Periodontite: A relação com a queda precoce dos dentes e o tratamento no Rio de Janeiro

A periodontite é uma infecção gengival grave que deteriora as gengivas e pode acabar destruindo os ossos quando não tratada, podendo levar a queda precoce e gradual dos dentes já que se trata de uma inflamação severa. Ainda que essa doença periodontal seja grave, ela é comum e bastante evitável. Por isso, no presente artigo, falaremos um pouco mais sobre como ela está relacionada com a perda dos dentes e seu tratamento, especialmente, na cidade do Rio de Janeiro. Acompanhe a seguir!

Check Up Odontológico

A periodontite e a relação com a queda precoce dos dentes

Antes de mais nada, é preciso entender do que se trata a periodontite que, por sua vez, é uma inflamação/infecção forte que não pode ser confundida com gengivite, pois está em um grau mais elevado e mais sério. Isto posto, vale salientar que ela pode atingir a gengiva, os ligamentos e também os ossos que suportam os dentes e, como consequência, quando não são tratadas, os dentes, gradualmente, podem cair.

Além da queda precoce e gradual dos dentes, a periodontite pode até levar a outras doenças mais críticas, comprometendo a saúde do paciente como um todo. Vale esclarecer que quando a placa bacteriana não é devidamente removida durante a escovação e com o uso diário do fio dental, a bactéria se instala entre os dentes e libera toxinas que inflamam a mucosa da gengiva e, no estágio inicial, gera uma pequena inflamação que, nesse começo, é chamada de gengivite.

Porém, quando não tratado, o quadro evolui para a periodontite que quando não recebe os cuidados necessários e adequados podem causar inflamação gengival, hemorragia, mau hálito, abertura entre os dentes, mobilidade dentária, sensibilidade dos dentes, perda de tecidos gengivais e, como mencionado, até mesmo a perda precoce dos dentes. No que diz respeito à saúde, esse quadro pode ser bastante perigoso.

Normalmente, a causa da periodontite é a má higiene bucal, porém, há outras causas e fatores de riscos, sendo eles:

  • Gengivite não tratada;
  • Obesidade;
  • Hereditariedade;
  • Diabetes;
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Medicações que reduzem a produção de saliva;
  • Doenças que prejudicam o sistema imunológico, por exemplo, a aids;
  • Alterações hormonais.

Sintomas e tratamentos

Os sintomas da periodontite incluem gengivas inchadas, sensíveis durante o dia e ao higienizar e vermelhas. Além disso, o mau hálito também é um sintoma, bem como dores, sangramento, escurecimento da gengiva e inflamação gengival. E, antes do tratamento, é preciso um diagnóstico profissional para ter certeza de que os sintomas apresentados são decorrentes da periodontite, de fato.

Após o diagnóstico, o tratamento pode incluir uma limpeza bastante minuciosa de consultório e o dentista, geralmente, prescreve antibióticos, anti-inflamatórios e enxaguantes bucais antissépticos. Casos avançados, algumas vezes, podem exigir pequenas cirurgias para higienizar as regiões danificadas da gengiva e do osso. Vale mencionar que quanto antes ir fazer o tratamento, melhor será o resultado, considerando que tecidos degenerados, dificilmente são restaurados.

Onde tratar a periodontite no Rio de Janeiro

A periodontite é uma infecção gengival grave que o quanto antes tratada, melhor para a saúde e recuperação bucal do paciente. Por isso, é de extrema importância frequentar o dentista de seis em seis meses, pelo menos, ao invés de esperar que doenças ou dores venham aparecer. Com isso, a prevenção, tratamento e todas as indicações de como manter uma higiene bucal adequada serão passadas e, consequentemente, a saúde da boca estará garantida.

Para tanto, é preciso contar com uma clínica de qualidade, confiança e que seja referência em resultados e pacientes satisfeitos. Pensando na cidade do Rio de Janeiro, a Jambo Odontologia e Estética é uma clínica que se destaca pelos seus múltiplos diferenciais e pela sua excelência em resultados. Por isso, para a prevenção e tratamento de periodontite, conte com a Jambo e verifique todas as possibilidades que uma clínica completa e de qualidade tem a oferecer ao seu público.

Cuide da sua saúde bucal, agende uma consulta agora mesmo!