Preenchimento labial: o que é e como é feito?

Quem nunca ficou encantado – ou chocado – ao perceber que os lábios de uma famosa estavam mais cheios que o normal? Isso é efeito do preenchimento labial. Porque, esse procedimento estético tem ganhado cada vez mais adeptas, famosas ou não.

No entanto, o preenchimento labial divide opiniões. Afinal, não são todos os casos que apresentam sucesso e acabam deixando a expressão muito artificial. Por isso, mesmo que a vontade de aderir seja grande, ainda assim tem quem não se arrisca por medo.

Entretanto, se você partir do pressuposto que o preenchimento labial é um procedimento estético que trabalha de mãos dadas com a harmonização facial, o seu medo pode ser reduzido drasticamente. Afinal, todo o planejamento deve visar a harmonia da face. Logo, os excessos devem ser eliminados.

Sendo assim, o preenchimento labial se torna mais uma ferramenta a favor de quem o utiliza. Basta ter parcimônia sobre como ele será feito. Também, é preciso considerar a opinião do profissional que realizará o procedimento. Afinal, ele é a pessoa mais indicada para te orientar sobre como será feito o preenchimento de seus lábios.

Por isso, se você está querendo aderir à essa moda e ainda tem dúvidas sobre o preenchimento labial, esse artigo será fundamental para a sua decisão. Acompanhe a leitura e entenda – definitivamente – como você pode dar um upgrade nos seus lábios.

Vamos lá!

Preenchimento labial: como é feito o procedimento?

O procedimento de preenchimento labial é bastante óbvio. Afinal, com uma cânula ou agulha, o profissional injeta substâncias na região labial, tornando-o mais protuberante. Não chega a ser um procedimento cirúrgico. No entanto, apenas profissionais qualificados devem executá-lo.

Sendo assim, uma avaliação prévia é recomendada. Nela, o paciente tira as dúvidas com o profissional, de modo a definir qual o tipo de preenchimento mais adequado aos seus lábios. Também, considerando o que deseja alcançar. Além disso, também são analisadas as condições físicas de quem passará pelo procedimento.

De toda forma, o preenchimento labial é relativamente simples e seguro. Por isso, pode ser realizado em clínicas estéticas, sem a necessidade de internação ou centro cirúrgico.

 

Quais os tipos de preenchimento labial?

Existem três tipos de preenchimento labial, que são selecionados de acordo com o desejo que o paciente demonstra ter. São eles:

  • Temporário;
  • Semi-permanente;
  • Permanente.

Sendo assim, vamos entender melhor como os três são feitos e quais as suas considerações.

Preenchimento labial temporário

É o procedimento mais realizado, entre os três tipos. Isso porque, ele é o que tende a causar menos impacto. Afinal, é utilizado o ácido hialurônico, que é uma substância completamente segura para o organismo. Além disso, o preenchimento temporário também pode ser feito com gordura autógena. Ou seja, retirada do corpo do próprio paciente.

Normalmente, essa gordura é retirada do culote. No entanto, a recomendação dos especialistas é que o preenchimento seja feito com o ácido hialurônico. Porque, quando o enxerto é feito com gordura, apenas uma parte é absorvida pelos lábios. Sendo assim, se a pessoa ganhar peso, as células de gordura não absorvidas podem aumentar também. Portanto, dar a impressão de que os lábios também engordaram.

Preenchimento labial semi-permanente

O preenchimento labial semi-permanente é feito com a injeção de hidroxiapatita de cálcio, juntamente com poli lactona. Entretanto, esse tipo de procedimento é menos realizado, justamente por essas substâncias apresentarem maior formação de granuloma. Consequentemente, apresentar um resultado menos natural.

Preenchimento labial permanente

O último tipo, chamado de permanente, utiliza substâncias que não produzidas pelo corpo humano. Normalmente, é usado silicone ou metacrilato. Logo, não são absorvidas pelo nosso organismo, de modo que o crescimento dos lábios é um procedimento totalmente artificial.

 

Todo mundo pode fazer preenchimento labial?

Como dito, antes de realizar o preenchimento labial, é fundamental que o paciente recorra à uma avaliação profissional. Afinal, não são todas as pessoas que precisam passar por ele, se tornando, exclusivamente, uma questão estética.

Sendo assim, é preciso compreender que, nem sempre, o desejo de alterar uma parte do corpo é indicada. Portanto, cabe ao profissional avaliar e orientar o paciente, para leva-lo a entender que o procedimento só será feito por desejo absoluto.

Normalmente, o preenchimento labial é indicado para:

  • Pessoas que possuem os lábios muito finos;
  • Pessoas que estão apresentando sinais claros de envelhecimento e desejam modificar essa expressão;
  • Pessoas que passaram por problemas orais ou dentários, de modo que os lábios se prejudicaram no processo.

Entretanto, todo e qualquer tipo de procedimento estético, que tenda a gerar modificações – mesmo temporárias – precisa ser realizado com extrema responsabilidade. Por isso, considere as informações dadas pelo profissional escolhido. Além disso, ele é contraindicado em caso de:

  • Alergia ao ácido hialurônico;
  • Doenças infecciosas, que atrapalharão na absorção das substâncias;
  • Portadores de doenças auto-imunes;
  • Machucados (feridas, como herpes) nos lábios.

 

Mitos e verdades sobre o preenchimento labial!

Todo procedimento estético tem mitos e verdades que os rondam. Sendo assim, o preenchimento labial é um deles. Vamos analisar com mais ênfase alguns dos mais famosos. Veja só:

Mulher grávida não pode fazer preenchimento labial

Verdade. De fato, não é recomendado que pacientes gestantes recorram à aplicação de substâncias. Afinal, qualquer reação alérgica pode desencadear problemas mais graves. Além disso, em caso de necessidade de usar medicamentos para suprimir a inflamação, nem todos podem ser usados em períodos gestacionais.

O procedimento é irreversível

Mito. Como dito, há três tipos de preenchimento labial, sendo, um deles, temporário. Se a sua intenção não é preencher os lábios definitivamente, existem outras alternativas.

Alguns tipos de pele não podem receber o preenchimento labial

Mito. Preenchimentos feitos com ácido hialurônico podem ser realizados em todos os tipos de pele. Afinal, essa é uma substância que não causa efeito negativo no organismo. Portanto, pode ser utilizada por qualquer pessoa.

Aqui na Clínica Jambo, temos profissionais especializados em preenchimento labial. Marque uma consulta conosco e venha tirar as dúvidas sobre os seus lábios. Teremos grande prazer em te atender.

Estamos localizados no Rio de Janeiro, Zona Norte, Bonsucesso, Olaria, Ramos e Penha. Trabalhamos com os seguintes planos de saúde:

  • Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Marque sua avaliação e venha preencher seus lábios aqui na Clínica Jambo!