Limpeza de pele profunda: saiba como é feita

Limpeza de pele profunda é tudo de bom! Afinal, nada incomoda mais do que ver que a pele do seu rosto está cheia de pontinhos pretos, espinhas e miliuns. E, infelizmente, isso acontece mais do que gostaríamos, não é mesmo?

Entretanto, o que pouca gente sabe, é que é possível corrigir essas pequenas imperfeições com uma boa limpeza de pele. Isso porque, o maior causador de acne e cravos, são os resíduos de poluição presentes no ar, que acabam se acumulando sobre a epiderme e gerando reações.

Por isso, é necessário realizar uma assepsia mais profunda. Afinal, a limpeza cotidiana não alcança os pontos mais comprometidos por esse acúmulo de sujeira. Consequentemente, apesar de parecer limpa, sua pele pode estar cheia de resíduos que tendem a impactar a aparência de seu rosto.

Indo além, a limpeza de pele profunda também te ajuda a melhorar as expressões e diminuir pequenas marcas. Porque, quando eliminamos as células mortas, o visual se torna mais jovial e com aparência de frescor. Afinal, uma pele limpa é mais reluzente e tem menos propensão ao aparecimento de eczemas.

Limpeza de pele convencional x limpeza de pele profunda

No entanto, quando falamos sobre limpeza de pele comum e profunda, você sabe o que significa essa diferença? Provavelmente, não. Sendo assim, preparamos esse artigo para te ajudar a compreender quais são as principais características de uma limpeza de pele profunda.

Com os benefícios, vantagens, desvantagens e os tipos mais utilizados, você perceberá como esse procedimento mudará a sua aparência – literalmente! Acompanhe a leitura e descubra tudo sobre a limpeza de pele profunda!

Qual a diferença entre a limpeza de pele comum e profunda?

Bom, já demos uma explicação inicial sobre essa diferença, no tópico introdutório. Afinal, a limpeza de pele comum, é aquela que fazemos em casa e que pode ser dividida em duas categorias:

  • Assepsia diária;
  • Limpeza de pele comum.

A assepsia diária, é o cuidado que temos com a pele do nosso rosto todos os dias. Porque, cotidianamente estamos expostos aos resíduos acima citados. Desse modo, a pele do rosto sofre essa influência de modo constante. Sendo assim, podemos considerar que a assepsia diária é o hábito de lavar o rosto com um sabonete adequado, hidrata-lo e protege-lo da incidência dos raios solares.

Normalmente, esse tipo de cuidado se repete algumas vezes durante o dia. A poluição, maquiagem, excesso de oleosidade, se acumulam rapidamente sobre a pele, de modo que se torna necessário fazer a lavagem do rosto. Por isso, podemos considerar que a assepsia comum é rápida. Dessa forma, justamente por ser tão breve, nem sempre elimina todas as impurezas do rosto.

Já a limpeza de pele comum, é aquele tratamento que fazemos em casa, com maior dedicação que a assepsia rotineira. Normalmente, se usam produtos específicos, a fim de eliminar o acúmulo de sujeira sobre a pele. Esse tipo de ritual pode ser feito todos os dias, mas nem sempre temos tempo disponível para tal.

Compensa fazer em casa?

Sim, sem sombra de dúvidas. Limpar a pele é sempre bom. No entanto, existem as limpezas de pele que visam eliminar os pequenos cravos – que são o resultado da sujeira nos poros – e espinhas. É possível encontrar kits de limpeza em farmácias e perfumarias, que auxiliam nesse tratamento. Além disso, também temos as receitas caseiras, que sempre ajudam no cuidado com a pele.

Entretanto, esses procedimentos feitos em casa, sem a interferência de um profissional da estética e dermatologia, tem um efeito menos impactante. Afinal, os produtos não são tão eficientes e as técnicas aplicadas são amadoras. Funcionam? Sim. Mas, nem sempre, o resultado obtido é bom o suficiente.

Entenda melhor o porquê.

Limpeza de pele profunda é feita por profissionais

Como dito, os materiais utilizados para as limpezas de pele comum e caseiras, não tem o mesmo nível de eficácia dos utilizados pelos profissionais. Afinal, como estamos lidando com a pele do rosto, é fundamental que apenas pessoas qualificadas façam o manuseio de determinados produtos.

Sendo assim, podemos definir que a limpeza de pele profunda é aquela feita por esteticistas e dermatologistas. Porque, elas seguem uma série de passos, respeitando a constituição da derme e definindo quais são os melhores processos para a obtenção do resultado esperado. Além disso, ainda precisamos considerar que a técnica dos profissionais é mais elevada.

Como último argumento, citaremos os aparelhos. Limpezas de pele que visam a eliminação de cravos e espinhas, geralmente, contam com a utilização de instrumentos especialmente desenvolvidos para alcançar os principais pontos da pele que precisam de limpeza. Indo além, também podem auxiliar na renovação das células do rosto, gerando uma suavização nas linhas de expressão.

Dificilmente você conseguirá esses resultados tão expoentes apenas com tratamentos caseiros. Por isso, se a sua intenção é ter uma pele perfeitamente limpa, livre de resíduos e eczemas, é fundamental procurar pelos serviços de um profissional da área.

Limpeza de pele profunda: passo a passo

A limpeza de pele feita por profissionais, respeita etapas significativas. Dessa forma, é possível alcançar o resultado desejado. Para tanto, eles podem fazer uso de aparelhos específicos, dos quais trataremos com mais ênfase logo abaixo. Sendo assim, os passos que são realizados pelos profissionais da estética e dermatologia consistem em:

Limpar e preparar a pele

A primeira etapa consiste em eliminar as impurezas superficiais da pele. Logo, é feita a remoção de maquiagem, cremes e, até mesmo, da oleosidade acumulada na epiderme. Assim, os produtos específicos para a hidratação e remoção de células mortas são ativados com mais potência.

Dilatar os poros

A dilatação dos poros consiste em deixa-los abertos. Consequentemente, se torna mais simples – e menos doloroso – eliminar a sujeira acumulada nesses pequenos pontos. Essa dilatação pode ser feita com vapor de ozônio ou de água, que amolece a camada superficial da pele. Normalmente, essa etapa dura cerca de 10 minutos.

Esfoliar a pele

Essa etapa consiste em eliminar, com delicadeza, as células mortas que se acumulam sobre a camada superficial da pele. São aplicados movimentos circulares, com produtos cremosos e granulados, que ativam a produção de colágeno e eliminam as impurezas mais expostas. Essa é uma etapa importante para a regeneração da pele. Pois, ela estimula a renovação das células e geram uma expressão facial mais rejuvenescida.

Extrair cravos

Talvez esse seja o principal diferencial de uma limpeza de pele profunda, quando comparada com uma comum. Afinal, a extração dos cravos é feita de modo profissional, minimizando riscos de contaminação e diminuindo as chances de machucados que podem se tornar cicatrizes. Os profissionais fazem a extração usando gaze ou algodão, embebido em loção antisséptica.

Para tanto, eles aplicam pressão nas áreas compostas por cravos e espinhas. Em caso de existência de miliuns, são utilizadas microagulhas, que abrem espaço para a eliminação desses pequenos cistos. Essa etapa dura cerca de 30 a 50 minutos, dependendo da incidência de cravos no rosto.

Aplicar máscara calmante

A máscara calmante é utilizada para diminuir a vermelhidão causada pela extração dos cravos. Normalmente, os profissionais utilizam loções ou cremes com propriedades calmantes e a deixam por 10 minutos. Após, é feita a limpeza dessa máscara, com a ajuda de uma gaze e água limpa.

Hidratar

O último passo realizado pelos profissionais da estética e dermatologia, é o cuidado pós-procedimento. Após a aplicação da máscara calmante, uma nova, de hidratante e filtro solar, é utilizada. Com ela, a pele estará totalmente protegida e livre dos resíduos.

Limpeza de pele profunda: tipos

Uma das maiores vantagens de fazer a limpeza de pele profunda – ou seja, com profissionais especializados no procedimento – é ter acesso aos aparatos mais atuais sobre os cuidados com a pele. Sendo assim, podemos definir que a limpeza de pele, em si, pode ser potencializada pela utilização de aparelhos e técnicas ainda mais aprofundadas. Consequentemente, gerando um resultado mais profissional.

Por isso, além da limpeza de pele convencional, que ainda é considerada profunda pela técnica aplicada pelo profissional esteticista, também existem outros tipos de procedimento. Afinal, esses profissionais estão em constante aprendizagem, a fim de trazer os melhores e mais eficientes processos aos seus pacientes.

Conheça outros tipos de limpeza de pele profunda e que alcançam resultados diferenciados:

Limpeza de pele profunda com peeling químico

A palavra “peeling” se relaciona com o processo de eliminar as camadas mais superficiais da epiderme, de modo retirar as células mortas e facilitar a limpeza dos poros. Sendo assim, o peeling é um procedimento que está diretamente relacionado com a limpeza de pele profunda.

Portanto, o peeling químico é feito com uso de ácidos próprios para essa esfoliação mais incisiva, de modo a reativar a produção do colágeno e contribuir para a formação correta da oleosidade. Afinal, esse é um processo que está relacionado à quantidade de sujeira que sua pele pode apresentar.

Limpeza de pele profunda com peeling de diamante

Entendido o que é peeling, podemos nos atentar aos seus outros tipos de utilização. Sendo assim, o peeling de diamante também tem a função de esfoliar a pele, mas com o benefício de ser mais delicado nessa remoção da camada superficial da pele.

Afinal, o atrito não é feito com base em ácidos, mas de modo pontual, através de uma espécie de caneta que vai fazendo abrasões nas áreas mais prejudicadas. Portanto, o peeling de diamante, além de eliminar as células mortas, também é indicado em caso de remoção de manchas superficiais.

Limpeza de pele profunda focada na hidratação

Toda limpeza de pele tem a etapa da hidratação. Sendo assim, qual a diferença desta, em específico? A limpeza de pele profunda, focada na hidratação, é indicada para pessoas que possuem a pele muito seca. Por isso, não podem receber qualquer tipo de abrasão ou esfoliação mais incisiva.

Dessa forma, são utilizados produtos específicos para pele seca, que visam, sobretudo, melhorar a aparência das células ressecadas e que pesam na harmonização facial. A limpeza de pele focada na hidratação, estimula a produção correta da oleosidade, sem interferências negativas ao paciente.

Limpeza de pele profunda focada na revitalização

O próprio nome já nos leva a compreender qual a sua função, certo? Pois bem. A limpeza de pele que é focada na revitalização, tende a auxiliar no processo de rejuvenescimento. Afinal, a pele obstruída, com marcas de expressão e manchas, costuma envelhecer a aparência do paciente.

Sendo assim, esse tipo específico de limpeza de pele utiliza produtos anti-idade e tem a função de lifting facial. A limpeza focada na revitalização utiliza aparelhos com microcorrentes elétricas, que estimulam a produção de colágeno, reduzindo a flacidez. Além disso, também tem alto poder hidratante.

Limpeza de pele profunda fotônica

A limpeza de pele fotônica segue os mesmos passos da limpeza profunda convencional. Entretanto, após as etapas de limpeza, esfoliação, extração e hidratação, o paciente é exposto à uma luz de LED, que irá encerrar o procedimento e otimizar os resultados pretendidos.

Essa luz é responsável por acelerar a cicatrização das áreas onde houve extração, além de diminuir o tamanho dos poros. Além disso, o LED estimula a produção de colágeno na pele. Sendo assim, há uma redução considerável na flacidez do rosto, o que faz com que esse tipo de limpeza seja muito utilizado para o rejuvenescimento e lifting facial.

Converse com o profissional e veja quais são as opções mais indicadas para o resultado que você espera. Muitas vezes, é possível combinar diferentes procedimentos para a sua pele, de modo a criar todo um processo de limpeza e que culmine em uma revitalização completa.

Entretanto, é importante revalidar que a limpeza de pele profunda, principalmente as que utilizam ácidos ou produtos abrasivos, só deve ser realizada em clínicas especializadas. Assim, você garante a sua segurança e o cuidado intensivo com a pele de seu rosto.

Procure o profissional certo para fazer sua limpeza de pele

Como dissemos, se a sua intenção é ter uma pele saudável, macia e completamente livre de impurezas, o ideal é procurar os serviços de um profissional da área. Afinal, eles saberão como te orientar e proceder, de modo que o resultado será magnífico.

Sendo assim, se você está no Rio de Janeiro, Zona Norte, Olaria, Penha e Bonsucesso, procure pela Clínica Jambo. Com profissionais qualificados e com as técnicas mais avançadas na área estética, você, com certeza, encontrará as opções mais interessantes para o seu procedimento de limpeza de pele profunda.

Além disso, a Clínica Jambo trabalha em parceria com os seguintes planos de saúde:

  • Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Então, marque sua avaliação e faça um orçamento sem compromisso!