Melasma: O que é e onde fazer no bairro Olária (RJ)?

Tratar o melasma é de extrema importância, principalmente, pela saúde da pele, mas também para a autoestima da pessoa que a possui. Pensando nisso, abordaremos o tema ao passo que sinalizaremos onde realizar o tratamento aos arredores do bairro Olária (RJ).

O que é o Melasma?

O melasma é uma situação que acomete o surgimento de manchas escuras na pele. O mais comum é que as manchas surjam na face, no entanto, elas podem aparecer nos braços, no pescoço e também no colo.

Mesmo que os homens também possam ser afetados, o melasma afeta mais as mulheres. Não há, por sua vez, uma causa definida, porém, muitas vezes, pode-se fazer relação com uso de anticoncepcionais, à gestação e exposição ao sol.

A condição desencadeante do melasma é a exposição à luz ultravioleta e á luz visível. Claro, não se pode esquecer que a exposição ao sol, fatores solares e predisposição genética influenciam bastante nesse surgimento de manchas.

Caracterização do melasma

Manchas acastanhas ou escuras aparecem na região da face, normalmente, na testa, maçãs do rosto, nariz, testa e lábio superior (o que chamamos de buço). O melasma extrafacial é quando o aparecimento ocorre no colo, braços ou pescoço.

Tais manchas possuem formatos bastante irregulares e definidos. Na maioria dos casos, as manchas são simétricas, ou seja, são iguais dos dois lados. Frequentemente, a gravidade do melasma pode se dar pelo tratamento ou procedimento inadequado, ocasionando uma piora do quadro.

Diagnóstico

O diagnóstico do melasma é feito a partir de um levantamento do histórico familiar e pessoal do transtorno. Leva-se em conta o uso de anticoncepcionais orais, a gestação, a exposição ao sol e se há ocorrência de reposição hormonal.

Com isso, é feito a avaliação clínica das regiões escurecidas, das áreas envolvidas e da gravidade de cada mancha. Lembrando que o diagnóstico deve ser feito por um profissional já que pode ser confundido.

Por exemplo, o melasma pode ser confundido com outras doenças inflamatórias que também causam a hiperpigmentação da pele, como acne, eczema, dermatite de contato, dentre outras.

Prevenção

O melasma é uma condição adquirida, mas de caráter crônico e, por ser adquirida pela luz solar e pela luz visível, o cuidado com a proteção da pele é a melhor forma de prevenção.

Isso prevê os cuidados diários com protetores solares e reaplicação dos mesmos para que a pele se mantenha protegida. Além disso, se a pessoa tem predisposição para o melasma ou já possui, o filtro solar deve possuir fator superior a 30.

Tratamento

Além de aplicar filtros solares de forma sistemática para evitar o surgimento de novas manchas, há muitas outras formas de tratar o melasma a fim de clareá-lo.

Nesse sentido, com os avanços que os tratamentos estéticos tiveram, é possível encontrar procedimentos adequados para cada tipo de situação.

Dessa forma, alguns tratamentos podem ser feitos com peelings, microagulhamentos, laser, dentre outros. No entanto, tudo isso dependerá de cada situação específica e da recomendação do profissional.

Por isso, é de extrema importância realizar o procedimento com um profissional altamente capacitado e experiente para que as expectativas do paciente sejam atendidas e o resultado seja impecável.

Onde tratar melasma no bairro Olária (RJ)?

No bairro Olária, no Rio de Janeiro, a Jambo Odontologia e Estética é referência em tratamentos estéticos e odontológicos pelos seus resultados excelentes e sua equipe de profissionais capacitados.

Além disso, a clínica coloca o bem estar do paciente em primeiro lugar sempre, não deixando de cumprir com nenhuma expectativa e sempre respeitando e valorizando o desejo de cada um.

Para melhor atender as demandas, o local possui uma variedade ampla de tratamentos para que, em um único lugar, o paciente consiga achar resultados eficazes para suas necessidades.

Pensando nisso, não deixe de conhecer a Jambo e faça uma avaliação para que um profissional experiente e altamente capacitado possa cuidar da sua saúde e estética.

Marque uma consulta!