Curiosidades sobre o melasma e onde tratá-lo na região de Ramos (RJ)

O melasma é caracterizado pelo surgimento de manchas escuras na pele, sendo mais comum no rosto, porém há a possibilidade de surgir em locais extrafaciais, como no pescoço, nos braços e no colo. As mulheres são as mais acometidas por essa condição e, devido ao incômodo, é comum que o seu tratamento seja bastante procurado.

Pensando nisso, no presente artigo, falaremos um pouco mais sobre o melasma e onde realizar o seu tratamento na região de Ramos, na cidade do Rio de Janeiro.

problema de pele, closeup pele rosto mulheres asiáticas com mancha melasma. - melasma - fotografias e filmes do acervo

Afinal, o que é o melasma?

De forma resumida, o melasma é uma disfunção ocasionada na pigmentação da pele por conta da concentração de melanina, sendo o pigmento que atribui a cor de cada pessoa. Para entender melhor esta condição da pele, é preciso fazer a divisão em três categorias, sendo elas:

– Epidérmica (Afeta a camada mais superficial da pele);

– Dérmica (Manchas na derme superficial e profunda);

– Forma mista (Surgimento de marcas na derme e na epiderme).

O diagnóstico com relação ao tipo de melasma é essencial para que o tratamento seja direcionado e eficaz com base na condição específica de cada paciente. Vale mencionar também que essa disfunção de pigmentação é mais frequente em mulheres entre 25 e 40 anos e somente 10% dos casos ocorrem em homens.

Pessoas de pele negra e morena, além dos latinos e asiáticos, são os que mais possuem predisposição para o surgimento de tal desconforto.

Como o melasma é diagnosticado?

O recomendado é que, logo aos primeiros surgimentos de manchas, o paciente procure um profissional qualificado para realizar o seu diagnóstico. Para tal, será checado a frequência que a pessoa se expõe ao sol, se realiza tratamentos hormonais, incluindo o uso de contraceptivos, seu histórico familiar e possível gravidez.

Além destes fatores, o profissional observará se o paciente possui ferida no local ou relata coceiras, já que no caso de melasma, isso não ocorre. Uma lâmpada de nome Wood, sendo ela de luz negra, pode ser utilizada no diagnóstico para que o melasma seja flagrado de maneira precisa.

Causas

De forma científica, o melasma não possui uma causa definida, mas a exposição aos raios ultravioletas de forma prolongada é tida como um dos principais fatores de risco. Pensando nisso, o uso de protetor solar é essencial na prevenção e controle dessa condição.

Alterações hormonais também podem ter influência no surgimento de melasma e outros fatores que precisam ser observados diante do caso são:

– Consumo de mediações que têm hormônios femininos, por exemplo, os anticoncepcionais;

– Tratamentos com reposição de hormônio;

– Disfunções na tireoide.

Além disso, vale mencionar que as gestantes também são um grupo acometido por manchas na pele, sendo chamadas de cloasma, já que ocorrem, exclusivamente, durante a gravidez. Neste período, as manchas decorrem da oscilação hormonal natural da mulher, sendo recomendado sempre um acompanhamento com profissionais da área para evitar ou tratar seu surgimento.

Há diferenças entre manchas de pele e o melasma?

As manchas de pele ocorrem devido aos processos que provocam a excessiva produção de melanina. Assim, a hiperpigmentação é gerada, bem como o surgimento de marcas. Porém, é preciso ter em mente que existem diferentes tipos, podendo ser classificadas como rosáceas, manchas senis, cloasma, melasma e sardas.

Tais manchas, geralmente, surgem depois de processos inflamatórios e são consideradas respostas de defesa do próprio organismo. De forma ampla, podem ser tratadas com diferentes procedimentos e tratamentos estéticos e, muitas vezes, podem ficar imperceptíveis na pele.

Como mencionado, o melasma é um dos tipos de manchas na pele e suas causas podem ser variáveis de acordo com cada caso e pessoa em questão. Ademais, vale salientar que é um problema crônico e, portanto, pode voltar a aparecer de forma constante se os procedimentos e tratamentos não forem mantidos.

O melasma pode se agravar ao longo do tempo?

As manchas escuras, caracterizadas pelo melasma, podem se agravar ao longo do tempo se o paciente não fazer o tratamento adequado e recomendado com base em seu caso. Por esse viés, quem possui tal disfunção deve realizar acompanhamento com profissionais e manter os cuidados em casa, incluindo filtro solar, sabonetes faciais específicos, não se expor ao sol, dentre outras recomendações.

Tratamentos

Além das ações para evitar o surgimento das manchas, por exemplo, uso de filtros solares, não ficar exposto ao sol por muito tempo e demais cuidados, há também diversas formas de tratamentos que têm o intuito de clarear e deixas as manchas imperceptíveis, elevando a autoestima e bem-estar de cada paciente.

À vista disso, com todos os avanços no setor estético, é possível encontrar procedimentos eficazes e adequados para cada tipo de pessoa e situação específica. Sendo assim, alguns tratamentos podem ser feitos com microagulhamentos, outros com peelings, laser, dentre outros.

Lembrando que a realização de um procedimento ou outro dependerá de acordo com cada situação e recomendação profissional. Logo, é essencial que a realização dos tratamentos seja feita com profissionais altamente qualificados, capacitados e experiente para que a expectativa do paciente seja atendida e o resultado seja, realmente, eficaz.

Onde tratá-la na região de Ramos (RJ)

Como dito nos parágrafos acima, o melasma deve ser acompanhado e tratado com um profissional experiente e qualificado na área. Por isso, para que os tratamentos obtenham os resultados desejados e seja eficaz com base em cada caso específico, é preciso contar com uma clínica de confiança e qualidade.

Pensando na região de Ramos, na cidade do Rio de Janeiro, é preciso mencionar a Jambo Odontologia e Estética, clínica completa em procedimentos e tratamentos odontológicos e estéticos de referência, sendo qualificada e experiente para tais realizações com o auxílio de seus 15 profissionais altamente capacitados.

Além disso, existem outros fatores pelas quais a clínica se destaca diante de sua concorrência e seja referência na região, sendo eles:

– Conceito inovador com todas as consultas computadorizadas, visando a facilidade, praticidade, conforto e maior previsibilidade de resultados;

– Treinamentos constantes com toda a equipe a fim de otimizar a qualidade dos serviços prestados;

– Monitoramento diário da satisfação e feedback dos clientes;

– Atendimento excelente, reflexo de uma equipe que faz um trabalho impecável com alegria, disposição e cordialidade;

– Material clínico de ótima qualidade para garantir satisfação e segurança, assim como os equipamentos são da mais alta tecnologia do mercado;

– Preocupação intensiva com a biossegurança e normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) seguidas estritamente;

– Estrutura física acessível, projetada com o intuito de proporcionar conforto e conveniência ao público da clínica;

– Sistematização dos atendimentos e administração dos custos operacionais para que seja possível garantir um atendimento de alta qualidade por um preço justo.

Em conclusão, se o desejo for realizar o acompanhamento e tratamento adequado para o quadro de melasma, conte com a Jambo Odontologia e Estética e tenha uma ótima experiência com seus incríveis profissionais. Na clínica, o bem-estar, saúde e satisfação do paciente são colocados em primeiro lugar!

Não perca tempo, garanta seu horário agora mesmo!