Dúvidas sobre a Odontopediatria e onde fazer o acompanhamento na Zona Norte

É comum que os papais e as mamães tenham muitas dúvidas sobre a Odontopediatria. Por isso, com o intuito de esclarecer as questões mais frequentes sobre essa especialização na área odontológica, no presente artigo, esclarecemos tudo de modo que os responsáveis entendam os motivos de levar seus filhos ao dentista onde realizar o acompanhamento na Zona Norte (RJ). Acompanhe a seguir!

menina fofa na cadeira de dentista - odontopediatria - fotografias e filmes do acervo

O que é a Odontopediatria?

A Odontopediatria é a especialização no ramo da odontologia que atua sobre a saúde bucal das crianças desde o seu nascimento até a adolescência. Esta especialidade, por sua vez, acompanha a saúde da boca da criança ou adolescente e auxilia os pais no cuidado com os dentes para que possam crescer de forma saudável e forte.

Além disso, se necessário, com base no acompanhamento, o profissional pode indicar tratamentos e intervenções ortodônticas para prevenir e tratar problemas relacionados ao crescimento, desenvolvimento e amadurecimento dos arcos dentários, da face e da oclusão, em outras palavras, as disfunções dento-faciais como um todo.

Quando a primeira visita ao odontopediatra deve ser feita?

Antes dos primeiros dentes saírem não é preciso higienizar a gengiva do bebê, isso porque nesse momento o organismo ainda desenvolve imunidade e anticorpos. Porém, quando os primeiros dentes apontarem, no período de 6 meses e até 1 ano de idade, é o momento ideal para realizar uma consulta com o odontopediatra.

Por que fazer consultas frequentes na especialidade de Odontopediatria?

Antes de mais nada, é preciso entender que o acompanhamento odontológico preventivo se inicia desde a fase de bebê e se estende até o final da adolescência. A frequência das consultas, por sua vez, dependerá de acordo com a necessidade individual e com cada caso específico, considerando que uns exigem mais frequência que outros.

A saúde bucal, de forma ampla, é parte fundamental da saúde de cada pessoa, por isso seus cuidados tem de ser iniciados precocemente. Quanto antes os pais levarem os seus filhos ao odontopediatra, mais efetivos serão os resultados dos tratamentos e higiene bucal, melhorando a adaptação da criança com o consultório odontológico para que não haja traumas ou medo quando crescer.

Qual a importância de cuidar dos dentes decíduos (dentes de leite)?

Os dentes decíduos, conhecidos popularmente como dentes de leite, são de extrema importância na vida do bebê e da criança, pois são eles que permitem a mastigação correta, ajudando na fala e na deglutição. Tais dentes também preservam o espaço e atuam como guias para a erupção dos dentes permanentes, impulsionando o desenvolvimento correto e crescimento dos arcos dentais e articulações.

Além disso, dentes perfeitos e com saúde permitem que as crianças sorriem com segurança e autoestima, contribuindo diretamente na sua socialização e bem estar consigo mesma.

Por que o acompanhamento é importante na fase de desenvolvimento e crescimento dos dentes?

A Odontopediatria é uma especialidade que proporciona as medidas preventivas ideais para a saúde bucal da criança e do adolescente, oferecendo diagnóstico e tratamento precoce de possíveis doenças e alterações orais. Nesse sentido, se não fizer o acompanhamento frequente, de forma adequada, ao odontopediatra, a saúde bucal pode ser comprometida, passando sem o diagnóstico correto de determinadas mudanças na gengiva, lábios, bochechas, língua, dentes, arcos dentais e articulações.

Nesta fase da criança e adolescente, o atendimento dos traumatismos orais são frequentes e devem ser tratados profissionalmente, considerando que podem acarretar em sequelas tanto nos dentes de leite, quanto nos permanentes que ainda irão nascer.

Por que a Odontopediatria?

Porque é a especialidade ideal para o atendimento do bebê, da criança e do adolescente, considerando que o profissional é capacitado e destina-se a esta atuação, possuindo conhecimento científico, técnico e abordagem psicológica para que o atendimento seja de qualidade, confiança e confortável para os pais e filhos.

Onde realizar o acompanhamento na Zona Norte (RJ)

Como mencionado, a Odontopediatria é uma especialidade que atua sobre a saúde bucal do bebê, criança e adolescente. Por esse viés, é de extrema importância contar com a presença de profissionais qualificados, responsáveis e de confiança para que os pais e seus filhos se sintam confortáveis na clínica odontológica e não tenham problemas com os procedimentos e tratamentos realizados.

Considerando a localidade da Zona Norte, na cidade do Rio de Janeiro, faz-se necessário mencionar a Jambo Odontologia e Estética, clínica completa em procedimentos e tratamentos odontológicos e estéticos de referência na cidade. O local conta com 15 profissionais altamente qualificados e capacitados para tudo que se propõem a realizar, o resultado, por sua vez, é um público satisfeito com suas realizações.

Além disso, a Jambo possui uma série de diferenciais, incluindo conceito inovador com consultas computadorizadas que visam a previsibilidade de resultados e praticidade; equipe treinada constantemente a fim de buscar a melhor qualidade na prestação de serviços e excelência, fruto de uma equipe disposta, cordial e alegre; material clínico e equipamentos da mais alta qualidade para que a satisfação e segurança sejam garantidas.

Outros fatores importantes da clínica que valem a pena mencionar é o fato de os profissionais colocaram a biossegurança em primeiro lugar sempre, tendo todos os instrumentos esterilizados em Autoclave aprovada pelo INMETRO, além de seguir, de forma rigorosa, as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); a estrutura física da clínica é de fácil acesso, priorizando o conforto e conveniência do público; a Jambo sistematiza os atendimentos e administra os custos operacionais de maneira otimizada a fim de proporcionar um atendimento de alta qualidade por um preço justo.

Além de todos seus diferenciais, a Jambo Odontologia e Estética possui parceria com diferentes convênios para oferecer possibilidades amplas para seus pacientes. Dentre os parceiros da clínica, estão:

  • Amil;
  • Sul América;
  • Golden Cross;
  • Sempre Odonto;
  • Uniodonto;
  • Bradesco Dental;
  • DentalUni;
  • Odontolife;
  • SFOdonto;
  • Correios;
  • Assim;
  • MediMed Life;
  • Rede Una.

Por isso, para realizar o acompanhamento de seus filhos com um profissional odontopediatra, conte com a Jambo e tenha uma ótima experiência com seus incríveis profissionais por um preço justo e um atendimento de alta qualidade.

Não perca tempo, agende sua consulta na Jambo agora mesmo!