procurar auxílio de um dentista, especialista na correção da mordida. Pois, quando o diagnóstico é feito e o tratamento iniciado, as chances de minimização e, até mesmo, eliminação do problema, são muito maiores.

No entanto, muitas pessoas possuem a mordida aberta e não tem noção do impacto que isso pode gerar em sua saúde. Portanto, é interessante compreender mais sobre essa condição, a fim de orientar a procura pelo tratamento correto.

Por isso, preparamos esse artigo com diversas informações sobre mordida aberta. Sendo assim, falaremos sobre o que significa, quais são os principais problemas causados pela condição e, principalmente, o que fazer se você apresentar o desalinhamento mandibular.

Acompanhe a leitura!

O que significa ter a mordida aberta?

Pelo próprio nome, já conseguimos ter uma ideia do que significa a condição, não é mesmo? Mordida aberta é o nome dado à má-oclusão dos dentes. De um modo mais simples: a boca não consegue ficar completamente fechada, devido à um desalinhamento da arcada dentária, que pode ser ocasionado por diversos fatores.

Sendo assim, podemos definir que a mordida aberta é a incapacidade de encaixe perfeito entre a mandíbula e a maxila. Naturalmente, os ossos da face se desenvolvem de modo que esse encaixe seja total. No entanto, nem sempre esse alinhamento é alcançado sem a ajuda de aparelhos ortodônticos.

Além disso, a mordida aberta não se relaciona exclusivamente com a abertura frontal dos dentes. Afinal, quando pensamos na mordida, em si, estamos nos referindo à totalidade da boca, que deverá encaixar a mandíbula e a maxila. Logo, a mordida aberta pode ser feita apenas de um lado ou de outro, bem como apenas na frente. São os tipos de mordida aberta. Entenda melhor.

Tipos de mordida aberta

Sempre que há uma ausência de contato entre os dentes, é considerado que a mordida do paciente está aberta. Entretanto, a área onde há essa dificuldade de oclusão, gera nomenclaturas específicas sobre a abertura da mordida. Veja só:

  • Anterior: a mordida aberta anterior se configura quando não há contato entre os dentes da frente. Logo, a visualização é de um espaço entre as linhas dentais;
  • Posterior: compreendendo a definição anterior, fica mais fácil entender que a mordida aberta posterior é aquela onde não há contato entre os dentes do fundo da boca. Esse tipo de mordida aberta pode se dar apenas de um lado (mordida aberta unilateral) ou dos dois lados (mordida aberta bilateral);
  • Lateral: diferente do caso anterior, a falta de contato entre os dentes não se dá nos dentes do fundo, mas sim na área lateral. Efetivamente, na região dos pré-molares.

No entanto, é interessante informar que, além dessas formas já citadas, é possível que a mordida se torne aberta por uma desarmonia específica dos ossos da face, que impede que os dentes se alinhem perfeitamente. É o que chamamos de mordida aberta esquelética.

 

Problemas causados pela mordida aberta

Via de regra, o nosso corpo deve estar em perfeita harmonia, para que todas as suas funções sejam realizadas com eficiência. Logo, isso também se refere à capacidade de mordida. Quando os dentes não conseguem se alinhar, gerando um espaço entre a mandíbula e a maxila, automaticamente não haverá a mesma eficiência em condições que envolvem o rosto e as vias aéreas.

Sendo assim, a mordida aberta pode causar problemas graves de respiração, fonética e, até mesmo, interferir na capacidade de mastigação do paciente que apresenta a condição de desalinhamento. Por isso, é fundamental procurar ajuda profissional, a fim de resolver o problema da mordida aberta, antes que se torne algo mais complexo.

Um último ponto que precisamos considerar – e que afeta extraordinariamente quem tem problemas com a mordida – é a estética. Pois, visualmente falando, os dentes abertos, com a incapacidade de fechar a boca completamente, incomoda os portadores da oclusão.

O que causa a mordida aberta?

Então, pelo que já foi falado, você deve ter compreendido que a causa da mordida aberta está diretamente relacionada com a formação dos ossos da face. Consequentemente, com a influência que eles causam no alinhamento da mordida, certo?

No entanto, essa é apenas uma das explicações, que justificam a abertura dos dentes e a ineficiência em ocluir a mordida completamente. Afinal, é o que chamamos de mordida aberta esquelética. Nesse caso, apenas a intervenção cirúrgica pode solucionar, precisando de um trabalho conjunto entre ortodontistas e médicos buco-maxilo-faciais.

Porém, como dito, esse é apenas um dos fatores. Pois, na grande maioria dos casos, a mordida aberta é apenas um reflexo de ações chamadas de “parafuncionais”. As ações parafuncionais podem ser entendidas como atividades feitas de modo inconsciente, onde a pessoa não tem completa noção do que está fazendo. Parece estranho?

Quantas pessoas você conhece que tem o hábito de morder a ponta da caneta? Ou, quantas crianças você já viu chupando o dedo? Essas duas situações, são exemplos de ações parafuncionais. São hábitos que, quando incluídos na rotina, se tornam naturais a ponto de passarem despercebidos.

No entanto, a recorrência desses hábitos pode ocasionar um desalinhamento dos dentes. Em casos mais graves, até uma modificação da estrutura óssea da face. Sendo assim, a mordida aberta pode ser um reflexo dessas ações parafuncionais. Portanto, necessita de tratamento para a correção.

Quais os principais sintomas causados pela mordida aberta

Como estamos nos referindo à região da cabeça, é natural que a falta de alinhamento da mordida gere impactos que vão além da oclusão e da condição estética que se impõe. Sendo assim, problemas muito maiores e mais graves podem se tornar correlatos da condição de mordida aberta. Consequentemente, exigindo tratamentos que vão além da simples correção da mordida.

É comum que pacientes que apresentam oclusão na mordida também apresentem:

  • Dor de cabeça constante;
  • Zumbido no ouvido, gerado pela pressão incorreta da mandíbula;
  • Estampidos e rangidos na articulação temporomandibular (ATM), inclusive apresentando rigidez e estalos doloridos;
  • Problemas com a mastigação, engasgos (deglutição dada de forma incorreta ou por ineficiência em triturar os alimentos durante a mastigação);
  • Respiração bucal, gerada pela entrada incorreta de ar nas vias aéreas;
  • Problemas fonéticos (como língua presa, excesso de saliva, entre outras condições).

Então, como já dissemos anteriormente, o ideal é corrigir o problema com a mordida antes que ele se torne ainda mais complexo. Pois, pelo que terminamos de observar, as chances de um problema se correlacionar à oclusão é grande, o que exigiria uma atuação ainda mais intensiva, no intuito de recuperar a mordida aberta.

 

É possível corrigir a mordida aberta?

Sim, é totalmente possível corrigi-la. No entanto, é importante informar que os tratamentos para a correção da mordida aberta não são, em si, simples. Além disso, exigem um tempo para a remodelação do alinhamento correto face.

Como já explicamos, a maioria das causas da mordida aberta são as ações parafuncionais. Quando identificadas cedo, é possível impedir a abertura da mordida apenas se policiando para não reincidir no hábito nocivo. Logo, evitar realizar as ações que possam comprometer o alinhamento dos dentes.

Entretanto, apenas quando a mordida já está comprometida é que são inseridos os controles de danos. Sendo assim, é necessário recorrer às alternativas ortodônticas. Porém, é preciso revalidar sobre as condições que se relacionam à mordida aberta. Elas também precisam de tratamentos especiais, a serem executados por profissionais da área.

Por isso, evite os hábitos que possam interferir no alinhamento dos seus dentes. Mas, se a situação já estiver instalada, o ideal é procurar a ajuda de um dentista. Ele irá identificar a gravidade do problema e indicar qual a melhor linha de tratamento a ser seguida.

 

Tratamentos para mordida aberta

Vamos reforçar que o principal meio de evitar a mordida aberta, é se policiando para minimizar as ações parafuncionais. Assim, isso vale para aquele amigo que tem o hábito de morder a caneta e para a criança que chupa o dedo. Então, se você ver algo desse tipo, lembre-se de avisar, para que a pessoa consiga evitar a condição mais complexa.

Porém, como já foi dito, após instalada, ainda é possível reverter a mordida oclusa. Veja quais as principais opções de tratamento e como cada um deles age na situação problema.

Uso de aparelhos ortodônticos

Os aparelhos ortodônticos funcionam na reparação do alinhamento. Eles podem ser usados de maneira fixa ou removível, de acordo com a gravidade da situação. No entanto, o uso de aparelhos só é eficiente quando a mordida aberta está sendo causada apenas pela irregularidade na linha dos dentes.

Sendo assim, é possível que, mesmo com o uso constante do aparelho ortodôntico, o dentista ainda indique algum outro tipo de tratamento relacionado. Nesses casos, geralmente se usam aparelhos combinados. Por exemplo, se a mordida aberta for oclusa a ponto de alterar o palato, é normal que os aparelhos apresentem a funcionalidade de grade, para “fechar” esse espaço.

O mesmo vale para situações onde há comprometimento da fala, da deglutição e nos casos de estalos na articulação. Entretanto, cada situação exige uma análise isolada, de modo a encontrar o melhor tratamento possível.

Uso de placas de mordida

As placas de mordida são mais voltadas para os jovens, que ainda estão desenvolvendo a estrutura óssea da face. São feitas de material acrílico e servem para posicionar os dentes de modo correto. Assim, eles são direcionados para o posicionamento ideal.

Intervenção cirúrgica

Como já citamos, em alguns casos, os tratamentos convencionais não surtem mais o efeito desejado. Entretanto, é possível corrigir definitivamente o problema da mordida aberta através de intervenção cirúrgica. Essa cirurgia é chamada de ortognática e tem a função de adequar o alinhamento dos ossos, através da recolocação forçada.

Porém, a cirurgia ortognática só é considerada quando os tratamentos com aparelhos ortodônticos não são suficientes. Ou, em caso de mordida aberta esquelética, que é a causada pela desarmonia dos ossos da face. Sendo assim, é preciso interferir de modo mais incisivo, para diminuir os efeitos relacionados.

Qual é o melhor tratamento para a mordida aberta?

Essa é uma questão impossível de ser respondida. Afinal, cada paciente apresenta a sua singularidade e, consequentemente, o tratamento ideal precisa ser analisado e incorporado em sua rotina. Sendo assim, não há uma receita mágica para resolver a situação da mordida aberta. Apenas indo ao dentista, você conseguirá encontrar a solução para a oclusão dos seus dentes.

Quanto custa o tratamento para a mordida aberta?

Essa também é outra questão impossível de ser respondida, sem que se faça uma avaliação completa da condição do paciente. No entanto, as clínicas odontológicas trabalham em parceria com planos de saúde. Por isso, é possível encontrar tratamentos com preços bastante acessíveis.

Devo procurar um dentista?

Se você apresenta problemas com a mordida, não espere até que a situação esteja mais grave. Procure a ajuda de um profissional da odontologia, pois ele saberá como interferir positivamente na sua condição, melhorando, inclusive, a sua autoestima.

Por isso, se você está no Rio de Janeiro, região da Penha, Olaria, Bonsucesso, Ramos ou Zona Norte, a indicação é a Clínica Jambo. Com profissionais especialistas na ortodontia e com técnicas apuradas, você terá acesso aos melhores tratamentos para corrigir a sua mordida aberta.

Entre em contato com a Clínica Jambo e verifique as parcerias com os planos de saúde.

  • Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Então, marque já a sua avaliação!