Bioestimuladores

Pertencendo a uma categoria diferente dos preenchedores, os bioestimuladores são substâncias em que seu efeito é tido de dentro para fora, por isso, são injetados na pele e capazes de estimular a produção natural de colágeno no organismo.

Dessa maneira, o rejuvenescimento progressivo é perceptível de modo que traz mais viço e firmeza para a pele. Os bioestimuladores, sem o efeito exagerado que outros procedimentos estéticos trazem, tem seu resultado natural.

Sendo assim, é uma técnica muito procurada para quem tem o desejo de desacelerar o envelhecimento e preservar o rosto bem cuidado e mais jovem pelo fato de ser responsável pela ativação de produção do colágeno.

Os biosestimuladores depois da primeira aplicação, a pele fica com uma leve inflamação, porém, quase não é perceptível. Depois, há ativação de células que são responsáveis pela produção do colágeno e assim, produzem fibras dando sustentação para a cútis.

No entanto,, em diversos casos os bioestimuladores conseguem substituir os preenchedores que são usados, tradicionalmente, na harmonização facial. O procedimento é bastante simples de modo que é usada uma micro cânula para colocar o elemento em lugares específicos da face.

Importância da qualificação do profissional

A competência e participação do profissional são de extrema importância para que inchaços e equimoses na pele não ocorram, porém, como é um procedimento rápido, não há necessidade de repouso do paciente após a aplicação.

Na maioria dos casos, o recomendado após a aplicação é não fazer esforço no primeiro e no segundo dia e manter a distância de saunas e piscinas para que os riscos de contaminação sejam evitados.

O que são os bioestimuladores

Os bioestimuladores são substâncias desenvolvidas em laboratórios que impulsionam as células a produzirem uma quantidade maior de colágeno, possibilitando maior sustentação da pele.

Sendo assim, os estimuladores de colágeno se dividem em ácido Poli-L-Láctico que é comercialmente conhecido por Sculptra, a hidroxiapatita de cálcio também conhecida como Radiesse. O primeiro é responsável pelo efeito de perda de volume, enquanto o segundo atua como um preenchedor.

Sculptra

O Sculptra é aplicado com injeções nas regiões desejadas para fazer o tratamento contra flacidez. O produto pode ser aplicado em quase toda região facial onde se deseja dar volume ou recuperar os contornos.

Isso pelo fato de que o envelhecimento ocorre e com ele aparecem as rugas e flacidez que alteram suas características originais. Dessa forma, o único local do rosto em que não se recomenda a aplicação de Sculptra é na região dos olhos e lábios.

O Sculptra possui em sua composição, anestésicos que causam o mínimo de desconforto no paciente e, em poucas semanas depois da aplicação, os resultados já começam aparecer.

Porém, vale lembrar que o resultado é gradativo e continua agindo e estimulado a produção do colágeno ao longo dos dias, sua duração completa é de, aproximadamente, até dezoito meses e depois disso, é recomendado fazer a manutenção para que os resultados possam permanecer.

Radiesse

Este componente é um gel que tem efeito preenchedor e em sua composição há microesferas de hidroxiapatita de cálcio. Os resultados da aplicação se dão em longo prazo e vão variar de acordo com cada pessoa, porém, logo nas primeiras semanas, os resultados são perceptíveis.

O Radiesse é recomendado, principalmente, para ser aplicado na região inferior do rosto, podendo ser aplicado nas áreas como:

Bochechas: proporciona uma projeção natural e discreta nas maçãs do rosto;

Queixo: nessa região o que incomoda é o fato de com o passar do tempo, o local pode se mostrar com uma consistência amolecida por falta de colágeno e com a aplicação é possível deixá-lo mais definido;

Mandíbula: a aplicação pode melhorar a definição desta região, proporcionando uma marcação melhor;

Mãos: por conta de veias saltadas, pele fina e outros sinais de envelhecimento, a aplicação irá preencher os sulcos e promover clareamento;

Têmporas: ao passar do tempo a parte das têmporas ficam mais finas e com aspecto envelhecido, por isso, a aplicação funciona de modo que preenche o local e proporciona jovialidade para o rosto;

Rugas Nasolabias: rugas ou vincos próximos ao nariz e a boca podem ser preenchidos com a aplicação do componente. 

Os resultados vão variar de acordo com as particularidades e características de cada pessoa, genética, estilo de vida e tipo de pele. Esses fatores podem interferir na eficácia da produção de colágeno.

Porém, os efeitos que a aplicação de bioestimuladores traz, deixa os clientes muito satisfeitos e o estímulo costuma ter durabilidade de até, aproximadamente, mais de um ano.

Os benefícios dos bioestimuladores

Todavia, os tratamentos que usam bioestimuladores favorecem resultados a curto, médio e longo prazo, dependendo quais técnicas e tratamentos são realizados. Além disso, muitas pessoas notam as melhoras significativas após duas ou três semanas depois de terem realizado sua primeira aplicação.

Além disso, entre os benefícios que os bioestimuladores podem trazer, os que mais se destacam são:

  • Hidratação intensa do tecido cutâneo;
  • Diminuição de linhas de expressão e rugas;
  • Melhora no aspecto, de maneira geral, da pele;
  • Aumento da elasticidade da pele;
  • Suavização de sulcos e linhas finas.

Os bioestimuladores, em sua maioria e frequência, são utilizados mais em procedimentos como a harmonização fácil, porém, ele também pode ser aplicado em outros lugares do corpo, como braços, coxas, mãos, glúteos, tórax, abdômen ou então em outras regiões em que há celulites.

Além disso, vale ressaltar que os bioestimuladores são totalmente absorvidos pelo corpo humano e por isso, são bastante seguros, assim, não oferecem nenhum risco para a saúde.

Frequência de aplicações

É indicado, quando se trata deste tipo de aplicação, que seja feito, em média, três sessões, porém, o número varia de acordo com a flacidez, dentre outras características do paciente.

Além disso, pelo fato de as substâncias serem injetáveis, se utiliza também um anestésico local para que a dor da aplicação seja minimizada. Dessa forma, recomenda-se fazer intervalos entre cada aplicação, sendo eles de trinta até quarenta e cinco dias.

Contraindicações

Existem, mesmo que poucas, algumas contraindicações para o procedimento de aplicação de bioestimuladores. Não é indicado, portanto, para mulheres lactantes ou grávidas e pessoas alérgicas aos produtos que são utilizados no procedimento.

Além disso, para pessoas com a idade mais avançada, também não é indicado a aplicação, como também para quem possui doenças debilitantes, doenças autoimunes e doenças infecciosas agudas.

Marque uma consulta hoje mesmo!