Quais fatores aumentam os riscos das cáries e onde tratá-las em Bonsucesso

As cáries são um problema frequente que acomete muitas pessoas e, em decorrência disso, é considerada até mesmo um infortúnio de saúde pública por conta de sua característica generalizada, ao custo do tratamento e os efeitos que podem afetar a qualidade de vida do paciente. Nesse sentido, no presente artigo falaremos um pouco mais sobre os efeitos que podem aumentar o risco das cáries e onde fazer o tratamento desse problema que faz parte da vida de tantas pessoas. Acompanhe a seguir!

Foto profissional grátis de abajur, ambiente de trabalho, aparelhos

Fatores que aumentam os riscos do aparecimento de cáries

Alguns hábitos alimentares e costumes podem desencadear e aumentar o risco do surgimento das cáries. Esse desencadeamento pode ser em quaisquer idades, considerando que crianças, jovens, adultos e idosos podem desenvolver cáries se alguns hábitos alimentares favorecer o aparecimento, se a higiene bucal não estiver correta e se o ambiente bucal estiver propício para que as placas bacterianas se evoluem e se transformem em um dano maior que é a cárie.

Nesse sentido, alguns dos fatores contribuintes para o surgimento e persistência das cáries são:

• Higiene bucal ineficaz (escovação tem de ser feita, ao menos, três vezes ao dia e o uso de fio dental tem de ser usado diariamente);
  • Inflamação gengival;
  • Ingestão de alimentos com alto teor de carboidratos refinados (bolos, bolachas, sorvetes, sucos industrializados, etc.);
  • Fluxo salivar diminuído que, para saber se é esse o problema, é preciso um exame específico;
  • Consumo de bebidas ácidas (isotônicos, energéticos, refrigerantes e sucos de frutas ácidas);
  • Defeitos no esmalte do dente;
  • Existência de placa bacteriana por longo tempo, seja por falta de escovação e fio dental ou por falta de limpeza dentária realizada pelo dentista;
  • Presença de manchas esbranquiçadas nos dentes;
  • Idade em que o açúcar é introduzido na dieta (crianças e adolescentes podem apresentar um pouco mais nessa transição, já que podem comer um pouco mais de açúcar nessa fase da vida);
  • Ficar muito tempo sem ir ao dentista;
  • Consumo de água não fluoretada.

Vale salientar que, quando a cárie não é tratada, o problema pode ser ainda pior já que, inicialmente, a cárie atinge somente a parte superficial do dente e, nesse primeiro momento, nem é preciso restauração para a sua retirada. Já no momento em que ela atinge o esmalte do dente e fica mais profunda, a restauração é necessária.

Depois, a lesão fica ainda mais profunda, podendo apresentar dores e sensibilidade ao paciente. E, em uma fase ainda mais avançada, a cárie atinge a polpa, correndo risco de infecção que pode avançar na raiz e no osso e, consequentemente, nesse caso, o tratamento é mais rigoroso.

Por isso, salienta-se a necessidade de prevenção e tratamento precoce para que os problemas não se avancem e possam se complicar, com a possibilidade de fazer um tratamento de canal ou até mesmo passar por uma extração do dente infeccionado em casos avançados.

Onde fazer o tratamento em Bonsucesso?

Para que as cáries sejam tratadas em seus estágios iniciais e não avancem para outras fases mais graves, a periodicidade em ir ao dentista precisa ser seguida estritamente. Além disso, ir ao dentista é importante, considerando que ele auxiliará nos hábitos que podem desencadear o surgimento das cáries e apontará a melhor forma de higiene bucal a ser mantida diariamente.

Pensando nisso, é preciso ter uma clínica de confiança e que seja referência para cuidar de sua saúde bucal regularmente. Considerando o bairro Bonsucesso, no Rio de Janeiro, a Jambo Odontologia e Estética é uma clínica de destaque por ser um sucesso em tudo que se propõe, além de ser completa em procedimentos de odontologia e estética e contar com 15 profissionais altamente qualificados e especializados.

Por isso, para a prevenção e tratamento de cáries em Bonsucesso, conte com a Jambo e verifique todas as possibilidades que uma clínica de qualidade, confiança e profissionalismo tem a lhe oferecer!

Cuide da sua saúde bucal, agende uma consulta agora mesmo!