Ultrassom

O ultrassom estético é um aparelho dos mais utilizados para procedimentos em clínicas de estética. Sabemos que as diferentes técnicas de estéticas podem ser feitas com diversos equipamentos, cada um com sua especificidade.

Dessa forma, para falar do ultrassom estético, precisamos entender como ele funciona. Por isso, é preciso esclarecer que o aparelho promove ondas sonoras e através de vibrações mecânicas, elimina gordura localizada, celulite, tratamento pré-cirúrgico e pós-cirúrgico, dentre outros.

O tratamento de ultrassom estético também é conhecido como “lipoaspiração sem cortes”, pois, auxilia na eliminação de fibroses que ficam acumuladas na pele e age nas células adiposas.

Além disso, o procedimento é capaz de combater o acúmulo de líquidos nos tecidos, serve como analgésico, antiedematosas e anti-inflamatória.

Funcionamento do ultrassom

De forma mais detalhada, todavia, o ultrassom é um tratamento estético, sendo ele realizado através de uma onda mecânica de 3Mhz, 3,5 Mhz, 5Mhz e 10 Mhz de frequência, sendo elas, consideradas de baixa intensidade, alta intensidade e as demais para fins terapêuticos.

Sendo assim, o ultrassom consegue atravessar a pele e ilustrar certas estruturas dd organismo sendo capaz de refletir nelas e voltar através das ondas que o aparelho emite.

Portanto, as ondas superiores agem mais superficialmente na pele e as inferiores, mais profundamente de acordo com a frequência em Mhz que é recomendado para cada tipo de tratamento.

Assim a quantidade de energia pode ser predeterminada levando em consideração a frequência que o aparelho irá utilizar ao se direcionar para a camada de gordura em que haverá ruptura mecânica de membranas de células gordurosas.

Além disso, é importante entender que o funcionamento do ultrassom não atinge nervos, vasos sanguíneos, dentre outros, e, ataca, somente, as células adiposas.

Mecanismos do ultrassom

Os mecanismos do tratamento com ultrassom estético podem ser classificados em algumas categorias, sendo elas:

  • A eficácia do calor que se associa com tecidos profundos, principalmente, colágeno e seus muitos benefícios;
  • A realização mecânica que se relaciona com vibrações de velocidade alta que trabalham sobre o tecido como se fosse uma massagem através das ondas geradas pelo ultrassom;
  • O efeito de cavitação está relacionado com a produção de muitas microscópicas gotículas de oxigênio no processo de vibração;
  • A consequência biológica que inclui melhora na circulação sanguínea, dilatação de vasos sanguíneos, microcirculação, sonoforese, promoção de relaxamento muscular, melhora do fluxo da linfa, alívio da dor e redução de inflamação.

Possíveis tratamentos com ultrassom

Os procedimentos que podem ser feitos com o ultrassom estético é voltados para a redução de celulite, flacidez da pele e gordura localizada. Porém, cada tratamento terá sua frequência adequada e peculiaridade que deve ser administrada por um profissional.

Em casos de ultrassom para tratar flacidez da pele, o efeito térmico fará com que as moléculas vibrem e gerem mais calor para que seja estimulada a produção de colágeno.

Nos casos de gordura localizada, o tratamento será feito com utilização mecânica que formará uma pressão alternada, de forma que comprimirá e puxará células adiposas a fim de quebrá-las.

Já em realizações de tratamentos que são associados com géis à base de cafeína, por exemplo, o funcionamento dependerá da aplicação no local e na ponteira do aparelho de ultrassom. Porém, esse procedimento precisa de uma rotina para que os resultados sejam eficazes.

Porém, lembrem-se, todos os procedimentos devem ser feitos de acordo com a peculiaridade de cada corpo, por isso, é necessário fazer uma avaliação e a partir disso, começar qualquer tratamento de forma adequada.

Indicações de áreas corporais para fazer procedimento com ultrassom

Os procedimentos com ultrassom estético é indicado para diferentes áreas em que há celulites e gorduras localizadas, por exemplo, barriga, coxas e bumbum. Também está indicado para redução de flacidez em locais como o rosto e pescoço.

Sessões

As sessões vão variar muito de acordo com o tipo de ultrassom e procedimento que será aplicado, levando em consideração que existem vários e os ultrassons não são os mesmos em todos os tratamentos.

Dessa forma, o ultrassom não focado para tratamentos de celulite é realizado semanalmente ou quinzenalmente com, aproximadamente, doze sessões no total, depois, as sessões de manutenção pode ser feitas mensalmente ou depois de três meses.

No caso do ultrassom focado com alta potência para fins de eliminar a gordura localizada, deve ser realizado com intervalos de, pelo menos, um mês, podendo ter duração de única sessão ou, no máximo, três.

Neste caso, não é indicado que realize sessões de manutenção, porém, pode-se iniciar um novo tratamento como recomeço. Já no caso de ultrassom focado de baixa potência é feito apenas uma sessão.

Este procedimento é indicado para reduzir flacidez do pescoço e rosto e seus resultados serão avaliados somente depois de três meses quando um novo colágeno estiver formado. Novas sessões podem ser feitas somente um ano depois.

Contraindicações

O tratamento com ultrassom é contraindicado para os seguintes casos:

  • Pessoas com câncer (pode acelerar o crescimento de tumores);
  • Em cima de fraturas não consolidadas, coração, ouvido, olho e regiões com infecção;
  • Pessoas com problemas de coagulação;
  • Pessoas com doenças circulatórias;
  • Indivíduos com problemas de coagulação;
  • Possuintes de implantes metálicos (incluindo o DIU);
  • Pessoas com endopróteses;
  • Mulheres grávidas;
  • Pessoas com acne grave.

Possíveis complicações dos procedimentos com ultrassom estético

Geralmente, pode haver vermelhidão e inchaço na região em que o ultrassom foi realizado que podem durar algumas horas ou então, poucos dias. Além disso, a pele pode ficar com pontinhos arroxeados indicando que houve microsangramentos da pele, podendo durar entre uma ou duas semanas.

Além disso, já houve casos em que apareceram hematomas, nódulos, estriações lineares ou geométricas na pele de forma temporária depois da realização do ultrassom. Já para casos em que há escurecimento da pele por um ou dois meses são mais raros, porém, também são temporários.

Quem pode fazer procedimentos estéticos com ultrassom

Quem pode fazer os procedimentos com o ultrassom estético são profissionais capacitados para a realização que atuam em clínicas de confiança, além disso, é preciso realizar uma avaliação para atender a expectativa do paciente de forma adequada e eficaz.

Marque uma consulta conosco!