Tratamento para estrias: como é feito?

O verão está chegando e, junto com ele, cresce a procura por tratamentos estéticos que te ajudam a dar um up no visual. Academias lotadas, exercícios a todo vapor! Entretanto, o que podemos fazer para resolver os probleminhas estéticos que não vão embora com atividade física – vulgo, as estrias? Bom, podemos recorrer à um tratamento para estrias.

Esses tratamentos que visam eliminar ou minimizar as marcas aparentes que as estrias causam, têm crescido em popularidade. Em uma pesquisa rápida, você consegue encontrar uma grande quantidade de “soluções” milagrosas, com cremes, receitas caseiras e, até mesmo, simpatias.

No entanto, não podemos nos iludir com essas propagandas muito surreais. As estrias podem, sim, ser eliminadas ou ter suas marcas minimizadas. Porém, só é possível alcançar isso com tratamentos específicos para a pele, que irão reduzir os efeitos visuais desagradáveis das estrias.

Vamos conhecer um pouco mais sobre como funciona o tratamento para estrias? Então, acompanhe conosco!

[h2] O que são estrias e por que elas surgem?

Para começar, é interessante que saibamos de onde vem as estrias e porque elas têm aquele aspecto tão diferente. Sendo assim, vamos iniciar falando que as estrias não são características exclusivamente femininas. Afinal, ela está relacionada ao rompimento de fibras da pele. Por isso, homens também podem apresenta-las.

A pele é o maior órgão que possuímos. Ela cobre a extensão total de nosso corpo, praticamente aderida aos músculos. Sendo assim, toda vez que temos uma expansão do que está abaixo da pele, automaticamente ela precisa se “esticar” para continuar com a cobertura comum. Difícil? Vamos explicar melhor.

Se a pele cobre o nosso corpo todo, sempre que crescemos, ela também precisa aumentar. Entretanto, a elasticidade da pele sofre com esse aumento – seja o crescimento normal ou quando engordamos – o que lhe causa certas rupturas. Então, podemos definir que as estrias são as marcas visíveis da ruptura das fibras da pele.

Não há sangramento, nem cortes, ou nada que gere machucados. Porém, as estrias são a explicação visível de uma parte do corpo que passou por crescimento ou inchaço. Por isso, é mais comum que elas apareçam em áreas onde há maior acúmulo de gordura ou em partes que sofreram uma expansão muito grande. Também, é importante deixar claro que a hereditariedade pode influenciar. Há pessoas mais propensas para o aparecimento de estrias.

Surgimento das estrias

Como exemplo, vamos falar sobre mulheres que passaram por gravidez. A barriga de uma grávida aumenta muito. Consequentemente, a pele precisa se esticar, para continuar a cobertura. Por isso, é extremamente comum que surjam estrias. Justamente, para justificar a expansão de uma área na qual ela não precisava ser tão grande.

O mesmo acontece com seios, quando crescem. Músculos hipertrofiados também apresentam estrias. Parte externa de coxas, principalmente ao lado do quadril. Nádegas, seguindo o padrão de crescimento. E, inevitavelmente, a região da barriga, quando há aumento de peso.

Estrias são eternas ou dá para eliminar?

Esse é um dos mitos que rondam as estrias. Tal qual, aquele de que o “efeito sanfona” também as gera. Sendo assim, vamos responder as duas questões. Lembre-se do que falamos no tópico anterior: o que gera o aparecimento de estrias, é o aumento. Logo, emagrecer não gera estrias. Entretanto, engordar sim.

Elas são eternas? De maneira nenhuma! Por mais que o tratamento para estrias seja delicado, elas podem, sim, ser eliminadas da pele. Há, basicamente, duas visualizações das estrias: as vermelhas ou roxas, e as brancas. No entanto, esses dois tipos são considerados estágios diferentes da mesma inflamação.

As estrias surgem vermelhas. Afinal, é a primeira fase da amostra da ruptura das fibras da pele. Conforme o tempo passa e se não houver nenhuma interferência estética para eliminá-las, elas se tornam brancas. Uma espécie de cicatrização. Porém, vale reforçar que não há nenhum sangramento ou corte, durante o aparecimento das estrias.

Portanto, é por isso que as estrias vermelhas são consideradas mais simples de serem eliminadas. Afinal, elas são o primeiro estágio dessa ruptura das fibras elásticas. Portanto, mais simples de corrigir. Mas, isso não significa que as brancas não podem sumir. Para cada uma delas, o tratamento é realizado de forma diferente. Vamos falar especificamente sobre eles.

 

Como é feito o tratamento para estrias?

Conforme dito, o tratamento para as estrias vermelhas ou roxas é mais simples e pode ser feito em casa. No entanto, todo o processo deve ser acompanhado por um dermatologista ou esteticista especializado no tratamento. Pois, é importante verificar se o resultado esperado está sendo obtido.

Sendo assim, o tratamento para estrias vermelhas é feito da seguinte maneira:

  • Esfoliação da pele: com cremes específicos, a pessoa faz a esfoliação sobre a área onde há incidência das estrias. A indicação é que esse processo seja feito durante o banho, por, no máximo, cinco minutos e até três vezes na semana;
  • Aplicação de creme para estrias: esses cremes devem ser indicados por profissionais da área e são aplicados sobre a região afetada. As estrias são massageadas, até que a pele absorva o produto.

É interessante frisar que, mesmo após o desaparecimento das estrias, a hidratação continua sendo uma importante aliada para mantê-las longe de sua pele. As duas: tanto a tópica, com uso de cremes, quanto a oral. Beber dois litros de água, todos os dias, é fundamental para diminuir o aparecimento de estrias.

Para as estrias brancas, o tratamento é diferente. Sendo assim, deve ser feito em locais especializados, como clínicas dermatológicas ou de estética.

Eliminando com tratamento para estrias

É possível usar os seguintes métodos:

  • Peeling: o peeling com ácido retinoico ajuda a esfoliar a pele e aumenta a produção de colágeno;
  • Microagulhamento: a incidência das agulhas, faz com que uma nova camada de pele se forme, acima da área esfoliada. Assim, diminui consideravelmente a aparência das estrias;
  • Dermoabrasão: é uma espécie de esfoliação mais profunda, como um lixamento. Dessa forma, o local afetado pela estria é estimulado a formar uma nova camada de pele. Além disso, a dermoabrasão também estimula a produção de colágeno. Assim, a nova camada de pele surge mais firme.
  • Terapia intradérmica: substâncias que estimulam a produção de colágeno são injetadas diretamente sobre as estrias, reativando a ligação das fibras onde foram rompidas. Essa técnica é mais indicada para as estrias profundas.

Tratamento para estrias custa caro?

Na verdade, o valor dos tratamentos varia de acordo com a quantidade de estrias e a região afetada. Sendo assim, é necessário passar por uma avaliação estética, de modo a definir o custo total.

A Clínica Jambo conta com profissionais especializados no tratamento para estrias. Com as técnicas mais avançadas e com aperfeiçoamento constant, nossa equipe está pronta para eliminar essas indesejáveis marcas de sua pele. Se está no Rio de Janeiro, Bonsucesso, Olaria, Ramos e Penha, marque uma sessão conosco.

Trabalhamos em parceria com os planos de saúde:

  • Amil
  • Sul América
  • Golden Cross
  • Sempre Odonto
  • Uniodonto
  • Bradesco Dental
  • DentalUni
  • Odontolife
  • SFOdonto
  • Correios
  • Assim
  • MediMed Life
  • Rede Una

Faça já a sua avaliação!