Já fez sua limpeza de dente? Não deixe para depois!

Manter os dentes limpos vai muito além de uma questão estética. É por isso que a limpeza de dente deve ser realizada periodicamente, pois ela pode prevenir uma série de doenças e complicações, que surgem a partir de uma profilaxia dental bem feita.

Muita gente não se preocupa com a saúde dental, principalmente quando a aparência dos dentes está em ordem. Entretanto, os dentes precisam de atenção especial, justamente porque a boca pode ser um caminho para infecções que vão além da dentição, em si.

Por isso, se você está adiando a consulta ao dentista, justificando falta de tempo ou de necessidade, está na hora de rever seus conceitos. Sendo assim, preparamos esse artigo para você compreender, definitivamente, a importância da limpeza de dente.

Acompanhe a leitura!

Como é feita a limpeza de dente?

Placa bacteriana, tártaro, gengivite… Provavelmente você já ouviu falar esses termos relacionados à odontologia. No entanto, nem sempre pensamos que eles podem estar relacionados à nós e aos nossos hábitos de limpeza dentária. Por isso, tal qual outras especialidades, cuidar da saúde bucal em casa é fundamental. Entretanto, limpezas mais profundas são feitas apenas com profissionais.

Sendo assim, recorrer à um dentista para realizar uma boa limpeza de dente é algo que deve estar constantemente anotado em nossa agenda de compromissos. A limpeza de dente profissional, consiste em remover o tártaro e a placa bacteriana que pode estar presente na dentição.

O uso de fio dental e uma boa escovação pode reduzir a formação da placa. No entanto, quando a rotina de cuidado não é feita de forma adequada, ela tende a se agravar. A aderência de tártaro, por exemplo, impede que a limpeza correta seja aplicada. Logo, se torna uma reação em cadeia: quanto mais aderido o tártaro, maior a chance de complicações nos dentes.

Portanto, a limpeza de dente profissional é indicada. Afinal, o dentista utiliza aparelhagens com ultrassom, produzindo vibrações que desfragmentam o tártaro. Assim, ele se solta do dente e deixa de interferir em outras áreas, como a gengiva. Quando a destartarização é feita, através de procedimentos específicos, se recupera a saúde dental.

Além disso, também precisamos considerar a questão estética. O acúmulo de sujeira nos dentes tende a deixa-los mais opacos ou amarelados. Logo, quando a limpeza de dente é feita, é possível notar uma mudança bastante significativa na aparência dos dentes, além de diminuir consideravelmente os efeitos das bactérias, eliminando, por exemplo, o mau hálito.

Por que você deve realizar a limpeza de dente periodicamente?

O acúmulo de sujeira nos dentes abre espaço para o agravamento de problemas bucais, como a gengivite e a cárie. Entretanto, em casos extremos, onde a saúde dental se compromete, uma série de infecções podem acometer o paciente. Inclusive, a falta de profilaxia dentária pode levar à perda dos dentes.

Sendo assim, cuidar da limpeza de dente significa cuidar da saúde, como um todo. A periodicidade do tratamento pode variar, dependendo da necessidade de cuidado a ser aplicado. Além disso, fatores externos podem contribuir para o acúmulo de placa bacteriana, como o uso de determinados medicamentos, o que justifica um tratamento mais incisivo.

Via de regra, a limpeza de dente deve ser realizada a cada seis meses, por um dentista qualificado. Um mito que ronda o procedimento – e que é uma das maiores causas do afastamento de pacientes dos consultórios dentários – é que a limpeza de dente doi. No entanto, não é bem assim.

Veja bem, quando o tártaro se acumula demais sobre os dentes, é necessário intervir com os aparelhos de ultrassom ou, em alguns casos, recorrer à raspagem. Isso faz com que muita gente acredite que o procedimento é doloroso, mas não precisa se preocupar. Afinal, antes de iniciar a limpeza de dente, o dentista avalia qual o grau de interferência que deverá fazer. Inclusive, ele pode realizar o procedimento com o auxílio de anestesias locais, caso seja necessário.

O que a limpeza de dente previne?

Essencialmente, a limpeza de dente previne o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que tendem a se tornar problemas mais graves, caso não seja eliminada. Entretanto, podemos determinar que a profilaxia bucal busca alcançar mais benefícios, que vão além do tratamento pontual.

Entenda melhor:

• A limpeza de dente previne o aparecimento de cáries: as cáries são um desdobramento da falta de cuidado com os dentes. Logo, quando as limpezas são feitas periodicamente, o dentista consegue visualizar uma possível incidência de cárie e trata-la, antes mesmo que evolua para algo mais complexo e que necessite de intervenção mais efetiva;
  • A limpeza de dente impede o desenvolvimento de doenças bucais: seguindo pela mesma linha de raciocínio, quando há visitas periódicas ao dentista, a chance do desenvolvimento de doenças mais graves, como a gengivite e a periodontite. Afinal, o dentista estará avaliando seus dentes com atenção, podendo corrigir esses problemas antes que se tornem perigosos;
  • A limpeza de dente auxilia na limpeza da boca: já falamos sobre isso rapidamente, mas vale reforçar. Sujeira incrustada nos dentes pode afetar a estética dos mesmos. Além disso, pode causar halitose – o famigerado mau hálito.

Dicas para a manutenção de sua limpeza

A principal dica sobre a limpeza de dente, é que você respeite o prazo determinado pelo seu dentista. Não abra mão das consultas regulares, pois, como já foi dito, uma simples limpeza pode eliminar o risco de problemas mais graves, como a perda dos dentes.

Se você deseja consultar um dentista, para uma avaliação e limpeza de dente completa, procure profissionais qualificados e que podem te auxiliar no tratamento. Caso esteja no Rio de Janeiro, entre em contato com a Clínica Jambo. Os atendimentos se estendem para a Zona Norte, Bonsucesso, Olaria, Ramos e Penha.

Além disso, a Clínica Jambo também trabalha em parceria com alguns planos de saúde. Veja quais são:

• Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Marque a sua avaliação e cuide da saúde de seus dentes!