Gengivite: causas, sintomas e soluções para a inflamação da gengiva

Gengivite: causas, sintomas e soluções para a inflamação da gengiva

Muitos pacientes relatam um sangramento inexplicável na gengiva, muitas vezes acompanhadas de mau cheiro e gengiva inchada. Logo em seguida, explico que esses sintomas são de uma doença chamada gengivite, que é um dos  problemas bucais mais frequentes na população. Essa doença é denominada por uma inflamação na gengiva, muita gente que possui gengivite se pergunta quais são as causas que levam à essa inflamação e o que podemos fazer para evitar e solucionar esse problema.

A principal causadora da gengivite é a placa bacteriana, que é composta por uma camada de bactéria, acumulo de sujeira e de restos de alimentos. Ou seja, em outras palavras, a gengivite é causada pela má higienização. Principalmente pela falta de fio dental, pois o alimento se acumula embaixo da gengiva onde a escova não consegue alcançar. Esse alimento acaba “apodrecendo” nessa região e dessa forma causa uma inflamação no local, gerando os sintomas de qualquer inflamação, vermelhidão, sangramento, edema entre outros.

Então, tome cuidado, se você apresentar ou visualizar qualquer desses sintomas, procure logo o seu dentista para ele orienta-lo como fazer uma higienização mais eficiente, pois a gengivite ainda é o primeiro estágio de inflamação da gengiva. E se não for tratada corretamente, a gengivite pode evoluir e se transformar numa periodontite, onde esse segundo estágio da doença faz com que ocorro perda óssea, logo a sustentação do seu dente, estará comprometida, trazendo prejuízos muito maiores para a saúde bucal do paciente.

Existem alguns sintomas que podem ser facilmente detectados e que são sinais claros de gengivite. Entre eles:

– Gengiva vermelha em tons mais escuros

– Aumento da sensibilidade na gengiva

– Gengiva que se separa dos dentes

– Sangramento

– Retração ou recuo da gengiva

– Mau hálito ou gosto ruim na boca

Na maioria dos casos, a gengivite pode ser solucionada com a limpeza correta dos dentes e da gengiva, feita com escova de dentes e fio dental. No entanto, se o paciente não eliminar a placa no seu estágio inicial, a mesma pode endurecer e se tornar tártaro.

A única forma de eliminar o tártaro é por meio de uma limpeza profissional, aonde o dentista fará uma raspagem para retirar a placa endurecida e assim deixar seus dentes limpos e evitar a gengivite.

Ainda tem alguma dúvida?

Então deixe seu comentário, que lhe responderemos com o maior prazer!! =D