Bichectomia

Conhecida também como lipoplastia facial, a bichectomia é um método cirúrgico em que há a retirada fracionária da bola de Bichat, sendo ela um tecido gorduroso.

Portanto, como consequência da remoção, as bochechas ficam menores e por isso, o rosto fica com uma aparência mais fina e alongada e esse é um dos maiores motivos para que as pessoas procurem pelo procedimento.

Mesmo que seja um tecido adiposo, as bolas de Bichat não são consideradas como fonte energia para o organismo e, dessa forma, elas não respondem ao emagrecimento, por exemplo. Por isso, mesmo que as pessoas percam peso e diminua sua gordura corporal, as bolas de Bichat continuarão lá.

As bolas de Bichat

Conhecida também como corpo adiposo bucal, as bolas de Bichat são uma forma de acúmulo de gordura que se localizada na área das bochechas. Dessa forma, ainda não se sabe sobre sua função no organismo, porém, há a possibilidade de elas serem importantes no processo de amamentação.

Isso devido ao fato de que elas podem impedir que a mucosa bucal tenha atrito uma na outra enquanto o bebê faz o seu processo de sucção do leite. Concomitantemente, elas ficam próximas às estruturas fundamentais na região fácil, como nervos e vasos sanguíneos.

Para que a bichectomia serve?

A principal serventia do processo de remoção das bolas de Bichat é o fato de deixar a região das bochechas mais fina, conseguindo assim, deixar o rosto com aparência alongada e magra.

Além disso, é recomendada também para pessoas que manifestam traumas na mucosa da bochecha. Esses casos acontecem quando as bochechas são muito grandes e o paciente morde a região como consequência. Portanto, isso fica bastante visível pelo fato de que, no interior da boca, há o aparecimento de uma linha branca.

A realização da Bichectomia

A realização da cirurgia para retirada das bolas de Bichet é bem simples e seu tempo de duração é entre trinta minutos e uma hora para todo o procedimento. O procedimento é realizado com anestesia, podendo ser local ou geral, mas, a utilização de sedação não é, necessariamente, uma regra.

Por isso, a escolha de qual anestesia será feita dependerá sempre de como está as condições do paciente. O corte da cirurgia, portanto, é feito na parte interna da boca, localizada na região superior do molar e sua extensão, comumente é de um e quatro centímetros.

Quando é colocada pressão ao lado externo da bochecha, o profissional fará com que a gordura consiga atravessar o corte, após isso, com um instrumento adequado, o cirurgião remove a bola de Bichat.

Feita a remoção, o especialista fará uma costura no corte, não deixando nenhuma cicatriz, mesmo que, internamente, o paciente será capaz de sentir o corte, além disso, vale lembrar que tudo isso, desde que o procedimento seja realizado de maneira completamente adequada.

Os pontos, por sua vez, podem ser absorvíveis e, dessa forma, não precisam ser tirados depois de alguns dias pelo profissional. Porém, há também a realização de pontos normais e que precisam ser removidos depois de sete dias da cirurgia.

Indicação para realizar a Bichectomia

A indicação para ser feito o procedimento de Bichectomia é quando a pessoa possui o rosto bastante arredondado, com bochechas grandes e com a dimensão do rosto não definida, porém, claro, a retirada só é realizada se tais características incomodarem a pessoa que as possui.

Há os casos também das pessoas que não tem definição de sua mandíbula e por isso, tem um pouco mais de gordura na papada e no pescoço, não definindo, assim, o ângulo da mandíbula.

Existem outros casos, como os de pessoas que mordem o excesso de carne no interior da boca, porém, os dois casos que mais são comuns e se beneficiam com os resultados do procedimento são os dois mencionados acima.

Quem pode fazer a Bichectomia

Mesmo que o procedimento seja procurado, em sua maioria, por mulheres com objetivos estéticos, a cirurgia também pode ser feita em homens e a realização será exatamente igual para ambos os sexos, pois, todas as pessoas têm as bolas de Bichat, por isso, não há distinção de gênero.

Por isso, da mesma maneira que podem ocorrer com mulheres, os homens também precisam passar por avaliação prévia cirúrgica com a presença de um cirurgião para que possa ser avaliado sobre as necessidades e indicação para que o procedimento seja realizado.

Contraindicações

O profissional que fará a cirurgia deve fazer uma avaliação minuciosa no rosto do paciente para entender qual a necessidade da cirurgia e se é adequado ou não a realização dela.

Comumente, rostos que já são mais alongados e mais magros, não há a necessidade da realização do procedimento. Porém, além disso, existem outras contraindicações que podem impedir a pessoa de que façam a cirurgia.

O procedimento de retirada das bolas de Bichat é contraindicado para pessoas que passam por quimioterapia ou então, radioterapia, para casos em que há infecções no local, em casos de cardiopatias severas, para pessoas sistematicamente não compensadas e para pessoas que possuem idade menor que dezoito anos, mesmo acompanhada de seus pais.

Além disso, não é indicada também a realização em pessoas com deficiência de fatores de coagulação, com problemas hepáticos ou renais de estágio grave e, por fim, não é indicado também para ser realizado em mulheres grávidas.

A recuperação do procedimento

A bichectomia é uma cirurgia bastante simples e, por isso, sua recuperação não possui grandes problemas. É recomendado que o paciente faça compressas de gelo, pelo menos nos dois primeiros dias.

O gelo ajudará para que o rosto não tenha aparência inchada, por mais que o inchaço seja normal após o procedimento, além de hematomas e dor serem normais também.

Nos dois primeiros dias, a alimentação deve ser, em sua maioria, líquida, incluindo papinhas e alimentos que não precisam de força para mastigar. Além disso, é importante usar as faixas de compressão facial nos três primeiros dias para a diminuição de hematomas e edema.

De modo geral, é necessário ter um repouso nos dois primeiros dias e o paciente não deve fazer esforço nos sete dias após o procedimento. Também é necessário fazer o uso de medicamentos que o profissional lhe prescrever no pós-operatório.

Normalmente, tais medicamentos são analgésicos para a dor causada pelo procedimento e anti-inflamatórios. Vale ressaltar também o cuidado para escovar os dentes para que a higiene bucal seja realizada de maneira correta afim de não causar infecções.

Marque uma consulta hoje mesmo!