Vapor de Ozônio

Geralmente, o vapor de ozônio é o aparelho que se utiliza anteriormente de fazer extrações nos protocolos de limpeza de pele. No mercado, é possível encontrar aparelhos que possuem vapor com ozônio ou apenas só vapor que é apenas água.

Porém, hoje em dia, também há a possibilidade de encontrar aparelhos que tenham a função de aroma terapia. Sendo assim, o vapor que é colocado na região específica trabalha como um recurso auxiliar que proporciona dilatação de poros como resposta do aquecimento da pele.

Este aquecimento ocorre devido o jato de vapor gerar uma névoa quente e facilitar a técnica, fazendo com que haja uma boa emoliência de pápulas, pústulas e dos comedões.

O vapor é usado também em procedimentos de nutrição e hidratação e, ainda antes mesmo da esfoliação pelo fato de que a vasodilatação provocada irá melhorar a permeabilidade dos ativos usados na área.

Efeitos benéficos do vapor de ozônio

O vapor de ozônio, além de ter todas suas vantagens, também pode ser utilizado como fungicida e bactericida, podendo prevenir contaminação na pele e possíveis inflamações, especialmente quando está se tratando de peles acneicas.

Por meio de um centelhamento elétrico, o ozônio é produzido como resultado da combinação de átomos de Oxigênio (O) que são retirados de moléculas de vapor de água (H2O). Depois, tais átomos são recombinados em moléculas de Ozônio (O3).

O procedimento pode ser realizado em qualquer tipo de pele, porém, em peles mais sensíveis, o recomendado é que o profissional utilize o vapor por menos tempo nesses casos.

Na maioria das vezes, o profissional usa o vapor por cinco minutos com o ozônio e, posteriormente, usa mais dez minutos só com o vapor na pele com uma camada fina de algodão molhado de emoliente.

Vale ressaltar, portanto, que não são todos os emolientes que podem ser aquecidos, por isso, esteja sempre informado e leia o rótulo para entender como funciona o produto.

Além disso, é preciso ter muito cuidado, pois, o uso indevido e falta de cuidados podem ter queimaduras graves como resultado, prejudicando tanto o paciente quanto o profissional por deixar sua imagem negativa diante do mercado e poder até responder judicialmente pelo ocorrido.

Propriedades que contém no Vapor de Ozônio

  • Elevação da oxigenação celular e tissular
  • Devido à formação de ozônio, possui efeito bactericida
  • Elevação da microcirculação cutânea.

Como é feita a aplicação

O vapor tem de ser aplicado com uma distância de trinta até trinta e cinco centímetros da área em que será feito o tratamento. Como mencionado, o procedimento dura, em média, de cinco até quinze minutos, porém, varia de acordo com o tipo de pele.

Precauções

  • É preciso analisar a pele e verificar se a mesma apresenta problemas circulatórios, poros dilatados ou se é bastante sensível, pois, nesses casos, deve haver muita cautela na aplicação do vapor;
  • É necessário fazer uso de água de qualidade e filtrada, se possível, é melhor ainda se ferver a água antes para que seja eliminado o excesso de cloro que fica sedimentado internamente na caldeira de vapor com formato de pequenos cristais e eles podem entupir e impedir a saída de vapor do aparelho;
  • Se faz fundamental observar se o volume de água no aparelho é adequado e suficiente já que depois que o procedimento estiver iniciado, não é possível acrescentar mais água fria;
  • É importante também deixar uma distância entre o vapor e a região que será tratada para caso incomode ou atrapalhe o cliente de respirar normalmente;
  • Se faz necessário ligar o aparelho e testá-lo antes de colocá-lo diretamente na pessoa que estará se submetendo ao procedimento;
  • É preciso que os olhos do paciente estejam protegidos com algodão úmido;
  • Há a necessidade de não exceder o tempo de cinco minutos na aplicação de vapor com ozônio, pelo fato de que o uso em excesso pode resultar em efeitos tóxicos que ao inalar por longo tempo pode ser prejudicial, principalmente, no caso de mulheres grávidas;
  • Não se pode usar micro-ondas e aparelhos que possuem ondas-curtas próximos ao aparelho de vapor de ozônio, pois, assim, se evita a instabilidade de seu pleno funcionamento;
  • Não se deve adicionar óleos essências no caso de aromaterapia juntamente com a água, pois, os fabricantes tem recursos apropriados para isso que não comprometa a segurança do equipamento de vaporização;
  • É preciso escolher por aparelhos de fabricantes capacitados e honestos que possuam registo no Ministério da Saúde para a realização.

Indicações e efeitos do vapor de ozônio

O vapor de ozônio é indicado para dilatação dos anexos da pele da pessoa que deseja fazer o procedimento e de acordo com o tipo de pele, para descontaminação, para emoliência, para que haja permeação de ativos no local, para umidificar e hidratar a pele, para reduzir a resistência elétrica cutânea, para procedimento de aromaterapia e para protocolos capilares, corporais e faciais.

Os efeitos que o vapor de ozônio possui são o aquecimento e vasodilatação.

Restrições e contraindicações do vapor de ozônio

Uma série de cuidados precisa ser tomada em determinados casos. Além disso, regiões com hiposensibilidade e anestesia devem ser evitadas assim como em peles com telangectasias.

Pessoas com doenças obliterantes e vasculares não são indicada para o procedimento, assim como pessoas em estados hemorrágicos não são apropriadas para a realização do vapor de ozônio.

Da mesma forma, pessoas que possuem inflamações muitos agudas e que tenham tumores malignos não devem se submeter para tal procedimento. Além disso, para verificar a condição corporal, deve-se fazer uma avaliação antes de qualquer procedimento.

Tais cuidados são necessários para que os resultados não sejam frustrantes, implicando em uma situação complicada para o profissional diante da situação e afetando a saúde e bem estar da pessoa que sofreu consequências negativas.

Por isso, o cuidado na escolha do profissional qualificado e capacitado para a realização é de extrema importância, dessa forma, procure a pessoa mais adequada e confiável para a realização.

Assim, problemas não surgirão e o procedimento poderá ocorrer de forma tranquila e satisfatória tanto para o paciente quanto para o profissional.