Tratamento de canal

O tratamento de canal é um dos procedimentos odontológicos mais frequentes e mais conhecidos entre os dentistas e seus pacientes. Porém, poucas pessoas entendem como, de fato, o tratamento é realizado.

Este tratamento é utilizado para retirada de tecido infectado da polpa, sendo ela, localizada na região interna dentária. A ocorrência maior se dá pelo fato de algumas cáries já estarem avançadas ou então em casos de fortes traumas, diante disso, o tratamento de canal é realizado.

Em épocas passadas, quando havia casos em que a polpa já estava infectada, o procedimento que era utilizado era a extração de dente. Porém, com o passar do tempo, deu-se início ao tratamento de canal, em que se penetra no dente infectado, retira o tecido necessário e assim, não causa danos maiores na saúde bucal.

Contudo, mesmo que o tratamento de canal tenha surgido para que não houvesse extração e para que facilitasse para as pessoas que têm o tecido infectado da polpa, o procedimento ainda é um dos mais temidos.

Porém, o lado positivo é que com todo o avanço tecnológico que vivemos dia após dia, assim como muitos outros procedimentos, o tratamento de canal tem cada dia mais, se tornado menos invasivo e mais certeiro.

Passo a Passo do Tratamento de Canal

Passo um

No primeiro passo, a prioridade é remover a polpa infectada, por isso, é necessário, nesse momento que o dentista aplique uma anestesia local e com o uso de uma broca ele consegue fazer uma abertura na coroa dentária para ter acesso ao tecido infectado e conseguir retirá-lo.

Nas radiografias deste paciente que está precisando do tratamento de canal, o dentista conseguirá identificar exatamente qual a polpa inflamada e que apresenta lesão e a partir disso, será possível remover somente o tecido que foi afetado, sem que a gengiva ou outras partes sejam atingidas.

Passo dois

Depois de ter feito toda a retirada da polpa, o profissional começa o procedimento de limpeza do canal. Sabendo que a polpa é uma espécie de tecido, ela, normalmente, tem ligações com uma porção de vasos sanguíneos localizados no dente do canal.

Por isso, é necessário que haja raspagem, esvaziamento e limpeza total para que seja possível desinfetar o local para que seja preenchido posteriormente com material de obturação específica para este caso, conhecido como cimento odontológico.

Posteriormente ao preenchimento da região, o dentista pode querer averiguar se toda a parte infectada foi realmente removida, por isso, é comum que sejam solicitadas outras radiografias para que haja certeza de que está tudo perfeito.

Passo três

De forma ampla, este tratamento é feito em etapas. Portanto, em alguns casos, depois de remover o tecido da polpa infectada e fazer a limpeza, o dentista faz algum intervalo anterior à aplicação do material obturador e da restauração efetiva.

O primeiro passo de remoção e limpeza, portanto, tem como função selar o dente e protegê-lo. Depois, a coroa é finalizada com resina específica que restaurará totalmente o dente.

Mesmo que, esteticamente, o dente seja completamente reconstruído, a pessoa tem sua sensibilidade comprometida pelo fato de que naquela região da polpa ficar os nervos.

De acordo com a quantidade de canais e o estágio da infecção, o tratamento pode ser feito em uma ou então, mais consultas, conforme o necessário. Contudo, a quantidade de consultas e eficácia do tratamento tem se aprimorado devido ao avanço da endodontia.

O tratamento de canal dói?

O lado bom do tratamento é que na hora, ele não causa dor, até pelo fato de que é realizado com anestesia local. Portanto, como é considerado como um pequeno procedimento cirúrgico, após a anestesia, pode causar alguns desconfortos.

Não é uma regra, porém, dependendo da intensidade em que está a inflamação e como está a infecção, o incômodo pós-operatório é bastante comum.

Porém, é preciso lembrar de que, a demora em fazer o tratamento ou então não fazê-lo, pode causar uma dor ainda mais intensa. Isso se deve também ao fato de que em alguns casos, a dor pode até ser diminuída com medicação, porém, depois de um determinado estágio, os medicamentos não fazem mais efeito e a única saída é o tratamento.

Complicações

Como em todo tratamento dentário, complicações são possíveis de acontecer. Porém, o mais comum, nesse caso, é quando há perfuração da raiz devido ao desvio do instrumento utilizado durante o procedimento.

Contudo, tal complicação pode ser resolvida de modo que é tratada e fechada pelo especialista apto para a realização correta desta técnica. Além disso, também há complicação quando há quebra de instrumento dentro da abertura do canal.

Além disso, pode haver também alguma calcificação que pode impedir a introdução do dentista ao problema ou até mesmo, algum problema anatômico do paciente, por isso, há um empecilho durante o procedimento.

Cuidados entre uma sessão e outra

Após o tratamento de canal, não é necessário muito cuidado, porém, é necessário evitar a mastigação para que o local fique em repouso durante algum tempo antes de a pessoa começar a mastigar normalmente.

Todavia, é comum que o paciente não mastigue normalmente até mesmo de forma inconsciente após o tratamento. Porém, não somente isso, é necessário também que haja uma higienização cuidadosa e adequada, além de tomar as medicações que o dentista prescrever para casos de dor ou inflamação.

Tratamentos que substituem o tratamento de canal

Muitas pessoas se perguntam se existe algum tratamento que substitua o tratamento de canal por variados motivos, porém, o mais frequente é o medo. Como mencionado acima, anteriormente, quando não havia o tratamento de canal, o que era feito, era a extração do dente danificado.

Por isso, infelizmente, além do tratamento de canal, que é a existência de um problema na polpa dentária, a única forma de fazer um procedimento para que tudo fique bem é o tratamento, além dele, somente a remoção do dente, infelizmente. Ainda assim, se há a possibilidade de fazer o tratamento de canal no dente, o recomendado é fazer o procedimento, pois, a extração é contraindicada pelo fato de haver dificuldade para, posteriormente, repor este esse elemento.