Restauração estética: você sabe o que é?

O sorriso é nosso melhor cartão de visitas. Por isso, cuidar do sorriso é fundamental. Afinal, não apenas por uma questão de simpatia, mas também por questões que envolvem a saúde bucal, muitas vezes a solução ideal para quem vem apresentando falhas nos dentes, é a restauração estética.

A restauração estética vem sendo utilizada por uma grande quantidade de pessoas. Porque, o procedimento é democrático e atende todos os pacientes que precisam. Além disso, podemos considerar que a restauração estética busca reestruturar o modelo dos dentes de acordo com a necessidade de cada paciente.

Então, se você não conhece os benefícios desse tipo de restauração, esse artigo é ideal. Afinal, trataremos sobre o funcionamento do procedimento, quais são suas indicações e em que momento você deve procurar a ajuda de um profissional.

Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Entendendo um pouco sobre a restauração estética

A restauração estética é um procedimento dentário, onde o profissional faz uma reconstrução do dente que foi perdido, recuperando a sua anatomia. No entanto, além da questão estética, a reconstrução também busca manter a funcionalidade do dente.

Sendo assim, podemos determinar que a reconstrução estética tem o intuito de manter a aparência do dente, deixando a reparação o mais natural possível. Ao mesmo tempo, o profissional também se preocupa com a estrutura dentária. Logo, mesmo que seja um procedimento estético, a restauração também procura melhorar a funcionalidade do dente.

Nos consultórios, a restauração estética tem sido altamente procurada. Afinal, adolescentes e adultos têm se preocupado mais com a saúde dental, além da questão da beleza do sorriso. Portanto, é fácil solicitar esse tipo de serviço e os valores variam de acordo com a necessidade de cada paciente.

 

Tipos de restauração estética

Basicamente, a restauração estética pode ser feita de duas maneiras. A primeira, é a que chamamos de direta e a segunda é a indireta. Vamos entender melhor como as duas formas alteram a anatomia do dente, sem prejudicar a funcionalidade do mesmo.

Restauração estética direta

Como o próprio nome nos leva a entender, a restauração direta é aquela onde os materiais reconstrutores podem ser aplicados diretamente sobre o dente. Pois, essencialmente, apenas a camada externa do dente foi prejudicada. Logo, a restauração se torna mais simples, como uma correção estética, propriamente dita.

Sendo assim, o processo se dá da seguinte maneira:

  • Remoção das partes prejudicadas: com o auxílio de uma broca, o dentista faz uma raspagem da camada externa do dente, eliminando as partes que estão deterioradas – normalmente, o esmalte e a dentina;
  • Limpeza: o dentista faz a limpeza dessa área que foi desgastada, eliminando os resíduos que podem interferir negativamente na aplicação do material de reconstrução;
  • Aplicação do material: com a área limpa, o dentista aplica o material reconstrutor, remodelando o dente e procurando alcançar a maior naturalidade possível.

Dessa forma, os materiais mais utilizados para a restauração estética direta são:

  • Resina: mais utilizada, por apresentar boa durabilidade, excelente fixação, confortável para o paciente, esteticamente mais adequada e de fácil manipulação pelo dentista;
  • Inômero de vidro: usado principalmente em crianças (dentes de leite) e em pessoas com alta incidência de cáries. O inômero de vidro libera flúor, o que melhora o combate às cáries. Dura menos que a resina e é esteticamente menos indicado, apesar de ter uma função de saúde;
  • Amálgama: são as antigas ligas metálicas, que estão caindo em desuso. Inclusive, muitas pessoas estão trocando as restaurações de amálgama por resina.

Restauração estética indireta

Entendendo como funciona o outro tipo, essa também fica fácil de deduzir. Sendo assim, a restauração indireta é indicada quando o desgaste no dente é grande. Em alguns casos, pode ser utilizada até para a reconstrução de partes perdidas. Portanto, nesse tipo, não há uma aplicação direta sobre o dente. Afinal, o dentista prepara todo o material e, quando pronto, insere na boca do paciente para reconstruir o dente afetado.

O procedimento se dá da seguinte forma:

  • Moldes: o dentista analisa a área a ser reconstruída e molda o dente que necessita de intervenção. Após essa etapa, ele envia o molde para laboratórios protéticos, para a fabricação do modelo. Alguns dentistas fazem isso no próprio consultório;
  • Preparação da área: qualquer resíduo é eliminado e o dentista faz a limpeza da área que receberá a prótese dentária;
  • Aplicação: o dentista “cimenta” a prótese no local. Essa é a etapa mais complexa, já que o material utilizado na prótese tende a ser mais duro que o dente. Por isso, é fundamental que o profissional saiba como encaixá-la no lugar, para evitar desconforto ao paciente.

Os materiais mais utilizados para a restauração indireta são:

  • Porcelana: é resistente e esteticamente viável ao modelo de um dente;
  • Cerômero: cerômero é o nome dado à mistura de porcelana com resina. Essa liga se torna mais resistente que a resina e traz as vantagens estéticas da porcelana. Ela se torna uma boa opção intermediária.

Indicações para a restauração estética

A restauração sempre é indicada quando o paciente apresenta problemas com a formação dentária. Dessa forma, podendo ser desde um desgaste, até a perda de uma parte do dente. Por isso, as consultas periódicas ao dentista são fundamentais. Afinal, ele poderá acompanhar a necessidade de realizar um procedimento de restauração estética.

Entretanto, em alguns casos, pessoas procuram por restaurações apenas para modificar a aparência dos dentes. Não é contraindicado, mas que deverá fazer a análise é o dentista. Caso os dentes não necessitem de nenhuma interferência, dificilmente o profissional recomendará a modificação. Por isso, converse com o seu dentista, tire suas dúvidas e veja quais são as melhores opções para o seu caso.

 

Onde fazer restauração estética?

As restaurações estéticas só devem ser feitas em consultórios odontológicos, por profissionais especializados e capacitados. Como elas são interferências diretas sobre os dentes, tanto as restaurações diretas quanto as indiretas, é necessário que o profissional dentista tenha todo o aparato necessário para a realização segura do procedimento.

Se você está com dúvidas sobre a restauração estética e deseja fazer uma avaliação, entre em contato conosco. Podemos te ajudar a encontrar a solução mais adequada para alcançar aquele sorriso perfeito!

Procure-nos!

Localização:
Rio de Janeiro
Zona Norte
Bonsucesso – Ramos – Olaria – Penha

Planos de Saúde:
Amil – Sul América – Golden Cross – Sempre Odonto – Uniodonto – Bradesco Dental – DentalUni – Odontolife – SFOdonto – Correios – Assim – MediMed Life – Rede Una