Tudo sobre drenagem linfática e onde realizá-la no bairro Penha (RJ)

A drenagem linfática é um procedimento de terapia corporal. Seu objetivo é auxiliar, otimizar e facilitar a circulação da linfa e sua expulsão em conjunto com microrganismos e substâncias que não são necessárias ao organismo. Considerando os múltiplos benefícios da técnica e sua crescente procura em clínicas estéticas, no presente artigo, falaremos um pouco mais sobre tudo que envolve este procedimento e onde realizá-lo no bairro Penha, na cidade do Rio de Janeiro. Acompanhe a seguir!

massagem anti celulite. massagista massagista um bezerro feminino - drenagem linfática - fotografias e filmes do acervo

O que é a drenagem linfática?

A drenagem linfática é um tratamento realizado por meio de massagens que possui o objetivo central de estimular o sistema linfático, sendo ele uma rede complexa de vasos que se encarrega de mover os fluidos por todo o corpo. Com a técnica manual, o sistema é estimulado a trabalhar de forma mais acelerada, dando resultados positivos e muito satisfatórios aos pacientes.

Entre as principais vantagens da drenagem linfática, pode-se destacar a redução da retenção de líquido do organismo, o combate a celulite, a ativação da circulação sanguínea de todo o corpo e até mesmo o relaxamento corporal. Para compreender melhor como a drenagem age, é preciso entender as estruturas que compõem o sistema, sendo os gânglios linfáticos e a linfa.

O sistema linfático atua como sendo uma terceira circulação, além da venosa e arterial. A linfa, por sua vez, é o líquido que transita por meio dessa área de vasos linfáticos. Assim como o sangue, a linfa executa trocas metabólicas com as células e, depois disso, é recolhida pelos vasos do sistema linfático, fazendo o retorno aos gânglios.

Os gânglios linfáticos ou chamados de linfonodos, são identificados em todo o organismo e ainda tem grande importância para o sistema imunológico. Sua principal função é auxiliar o corpo no reconhecimento e combate de infecções, germes e demais substâncias estranhas presentes. Consequentemente, é para eles que a linfa recolhida dos vasos se direciona para que possa ser filtrada.

Benefícios da drenagem linfática

Como mencionado, a drenagem linfática é importante para o sistema imunológico como também para a redução da retenção de líquido, na ativação da circulação e combate das celulites. Porém, além dos mencionados, ainda existem outras vantagens, sendo elas:

– Auxílio na recuperação de lesões;

– Combate ao inchaço;

– Favorece a cicatrização;

– Reduz hematomas;

– Oxigena os tecidos;

– Elimina toxinas;

– Prevenção de aderências cicatriciais após a realização de cirurgia plástica;

– Atuação positiva sobre a autoestima do paciente.

Indicações e contraindicações

A drenagem linfática, quando realizada de maneira adequada e com precisão, é possível eliminar o excesso do líquido que deixa o inchaço mais evidente ao corpo, além disso, devolve-os para a corrente sanguínea que, depois de ser filtrado pelos rins, é expelido juntamente com a urina. Esse procedimento cheio de benefícios para o organismo é indicado para:

– Mulheres gestantes;

– Pessoas que passaram por cirurgias (terapia pós-cirúrgica);

– Quando há presença de lesões nas articulações, músculos e tendões;

– Mulheres que fazem uso de anticoncepcional ou demais medicações;

– Ao longo do período menstrual;

– Fins estéticos;

– Em casos de pouca ingestão de água e consumo em excesso de sal.

No entanto, assim como diferentes procedimentos, a drenagem linfática tem suas contraindicações. Portanto, é contraindicada em casos de:

– Pacientes com feridas abertas;

– Pessoas com acne severa, sendo elas de grau 3 ou 4;

– Pacientes que possuem câncer e estão realizando tratamentos com uso de medicações específicas para a quimioterapia;

– Infectados com quaisquer tipos de infecções;

– Pessoas que possuem risco vascular, incluindo a insuficiência cardíaca, hipertensão descontrolada e trombose.

Drenagem linfática e a sua atuação no pós-operatório

Cada cirurgia possui seus cuidados específicos após a realização. Algumas delas exigem a drenagem linfática no pós-operatório já que ela auxilia na aceleração da recuperação e resultados. A drenagem linfática deve ser feita no corpo todo em casos de pessoas que acabaram de fazer cirurgia, pois assim a circulação linfática geral é estimulada.

massagem na coxa anti celulite em um salão de beleza. - drenagem linfática - fotografias e filmes do acervo

É recomendada também para o alívio de dores que a cirurgia pode ocasionar, bem como a diminuição de fibrose e remoção de hematomas. O procedimento favorece a nutrição celular, a hidratação e captação de oxigênio, sendo fatores essenciais no pós-operatório, já que reduz o inchaço e atua positivamente na circulação sanguínea.

Para este caso em específico, a indicação de especialistas é que a drenagem manual seja feita sem a presença de diferentes tipos de instrumentos que possam ser utilizados em outros pacientes. O profissional deve realizar a técnica com muito cuidado, principalmente, na região que foi operada. Assim, os movimentos devem ser mais sutis, com cuidado e precisão para que haja diminuição do processo inflamatório.

Todavia, determinados pós-operatórios contam com o repouso do paciente nos primeiros dias para a recuperação ideal. Nesses casos, é fundamental que a pessoa siga as recomendações médicas, já que cada paciente e cada cirurgia possuem suas particularidades e exigências.

Drenagem linfática manual X drenagem linfática com aparelhos

Como dito acima, a drenagem linfática pode ser realizada com o auxílio de aparelhos da endermologia. Tais instrumentos possuem mecanismo de rolamento e de vácuo, mas ainda assim, a drenagem manual se destaca em eficiência, já que o profissional especialista consegue trabalhar nas áreas mais necessitadas e inspeciona de forma precisa a área que será massageada.

Para que o resultado seja como esperado e seja ainda mais eficiente, é recomendado que o profissional realize o esvaziamento dos gânglios linfáticos. Para tanto, ele realizará movimentos circulares no sentido horário antes mesmo de drenar a linfa.

Número de sessões necessárias

A drenagem linfática é um procedimento que deve ser realizado com frequência para que as expectativas dos pacientes sejam atingidas. Dessa forma, o recomendado por profissionais é que ela seja feita de uma até três vezes ao longo da semana. O seguimento estrito das repetições regulares é essencial, já que quando o paciente não realiza a drenagem, a retenção de líquido se faz presente novamente.

Na primeira realização de drenagem linfática já é perceptível a diferença, porém isso dependerá da altura e peso de cada pessoa, visto que cada caso é particular e pode variar de acordo com as condições corporais, além de o consumo de sódio e a ingestão inadequada de fibras serem fatores influentes também.

Onde realizar o procedimento no bairro Penha (RJ)

O procedimento deve ser realizado por profissionais qualificados e especialistas na técnica, já que a realização errônea pode prejudicar o organismo e resultar em hematomas e desconfortos indesejados. Por isso, para que o procedimento cumpra o seu papel e tenha o resultado esperado, é preciso buscar por clínicas de confiança e capacitadas para tal realização.

Considerando as proximidades do bairro Penha, na cidade do Rio de Janeiro, faz-se necessário mencionar a Jambo Odontologia e Estética, clínica completa em procedimentos e tratamentos de referência na região. A Jambo conta com 15 profissionais altamente capacitados para o que se propõem a realizar, além de possuir uma série de diferenciais incluindo a administração e otimização dos custos operacionais para que seja proporcionado um atendimento de alta qualidade por um preço justo.

Sendo assim, para a realização de drenagem linfática de forma confiável e altamente profissional, conte com a Jambo Odontologia e Estética e tenha uma incrível experiência com seus ótimos profissionais. Na clínica, o seu bem-estar, saúde e satisfação são colocados em primeiro lugar!

Não perca tempo, agende sua consulta na Jambo agora mesmo!