Gengivectomia

A gengivectomia é um procedimento que tem como objetivo recuperar os defeitos que foram causados pela doença periodontal ou então, para a correção gengival que circunda as estruturas ao redor dos dentes.

O procedimento, portanto, corrige, esteticamente, os defeitos ou modifica as definições gengivas que pode desagradar o paciente, lhe causando desconforto e comprometendo sua autoestima.

Essa cirurgia é feita rapidamente com anestesia no local em que é realizada a remoção de uma parcela das gengivas que torneiam um ou mais dentes. Sendo assim, o procedimento descobre os dentes com excesso de gengiva e devolvem sua estrutura dental.

 Tal estrutura ficará alongada no sentido em que sua largura e altura do dente terão outra linha de sorriso. O procedimento, portanto, deve ser feito com um cirurgião dentista que tenha especialidade em cirurgia periodontal.

Gengivectomia e Gengivoplastia

A gengivoplastia é outro tipo de cirurgia periodontal que é diferente da gengivectomia pelo fato de remover uma parcela inteira de uma parte da gengiva.

As duas cirurgias, tanto a gengivectomia quanto a gengivoplastia fazem parte da seção conhecida como cirurgia plástica periodontal. Tal seção inclui todos os procedimentos que previne ou corrige os defeitos gengivas, no osso e na mucosa alveolar.

Estes defeitos são desenvolvidos por traumas mecânicos e induzidos por placa, por isso, os procedimentos têm como objetivo trazer de volta as funções próprias dos tecidos e proporcionar questões estéticas também.

A realização da gengivectomia

A realização da gengivectomia tem duas possíveis maneiras, sendo uma delas incisão em bisel inverso e incisão em bisel verdadeiro. Dessa forma, a gengivectomia em bisel inverso é feita para casos que precisam do procedimento somente para corrigir a altura do tecido da gengiva.

Já no caso da gengivectomia em bisel verdadeiro é feito, em sua maioria, para pessoas que precisam, além da correção de altura, de diminuição da espessura de gengiva.

Para que seja realizado o procedimento, é aplicada uma anestesia no local para que o paciente se sinta confortável durante a realização. Em seguida, é colocado ao redor dos dentes e gengivas, um curativo cirúrgico.

Este curativo, portanto, fica no local em que foi feita a gengivectomia por, aproximadamente, uma semana. Depois da realização, bochechos com enxaguantes bucais que sejam antibacterianos podem auxiliar na cicatrização da cirurgia.

Recuperação da cirurgia de gengivectomia

Para aqueles que fizeram ou pensam em fazer a gengivectomia, três aspectos precisam ser levados em consideração para entender melhor sobre o procedimento e sobre suas sensações nos dias que se seguirão após a cirurgia.

Sensação de a gengiva estar diferente e sensibilizada

Na recuperação, é normal que as gengivas fiquem doloridas logo nas primeiras semanas depois do procedimento, durando, aproximadamente, duas semanas. Depois desse tempo, portanto, comece a escovação com movimento muito leves e suaves, com escova de cerdas extra macias, de preferência.

É importante lembrar-se de inclinas a escova nas superfícies dos dentes e ser bastante cuidadoso para não machucar, pois, a boca estará muito sensível. Por, aproximadamente, quatro semanas, todo cuidado após o procedimento deve ser extremo.

Mudanças na rotina de higiene bucal

Conhecida como limpeza interdental, a limpeza entre os dentes precisa ser realizada. Por isso, se habituar ao uso de fita dental ou fio dental é extremamente importante para a ajuda da higienização.

Para que a recuperação seja garantida e rápida após a realização da gengivectomia, será preciso manter a saúde das gengivas e deixa-las extremamente higienizada para não ter problemas indesejados quanto à higienização e suas consequências.

Nas primeiras quatro semanas, como mencionado, as gengivas ficarão extremamente sensíveis, por isso, poderá ocorrer algum sangramento e o paciente não deve se assustar, pois, esse tipo de sangramento é normal.

Sendo assim, para o auxílio de uma cicatrização pós-cirúrgica de sucesso, será preciso aderir na rotina de higiene bucal o uso de escovas interdentais que pode ajudar para uma higiene de mais eficiência.

É recomendado também o uso de fio dental, pelo menos, uma vez ao dia, pelo fato de que a escova pode não alcançar locais entre os dentes que o fio dental consegue, fazendo assim, a limpeza da placa e locais em que as comidas podem ficar alojadas.

Independente da maneira que o paciente escolher para higienização bucal, o necessário é que ele se certifique de que a tentativa de limpeza está, de fato, sendo eficiente, entrando nas superfícies dos dentes e prevenindo, dessa forma, a formação de cárie ou infecção da gengiva (gengivite).

Poderá surgir a necessidade de alívio da dor

Pode ser que após o procedimento de gengivectomia, o paciente precise de algo para aliviar sua dor e para isso, uso de medicações analgésicas ou anti-inflamatórias podem se fazer necessárias, porém, deve ser prescrito pelo cirurgião dentista.

Além disso, se a dor foi muita ao comer ou tomar bebidas, deve se utilizar cremes dentais com anti-sensibilidade e ainda, uma lavagem suave de água salgada pode ajudar a manter a área limpa.

Por fim, será necessário que o dentista acompanhe o caso de perto a cada seis meses, aproximadamente, porém, dependendo das condições, o acompanhamento pode ser feito a cada três meses em casos mais específicos.

Isso se dá pelo fato de que o profissional precisa verificar se há alguma inflamação na gengiva, dentre outros infortúnios que podem surgir, porém, com o acompanhamento do dentista, ele diagnosticará o possível problema e assim, terá controle sobre qualquer problema que surgir.

Pós-operatório

Depois da realização da cirurgia, o profissional lhe recomendará algumas instruções a ser seguida, dentre elas, estarão:

 Ações para evitar sangramento:

  • Não fumar nas primeiras 24 horas;
  • Evitar usar enxaguante bucal ou qualquer substância que contenha álcool nas primeiras 24 horas;
  • Não cuspir nas primeiras 24 horas;
  • Não levantar objetos pesados, se curvar ou ficar superaquecido;
  • Dormir com a cabeça elevada com o auxílio de dois travesseiros;
  • Não utilizar canudo para beber nas primeiras 24 horas.

Lavagem

No dia da cirurgia, não será possível escovar os dentes ou lavar a boca. Depois de 24 horas, aproximadamente, lave a boca com uma solução de água morna salgada a cada 6 horas.

Depois de 24 horas, é possível fazer a escovação, porém, se estiver muito dolorido ou sensível, adie a escovação para mais um ou dois dias, se for necessário.

Dor

Como já mencionado, em casos de dores, o dentista prescreverá remédios específicos que ajudarão na recuperação e evitarão qualquer desconforto.

Alimentação

Beba muito líquido e consuma comidas pastosas para que não seja preciso mastigar, pelo menos, nos primeiros dias. Porém, prefira sucos de frutas ou leite, sendo eles, líquidos claros, sem presença de corantes artificiais ou naturais para que não tenha nenhum desconforto estomacal também.

Inchaço O inchaço após o procedimento é bastante comum e não é alarme de nenhuma anormalidade. Por isso, faça uma compressa de gelo e aplique na região de meia em meia hora.

Marque uma consulta!