Depilação com cera: saiba tudo sobre esse método!

A depilação com cera é um procedimento estético bastante conhecido por homens e mulheres. Afinal, não é todo mundo que se sente à vontade, quando os indesejados pelinhos estão “adornando” o corpo, não é mesmo?

Por isso, recorrer à técnica de depilação com cera é uma boa opção. Entretanto, tem quem não seja totalmente adepto à prática, justamente por não ser a alternativa menos dolorosa que existe. Com isso, ainda tem quem prefira usar o bom e velho aparelho de barbear.

Além disso, também existem outras modalidades de depilação, como as feitas à laser, que apresentam resultados mais duradouros. Porém, o alto custo de manutenção e a impossibilidade de utilização por motivos relacionados à sensibilidade da pele, ainda mantém esse método como o segundo colocado no rol da procura por depilação.

Sendo assim, a depilação com cera continua sendo a opção mais viável para quem não quer se render às lâminas. Então, vamos saber um pouco mais sobre o procedimento? Ela realmente é tão dolorida quanto falam? Os resultados são vantajosos?

Acompanhe a leitura!

Quais os tipos de depilação?

Já citamos alguns tipos de depilação na introdução do artigo, mas existem muitos outros. Alguns mais conhecidos, outros menos, alguns com mais adeptos, outros, nem tanto. No entanto, o que vale frisar, é que a grande quantidade de métodos desenvolvidos para a eliminação dos pêlos, deixa claro que a maioria das pessoas realmente não se adaptam a eles.

Então, as respostas para isso também são tão variadas, quanto a quantidade de procedimentos. Afinal, tem quem não gosta dos pelinhos por uma questão estética, outros que atribuem à uma questão de higiene. Entretanto, o que leva as pessoas a procurar pela depilação, é o interesse em ter uma pele completamente livre de pêlos.

Sendo assim, é possível eliminá-los através dos seguintes métodos:

  • Lâmina;
  • Aparelhos de barbear elétricos;
  • Cremes depilatórios;
  • Linha;
  • Laser;
  • Fotodepilação;
  • Cera quente e fria.

Sendo assim, alguns desses métodos são de simples utilização, como o creme depilatório, que pode ser aplicado no banho e não exige uma técnica profissional. Entretanto, outros, como a depilação com linha, tem uma técnica mais elaborada. Portanto, exige o conhecimento de especialistas.

Por isso, hoje, falaremos especificamente sobre a técnica da depilação com cera.

 

Por que usar a cera ao invés de outros métodos?

São tantos os métodos existentes para se depilar… Então, por que escolher, especificamente, a depilação com cera? Afinal, ela tem algumas desvantagens no processo, onde a dor é o principal motivo para não se adaptar imediatamente. Sim, há algumas desvantagens. Entretanto, a depilação com cera é o método com mais vantagens e benefícios. Veja só:

A depilação com cera dura um bom tempo

A principal vantagem da depilação com cera, é o tempo que os pêlos demoram para voltar a crescer. Por isso, mesmo que não seja o método mais eficiente na eliminação total dos folículos, ainda assim a depilação com cera apresenta bons resultados na diminuição da quantidade de pêlos e no retardamento do crescimento dos mesmos. Além disso, pessoas que se depilam apenas com a cera, percebem que a quantidade de pêlos diminui consideravelmente com o tempo.

O custo da depilação com cera é bastante vantajoso

Apesar de haver métodos mais baratos – como as lâminas, por exemplo – o preço de uma depilação com cera é bastante razoável. Além disso, como o crescimento dos pêlos é mais lento, acaba se formando uma relação interessante de custo-benefício.

Há uma grande quantidade de ceras disponíveis no mercado

Um dos motivos para as pessoas ficarem receosas sobre a depilação com cera, é a preocupação com reações alérgicas. Esse é um mito que fazemos questão de corrigir. Afinal, mesmo que a sensibilidade da pele seja diferente em cada pessoa, também existem muitos tipos de cera. Inclusive, que são antialérgicas e voltadas, especificamente, para peles sensíveis. Atualmente, muitas empresas estão investindo em ceras com produtos naturais, que, além de eliminar os pêlos, também hidratam a pele.

É rápido

Outra vantagem inegável: em menos de 30 minutos, você já está livre de pêlos. Afinal, a depilação com cera exige que o procedimento seja rápido, para diminuir a incidência de dor. Aliás, falaremos especificamente sobre essa questão logo abaixo.

Depilação com cera é tão dolorida quando dizem?

Seria mentira se disséssemos que a depilação com cera não doi. Afinal, o processo consiste em puxar os pêlos de dentro da pele. Logo, é natural que haja desconforto no ato. Entretanto, esse temor que ronda o procedimento é bastante valorizado, já que, na prática, a dor pode ser minimizada de algumas maneiras.

A primeira delas, envolve a técnica de quem está executando a depilação. O processo de puxar os pêlos é rápido. Logo, quanto mais experiência a depiladora tiver, menos tempo a depilação irá durar. Efetivamente, menos dor estará envolvida na ação.

Também, precisamos considerar a qualidade da cera que está sendo utilizada. Atualmente, há produtos com anestésicos, que atuam minimizando o desconforto do puxão. Não podemos invalidar a sensibilidade de cada um, mas há formas bastante simples de reduzir ou eliminar completamente a dor da depilação.

Por último, vale reforçar a relação custo-benefício. A depilação com cera induz o crescimento mais lento dos pêlos. Logo, não é algo que você terá que enfrentar diariamente. Sendo assim, procure por profissionais experientes e solicite mais informações sobre os produtos e métodos que serão utilizados.

 

Como fazer a sua depilação com cera durar mais?

A depilação com cera, em si, reduz o número de pêlos, se for constantemente aplicada. Isso porque, a eliminação do pêlo diretamente de sua raiz, o enfraquece, diminuindo a espessura e os tornando mais finos, até que eles vão deixando de crescer.

Entretanto, há algumas dicas que você pode utilizar, para fazer com que os efeitos da depilação com cera durem mais. São eles:

  • Esfolie a pele antes da depilação: isso fará que os pêlos sejam completamente extraídos no momento da depilação. Além disso, a esfoliação também elimina células mortas da pele, o que diminui a incidência de pêlos encravados;
  • Aplique hidratantes e cremes calmantes na área depilada: com menos irritação no local, os pêlos não insistirão em encravar. Também, diminui as bolinhas vermelhas que podem vir a se formar;
  • Evite usar a lâmina: se os pelinhos tiverem crescido um pouco, mas ainda não está no momento de se depilar, dê preferência ao uso da pinça. Se forem poucos, o resultado será efetivo. Já se forem muitos, é melhor dar uma passadinha na clínica de depilação.

Então, se você está no Rio de Janeiro, a solução é simples: Clínica Jambo. Atendendo nas regiões de Zona Norte, Bonsucesso, Olaria, Ramos e Penha, você terá acesso aos melhores produtos e profissionais qualificados. Faça um agendamento e discuta algumas opções para se livrar dos seus pêlos sem sofrimento!