Ozonioterapia

O processo de ozonioterapia é administrado através do gás de ozônio para o tratamento de alguns problemas de saúde no organismo humana. Todavia isso se dá pelo fato de que o ozônio tem em sua composição átomos de oxigênio que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antissépticas.

Além disso, o gás possui efeitos que são capazes de melhorar a oxigenação dos tecidos e também fortalece o sistema imune de quem realiza tal procedimento a fim de fazer tratamento.

Sendo assim, por conta de suas propriedades, a terapia pode ser sugerida em tratamento de problemas crônicos, sendo eles, artrite, feridas infectadas, dor crônica, atraso de cicatrização, dentre muitas outras.

O tratamento de ozonioterapia deve ser feito por um profissional que aplique o gás de ozônio no local ou injetar por meio intravenoso, por insuflação retal ou então via intramuscular.

A importância do ozônio para a saúde

O ozônio possui um papel extremamente importante no que diz respeito à estabilidade de células boas, saudáveis e normais. Além disso, o desempenho do ozônio faz com que células doentes e imaturas sejam destruídas, incluindo bactérias, fungos, vírus, dentre outras deformidades que são consideradas estranhas no corpo.

Propriedades medicinais da Ozonioterapia

A terapia com Ozônio traz muitos benefícios para o corpo da pessoa de modo que ajude no tratamento que ela precisa, sendo assim, essas propriedades se resumem em:

  • Aumenta a proteção com antioxidantes a partir da ativação do sistema imunológico
  • Com o uso do ozônio, as chances de se contaminar com sífilis, hepatite, AIDS, dente outras infecções por transfusão de sangue podem ser nulas;
  • Eficácia em problemas vasculares periféricos, por isso, as pessoas que são diabéticas ou com gangrena podem ficar tranquilas quanto à amputação de membro afetado pela doença;
  • Antifúngica, antimicrobiana e antiviral, por isso, inativa vírus, fungos, bactérias e outras células que estão doentes;
  • Pelo fato de normalizar a glicemia do organismo, é capaz também de melhorar a diabetes;
  • Com o tratamento com ozônio, doenças como linfomas, leucemia e tumores de câncer podem ser eliminadas sem a precisão de quimioterapia, cirurgia ou radiação;
  • Auxilia no combate contra problemas cardiovasculares, aliviando a dor da angina e melhorando na circulação sanguínea;
  • Eficiente para os diversos tipos de alergia;
  • Capaz de trazer eficácia para casos de artrite reumatoide;

Outros benefícios

  • Melhora na esclerose múltipla, reverte o processo de envelhecimento e auxilia em casos como Alzheimer, Mal de Parkinson, dentre outras doenças de caráter neurológico;
  • Através da insuflação vaginal, é eficaz no tratamento de candidíase, dentre outras formas de vaginite;
  • Diminui e elimina casos de dores crônicas por conta da ação nos receptores da dor;
  • Com a insuflação da bexiga, é eficiente para as fístulas e para cistite da bexiga;
  • Sem o uso de medicamentos, a herpes, cirrose, AIDS e a hepatite mononucleose podem ser tratadas com muito sucesso através do tratamento de ozônio;
  • O uso externo e tópico do ozônio são muito eficiente para queimaduras, acne, úlcera na perna, eczema, feridas, dentre outros problemas de pele e aceleram a cicatrização;
  • Através da insuflação retal o tratamento é eficaz para proctite, prostatite, fissura anal, colite e também para candidíase.

 Tipos de tratamentos com ozônio

Veremos agora métodos que são utilizados de ozonioterapia no mundo todo e todas as maneiras devem ser realizadas com um profissional especializado na área e jamais deve ser realizada por terceiros que não possuem capacitação para o procedimento.

Tratamento de ozônio via inalação

Nesse procedimento, o paciente entra em uma câmara e fica lá dentro por algum tempo para que seja feita a inalação do ozônio.

Tratamento de ozônio via sauna

Esta maneira, não é muito utilizada no Brasil, porém, o tratamento é feito com um tipo de sauna em que todo o corpo do paciente fica dentro dela e apenas a cabeça fica para fora.

Tal sauna é como se fosse uma máquina e assim, o paciente não respira o vapor misturado, porém, ele irá entrar no corpo por meio dos poros e auxiliará na limpeza da pele e do sistema linfático.

Hidro-Ozonioterapia

Neste tipo de terapia com o ozônio, a água se oxida através da substância e atua em feridas que tem difícil cicatrização.

Tratamento com ozônio por meio de insuflações auriculares

Este tipo de tratamento com ozônio irriga o canal auditivo e é usado para tratar o sistema linfático e o sangue. O funcionamento se dá através de uma quantidade pequena de água que é colocada no canal auditivo para que o ozônio seja absorvido.

Um tubo é segurado até a orelha, no entanto, nunca é colocado dentro da orelha ou selado na entrada da mesma e, por mais estranho que possa parecer para nós, esse é um dos tipos de tratamentos bastante utilizado em outros países.

Tratamento com ozônio através de insuflação retal e vaginal

No entanto, além das mencionadas acima, a ozonioterapia ainda pode ter essa outra opção para o tratamento que é por meio de insuflação retal e vaginal, sendo esta opção bastante comum no Brasil.

O nome já é bastante explicativo e o tratamento funciona de modo que o ozônio é colocado no organismo do paciente através do canal vaginal ou retal, dependendo do sexo e das escolhas da pessoa.

Através da insuflação vaginal, por exemplo, é possível que o ozônio trate infecções causadas por fungos e doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, já com a insuflação retal, o ozônio é introduzido no reto e o paciente precisa conseguir segurar o gás por pelo menos trinta minutos em seu organismo.

Efeitos colaterais

Como em todo procedimento, na ozonioterapia também há seus ricos de efeitos colaterais. Sendo assim, os riscos deste tratamento se limitam a danificação dos glóbulos vermelhos do sangue e dessa forma, o tanto de gás de ozônio utilizado no procedimento precisa ser extremamente preciso para que não haja problemas desnecessários, indesejados e graves.

Contraindicação do tratamento com gás de ozônio

O tratamento com gás de ozônio não está indicado para mulheres que estão grávidas e também para pacientes que possuem hipertireoidismo que não está controlado, com infarto agudo do miocárdio, que possuem intoxicação alcoólica e problemas de coagulação do sangue, por exemplo.

Marque sua consulta hoje mesmo!