Clareamento a laser

Hoje no mercado há algumas maneiras de fazer clareamento dental, porém, o clareamento a laser tem sido o mais conhecido e desejado entre as pessoas que tem vontade de clarear os dentes.

Sendo assim, o tratamento dental a laser é um entre as três técnicas que usam luz para clarear os dentes que são escurecidos ou amarelados. As outras maneiras são procedimentos feitos com luzes halógenas ou LED com aparelhagem mais simples do que para a realização do clareamento a laser.

Passo a passo do clareamento a laser

O método de clareamento com laser trabalha de forma que, primeiramente, é feito o isolamento de lábios e bordas da gengiva e é aplicado géis para que não haja sensibilidade dental no paciente.

Feito isso, o dentista passa o gel clareador que tem é o peróxido de hidrogênio ou então carbamida sobre toda a área dentária externa. Depois, é aplicado sobre o gel aplicado um feixe de laser.

O procedimento tem duração de uma a duas horas e é repetido entre duas a três vezes por sessão realizada. Este passo a passo é o mesmo para outros tipos de procedimentos realizados com fontes luminosas.

Cuidados necessários após a realização do procedimento

Os cuidados que precisam ter depois do procedimento, na maioria dos casos dizem respeito a hábitos que precisam ser evitados e alguns alimentos, especialmente, durante as sessões do clareamento.

Mesmo que não seja obrigatório que os pacientes façam mudanças em suas dietas, eles conseguirão ver resultados melhores no final de todas as sessões se obedecerem algumas regras.

Regras essas que são simples e fáceis, porém, o não seguimento dela vai depender do paciente que poderá influenciar, mesmo que pouco, mas, significante, no resultado final de seu tratamento.

Sendo assim, os cuidados necessários ajudarão para que novas sessões não sejam necessárias e para que os dentes amarelados e manchados tenha um melhor resultado, atendendo toda a expectativa do paciente.

Dessa forma, é necessário evitar:

  • Vinhos, legumes verdes, cafés, tabacos, vinhos, sucos de uva e alimentos que tem, em sua composição, corantes artificiais e refrigerantes.

Além disso, outros cuidados são necessários, sendo eles:

  • Realização de polimento dentário após o término do tratamento para que reduza o tempo de o amarelamento voltar aos dentes ao longo do tempo;
  • Uso de escovas dentárias macias para prevenir a formação de regiões que retenham placas bacterianas e manchas nos dentes;
  • Utilizar agentes dessensibilizantes anteriormente e posteriormente à aplicação de clareamento dentário a laser.

Vantagens e desvantagens

Todo procedimento tem suas vantagens e desvantagens e, no caso do tratamento de clareamento dental a laser, não poderia ser diferente. Porém, há muitos cuidados e dicas que podem fazer com que o procedimento saia perfeitamente.

Mas, infelizmente, há casos em que algumas desvantagens são presentes, porém, é importante lembrar que tudo tem que ser realizado com a presença de um profissional capacitado e qualquer surgimento de problema deve ser acompanhado para que haja a possibilidade de reverter o infortúnio.

Sendo assim, as vantagens do tratamento de clareamento a laser são:

  • A possibilidade de ser feito em pessoas que possuem dentes com raízes expostas, as chamadas retração gengival;
  • Atender urgências estéticas como eventos sociais e casamentos através do tratamento em sessão unitária;
  • Conforto e comodidade.

Dessa forma, as desvantagens do procedimento dental de clareamento a laser, são:

  • Preço alto do procedimento;
  • Possibilidade de resultados frustrantes;
  • Risco de inflamar a polpa dentária;
  • Risco de alterar a estrutura dentária.

Clareamento a laser e clareamento caseiro

Como mencionado no início do artigo, há outras maneiras de fazer o clareamento, incluindo clareamentos clínicos e clareamentos caseiros. Os clínicos são apenas três e o caseiro é o que se utiliza um gel clareador com o auxílio de um molde para a dentição.

Todos os procedimentos têm o mesmo fim que é para pessoas que possuem dentes mais escuros, sejam eles causados por aspectos fisiológicos, uso de medicamentos por muito tempo ou então devido a algum trauma que desejam clarear seus dentes.

No tratamento de clareamento caseiro, a pessoa usa um molde que é confeccionado de acordo com sua arcada. O material é de silicone e é colocado nele um gel clareador, na maioria das vezes, peróxido de hidrogênio.

A duração que deve ser utilizado em caso é de três semanas com sessões de duas horas seguidas, porém, mesmo o tratamento sendo caseiro, é necessário também, o acompanhamento de um profissional.

Os que são realizados no consultório são feitos com gel clareador em uma porcentagem mais alta do que o que é utilizado no método caseiro e ao entrar em contato com o laser, a fórmula química reage de modo que favoreça o clareamento da dentição.

O que muitos ainda não sabem e que é muito importante ressaltar sempre é que as técnicas de clareamento dentário seja a de consultório ou então a caseira, não faz com que os dentes fiquem mais fracos e em ambos os procedimentos, não é necessário o uso de anestesia.

Indicação e contraindicação

O clareamento dental a laser é indicado para todas aquelas pessoas que desejam clarear os dentes, sejam eles escurecidos por diversos fatores, podendo ser realizado por um profissional capacitado para que o resultado seja como o esperado.

Dessa forma, a indicação é, simplesmente, a vontade que a pessoa tem em realizar o procedimento. A queixa que mais é comum se dá pelo fato de que os dentes escurecidos ou amarelados afetam na autoestima da pessoa.

Por isso, para a realização do procedimento, a indicação é simples e pode atender os mais diferentes casos, basta a pessoa querer e procurar um profissional adequado para tal realização.

Entretanto, todas as pessoas são indicadas e podem fazer o procedimento de clareamento dental a laser, porém, não é indicado para mulheres que estão grávidas, da mesma forma que não é indicado para crianças e nem para pessoas que possuem hipersensibilidade.

Marque uma consulta hoje mesmo!