Bichectomia: o que é e as principais vantagens

O nome é diferente, mas o procedimento tem ganhado cada vez mais adeptos. A bichectomia tem se tornado popular entre mulheres, que sofrem com as bochechas proeminentes.

Todo mundo já tirou uma foto e ficou abismado com o formato redondo do rosto. Afinal, é completamente natural que ângulo e iluminação interfiram na estética de nosso corpo, não é mesmo?

No entanto, quando isso acontece com o nosso rosto, nem sempre pode ser culpa da luz ou do modo como você se posicionou no momento da foto. Afinal, nossas bochechas estão ali e, mesmo sendo possível recorrer à alguns truques para que pareçam menores, ainda assim elas podem se sobressair.

É por isso que algumas pessoas têm recorrido ao procedimento estético chamado bichectomia. A bichectomia pode parecer um verdadeiro milagre da estética, já que ajuda a melhorar o contorno facial, diminuindo a quantidade de gordura das bochechas.

Porém, esse é um procedimento que divide opiniões. Afinal, é uma espécie de lipoaspiração – salvas as devidas proporções, é claro – das suas bochechas. Sendo assim, todos podem recorrer à bichectomia? Ela é indicada para todo tipo de pacientes? É simples? Onde fazer? Qual o profissional adequado para realizar esse procedimento?

Vamos responder essas e outras perguntas nesse artigo. Se está pensando em fazer bichectomia, leia o que preparamos para você!

Vamos lá!

Entendendo o que é a bichectomia

Para compreendermos com exatidão como funciona a bichectomia e como ela afeta a nossa aparência, é fundamental que saibamos como é formado o rosto de uma pessoa.

Veja bem: você já deve ter visto por aí, que todas as pessoas possuem formatos diversos de rosto. Se já foi pesquisar sobre o melhor modelo de sobrancelha, qual o corte de cabelo mais adequado e, até mesmo, se uma franja ficaria boa ou não em você, já deve ter cruzado com informações sobre o formato de rostos.

Afinal, nem todas as pessoas têm o rosto igual. Sendo assim, há de se entender que algumas têm o rosto mais fino, outras mais cheinho… Enfim, tudo isso faz parte da composição de nosso corpo. Portanto, pode – ou não – se adequar aos nossos gostos.

Sendo assim, entre esses modelos, têm aquele onde as bochechas são mais proeminentes. Geralmente, estão relacionados aos rostos mais redondos, onde as maçãs do rosto são saltadas e o espaço entre essas maçãs e a mandíbula é preenchido com uma camada extra de… gordura.

Pois é. A nossa bochecha é formada, principalmente, por gordura. É por isso que “pessoas bochechudas” acabam gerando uma imagem mais redonda, já que o rosto é preenchido por essa camada de tecido adiposo. Mas, não é aquele tipo de gordura que faz mal à saúde, que fique muito claro. Ainda assim, quem tem, costuma se incomodar.

Em outras partes do corpo, você pode recorrer à procedimentos estéticos para realizar a drenagem da gordura extra, modelando as curvas. E na bochecha? Também! É o procedimento chamado de bichectomia. Agora, vamos entender, realmente, como ele funciona.

 

Como é feita a bichectomia? Quais profissionais podem fazer?

Para não nos alongarmos demais, vamos ter a definição do procedimento. Após, entender especificamente como ele é feito. Sendo assim, bichectomia é um procedimento estético que consiste em retirar uma parte da gordura das bochechas. Dessa forma, é possível redefinir o contorno facial e tornar o rosto mais afilado.

Como dito, essa gordura que se localiza nas bochechas não é prejudicial à saúde. Ao contrário. Ela tem função fisiológica em nosso organismo. Especificamente, na comunicação entre a boca e o nariz, e no fechamento de fístulas. Também, não é uma gordura que se elimina com exercícios e dietas, já que não é obtida por excessos alimentares. Simplesmente, ela está ali, cumprindo o seu papel.

Sendo assim, a bichectomia visa eliminar uma parte dessa gordura, sem que ela faça falta ao nosso corpo. A chamada “Bola de Bichet”, que é o acúmulo desse tecido entre a maçã do rosto e a mandíbula, é drenada. Consequentemente, há um afinamento das linhas da face.

Como é o procedimento da bichectomia?

A bichectomia é um procedimento relativamente simples, apesar de exigir qualificação do profissional que irá realiza-la. Afinal, são utilizadas anestesias e, em alguns casos, existe a indicação para a anestesia geral. Portanto, tudo depende de como é o paciente e qual o resultado que ele deseja alcançar.

Além disso, também é fundamental que, antes do procedimento, o paciente tenha em mãos uma avaliação médica completa, que determina a possibilidade da realização da bichectomia.

Entretanto, via de regra, é uma cirurgia rápida. A incisão, comumente, é feita pela parte interna da boca, onde as mucosas têm mais capacidade de cicatrização. Além disso, também se evita que cicatrizes fiquem na parte externa do rosto.

O cirurgião faz uma incisão pela parte interna da boca e encontra a área onde estão alocadas as Bolas de Bichet. A partir daí, ele faz a remoção de uma parte do tecido gorduroso, respeitando a anatomia do rosto e o combinado prévio com o paciente. Normalmente, essa cirurgia dura de uma a duas horas.

Recuperação

Como a cirurgia, em si, não é complexa, a recuperação também é simples. Afinal, todo o procedimento é pensado para evitar ao máximo o desconforto do paciente. Entretanto, precisamos admitir que, apesar dessa facilidade, ainda assim houve um corte e a aplicação de anestesia.

Sendo assim, o paciente pode sentir desconforto nos primeiros dias pós-procedimento. Também, é comum que a região do corte fique relativamente inchada, o que leva a pensar que talvez a bichectomia não tenha tido resultados efetivos. Ledo engano.

Conforme o inchaço diminui – justamente pelas mucosas internas da boca apresentarem boa cicatrização – o alinhamento das expressões começa a ser visto. Por isso, invista em compressas de água fria, que são ótimas para diminuir inchaços.

Também, evite alimentos cítricos, que podem gerar desconforto no corte. De resto, repouso e hidratação. Medicamentos só devem ser tomados com prescrição do profissional que realizar a bichectomia. Portanto, ele também deverá analisar a capacidade individual de cada paciente, para orientá-los sobre a retomada da rotina (como a prática de exercícios, por exemplo).

É verdade que a bichectomia deixa o rosto envelhecido?

Essa é uma questão que ronda o procedimento da bichectomia. Afinal, muita gente atribui um envelhecimento precoce à bichectomia, mas isso não tem nada a ver com o procedimento estético em si. Apesar de que pode ter algum tipo de relação.

Na verdade, esse acúmulo de gordura na face, que forma as bochechas, tende a diminuir com o tempo. Não que esteja relacionado com hábitos alimentares ou exercícios físicos. No entanto, é uma condição natural do corpo humano, perder excesso de gordura conforme vai envelhecendo.

Sendo assim, isso também se aplica às bochechas. Quando a pessoa envelhece, as bochechas diminuem. Justamente, por causa da perda dessa massa gordurosa. Portanto, diminuir as bochechas é uma reação natural do corpo humano.

No procedimento da bichectomia, esse excesso de gordura é drenado de modo técnico. Por isso, tem quem acredite que a expressão fica mais envelhecida, já que a perda das bochechas é algo relacionado ao envelhecimento. No entanto, as coisas não precisam ser assim.

Afinal, tudo envolve a técnica e o procedimento. Porque, quando a bichectomia é feita por profissionais qualificados, a drenagem da gordura se dá da maneira correta. Logo, as expressões faciais são realçadas de modo benéfico. Sendo assim, não há um envelhecimento do rosto. Ao contrário! As linhas da face são melhoradas e o contorno facial fica mais harmonioso.

 

Quem realiza o procedimento da bichectomia?

Normalmente, esse procedimento é feito por cirurgiões plásticos. Entretanto, cirurgiões dentista também podem realizar a bichectomia, por possuírem um grande conhecimento sobre a anatomia do rosto humano. Justamente por isso, é que o procedimento se tornou mais acessível. Consequentemente, mais popular.

O mais importante, é que você procure clínicas especializadas e profissionais com competência técnica e conhecimento. Assim, você garante que a bichectomia será feita com precisão e evita desconfortos no futuro.

Existem contraindicações para a bichectomia?

Claro que sim! Na verdade, existem contraindicações para qualquer tipo de cirurgia que você pense em fazer. Afinal, são procedimentos invasivos e, por isso, é fundamental que a pessoa que passará pela cirurgia esteja com mínimas condições de suportar o procedimento. Assim, se evitam complicações posteriores.

A bichectomia é contraindicada em casos de:

  • Pessoas que estejam com a imunidade comprometida, passando por processos inflamatórios e infecciosos. Porque, podem culminar em uma recuperação mais lenta ou que cause problemas pós-operatórios;
  • Pessoas que possuam problemas cardíacos, renais e hepáticos, que sofram pela influência que a anestesia (mesmo local, acompanhada de sedação) pode gerar;
  • Mulheres grávidas, que também têm indicações especiais para uso de anestesia e, posteriormente, pela impossibilidade do uso de antibióticos prescritos para a recuperação;
  • Pessoas que tenham recebido radioterapia na área do rosto.

A bichectomia é contraindicada para um último tipo de paciente, mas esse merece uma atenção especial. Afinal, por mais que ela seja um procedimento estético, que visa diminuir o tamanho das bochechas e afinar os contornos faciais, muitas pessoas procuram pela bichectomia sem necessidade.

Sendo assim, ela é contraindicada para pessoas que já tenham o rosto fino, sem tanta protuberância das bochechas em relação aos contornos da face. Mesmo assim, por uma questão de necessidade de se adequar à padrões auto impostos, é comum que as pessoas queiram passar por essa cirurgia, mesmo não precisando.

Portanto, é de competência do profissional fazer uma avaliação técnica sobre a necessidade da intervenção. Caso não seja, o ideal é orientar o paciente nesse sentido, de modo a ajudá-lo a compreender que a bichectomia não precisa ser realizada.

Principais vantagens da bichectomia.

A bichectomia traz vantagens estéticas inestimáveis. Veja quais são elas:

  • Aumenta a simetria do rosto: por fazer a remoção do tecido gorduroso presente na face, as Bolas de Bichet, o rosto alcança uma harmonia mais simétrica, deixando-a mais bonita e atraente;
  • Redução da flacidez: falamos sobre as bochechas e, culturalmente, é comum associá-las à uma expressão bonita, saudável e risonha. Entretanto, as bochechas em excesso se tornam flácidas, ocasionando uma sensação de rosto cansado. Além disso, também demonstra estar acima do peso, mesmo quando não está;
  • Melhora da autoestima: quando passamos por um procedimento estético, nossa autoestima melhora consideravelmente;
  • Indicado para homens e mulheres: a bichectomia é indicada para todas as pessoas que atendam os critérios pré-estabelecidos e que foram citados no tópico anterior.

Quanto custa a bichectomia?

Não é possível definir um valor padrão para o procedimento da bichectomia. Isso porque, ele irá variar de acordo com a necessidade do paciente, bem como a estrutura envolvida na clínica que escolher. Sendo assim, o ideal é fazer um orçamento. Mas, lembre-se: cuidado com aquele barato que pode sair caro.

Se você está no Rio de Janeiro, procure-nos para uma avaliação sem compromisso. A Clínica Jambo possui experiência na área e poderá realizar o seu procedimento com bastante cautela e profissionalismo.

Entre em contato conosco! Temos estrutura preparada para pacientes do Rio de Janeiro, Zona Norte, Bonsucesso, Ramos, Olaria, Penha. E também trabalhamos com os seguintes planos de saúde:

  • Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Uma

Agende sua avaliação e faça a sua tão sonhada bichectomia!