Cuidados com a pele no inverno e clínica especializada no Rio de Janeiro

Os cuidados com a pele durante o inverno são um pouco mais cautelosos, principalmente, para aqueles que já possuem a pele mais seca naturalmente. Pensando nisso, no presente artigo, falaremos um pouco mais sobre como a rotina de cuidados deve ser realizada no inverno e a clínica especializada no Rio de Janeiro que pode auxiliar nos tratamentos e produtos ideais pra uso diário. Acompanhe a seguir!

Mulher Fazendo Cuidados Faciais

No inverno, com a umidade baixa e as temperaturas mais frias, a transpiração corporal é diminuída. Tais fatores fazem com que a pele de todas as pessoas fique mais seca, principalmente, aquelas que já possuem a pele mais ressecada naturalmente. Além dos fatores climáticos, neste período do ano, costuma-se tomar banhos mais quentes, provocando a remoção de oleosidade natural intensamente e, consequentemente, reduzindo o manto lipídico responsável pela retenção da umidade da pele.

Não somente a pele do rosto, mas toda a pele corporal está sujeita a se ressecarem durante o inverno. O clima seco e frio pode causar aspecto esbranquiçado, indicando a desnaturação de proteínas. Para evitar essas consequências, é importante que a rotina de cuidados seja uma prioridade, dando foco às hidratações profundas e, claro, ter uma boa alimentação, rica em antioxidantes e vitaminas que trazem inúmeras vantagens a longo prazo.

Alimentação saudável no inverno

Ao longo de dias frios e secos, o aconselhável é se alimentar de forma saudável e equilibrado. Sendo assim, comer hortaliças, legumes e frutas é recomendado, já que são alimentos ricos em minerais e vitaminas que conseguem neutralizar os radicais livres, podendo prevenir o envelhecimento da pele.

Frutas ricas em vitamina C, como laranja, morango, cereja, mexerica, limão e outras são exemplos de alimentos para o inverno, além dos vegetais como repolho, brócolis e cenoura. A soja pode ser mencionada como um alimento a ser adicionada na dieta saudável, pois ela é rica em isoflavonas que preserva a pele do ressecamento e melhora sua elasticidade.

Acrescente nas refeições amêndoas, castanhas e nozes, pois são fontes de selênio, vitamina E, antioxidantes, sendo aliados fundamentais para que a pele se mantenha bonita e saudável. Um erro muito comum é que, no inverno, as pessoas reduzem a quantidade de ingestão de líquidos.

Continuar bebendo a mesma quantidade ideal de água mesmo no inverno é de extrema importância para que a pele fique hidratada, juntamente com todo o organismo que pode ficar debilitado por conta do clima mais frio. O corpo hidratado irá apresentar uma pele elástica e macia. Àqueles que possuem dificuldade em beber água nessa estação, deve ingerir chás de frutas ou claros, para tal, o ideal é dividir a quantidade indicada, 2 litros, entre água e chás diversos para que o consumo fique mais prazeroso e fácil.

Procedimentos dermatológicos durante o inverno

O inverno é uma das épocas mais ideais para que determinados procedimentos dermatológicos sejam realizados, isso pelo fato de que tais tratamentos podem exigir que o paciente evite a exposição solar, incluindo tratamentos a laser, peelings, dentre outros. Procedimentos de depilação a laser, em diferentes partes do corpo, também são bastante indicadas a serem feitas nessa estação.

Doenças de inverno

No inverno, algumas doenças podem surgir em decorrência do ressecamento da pele. Dentre as mais comuns, pode-se mencionar a dermatite atópica, a dermatite seborreica, a ictiose e a psoríase.

  • Dermatite atópica

Esse tipo de mal pode vir acompanhada de rinite alérgica e asma. Um dos principais sintomas é a coceira que pode se manifestar antes das lesões cutâneas, atingindo a face, tronco e alguns outros membros.

Quando crianças apresentam esse quadro, podem ter lesões vermelhas que escamam. Já em adolescentes e adultos as lesões se manifestam, na maioria das vezes, em locais em que há dobras de pele, por exemplo, a região posterior do joelho, dobras do braço e pescoço. A pele desses locais acometidos pela dermatite atópica ficam mais grossas e escurecidas;

  • Dermatite seborreica

Acontece, majoritariamente, em regiões que possuem pelos, por exemplo, rosto e couro cabeludo. É caracterizada por uma descamação da pele ocasionada pela desregulação sebácea do local. A ocorrência mais frequente é caracterizada por intensa produção de oleosidade, coceira e descamação.

A descamação pode fazer com que surjam capas, podendo ser desde as mais finas até grandes crostas do couro cabeludo. A coceira, por sua vez, pode ser bastante intensa, sendo um sintoma frequente na região e podendo estar presente em intensidade reduzida em outros locais do corpo.

  • Ictiose

Aparece, normalmente, no primeiro ano de vida após o nascimento. Podendo aparecer somente descamação fina ou intensa ou ressecamento. Ainda que não seja tão atingida, a doença pode aparecer no rosto e no couro cabeludo. Com o passar dos anos, a Ictiose tende a retroceder ou a minimizar os sintomas.

  • Psoríase

A Psoríase é uma doença dermatológica, relativamente, comum. Sendo crônica e não contagiosa é desencadeada, em sua maioria, pelos fenômenos emocionais, predisposição genética e frio. No entanto, a causa permanente ainda é desconhecida para os estudiosos. A doença forma escamas de ressecamento e coceira.

Cuidados com a pele no inverno

No inverno, os cuidados com a pele exigem maior dedicação, principalmente, por ser um período que pode ser propício para o surgimento de diferentes doenças. Por isso, as pessoas precisam:

– Ingerir, pelo menos, 2 litros de água por dia;

– Evitar banhos muito quentes e demorados;

– Não se ensaboar demais e não utilizar buchas, pois esses fatores contribuem para a modificação da composição do manto hidrolipídico, sendo ele, um hidratante natural do organismo que protege a pele;

– Usar protetor solar todos os dias;

– Hidratantes específicos para os lábios, já que no inverno eles costumam ressecar bastante;

– Usar hidratantes logo após os banhos;

– Pessoas com peles acneicas ou oleosas devem evitar o uso de hidratantes comuns, dando preferência aos oil free nas áreas oleosas, por exemplo, tórax e rosto;

– Visitar um profissional especializado para fazer a indicação dos melhores produtos para cada caso.

Clínica especializada para cuidados no Rio de Janeiro

Como mencionado anteriormente, somente um profissional qualificado e especializado consegue fazer a indicação de produtos para uso diário de cada pessoa, considerando suas especificidades e demandas. Além disso, a visita periódica de um profissional que guie os pacientes nos cuidados com a pele é de extrema importância, até mesmo para verificar a possibilidade do surgimento de doenças e fazer tratamentos preventivos ou tratá-la após seu surgimento.

Pensando na cidade do Rio de Janeiro, faz-se oportuno mencionar a Jambo Odontologia e Estética, clínica de referência, qualidade e com uma equipe de 15 profissionais altamente qualificados e especializados para o que se propõem a realizar. O local possui muitos diferenciais e, consequentemente, se destaca frente ao seu público.

Por isso, para a realização de tratamentos e procedimentos ao longo do inverno, até mesmo para acompanhar os cuidados diários, conte com a Jambo e tenha uma excelente experiência com seus incríveis profissionais.

Não perca tempo, agende sua consulta na Jambo agora mesmo!