Endermologia

O aparelho para a realização de endermologia pode ser usado para tratamentos faciais e corporais, porém, essa é apenas uma das características que pode definir um aparelho tão versátil.

De modo geral, o aparelho tem relação de forma direta e íntima com instrumentos que ajudam nos tratamentos de peeling, representando uma das partes da própria endermoterapia.

O aparelho, de uma vez só, pode ser útil também como aparelho de vacuoterapia. Nestes casos, portanto, é normal que o dispositivo acompanhe a presença de ventosas instaladas tanto no rosto quanto no corpo, de modo geral, do paciente.

O equipamento tem um design altamente moderno, microcontrolado, digital e compacto. Dessa forma, o instrumento que se utiliza na endermoterapia possui, de forma simplificada, as funções de:

  • Controle pneumático de pressão;
  • Indicação digital da pressão de vácuo;
  • Vácuo contínuo;
  • Memória com programas automáticos.

Visualmente, as cores que, possivelmente, podem compor o painel do instrumento da endermologia podem ser lilás, rosa, verde ou azul. Ademais, o equipamento ainda tem um kit opcional de peeling de diamante em sua estrutura.

O que é a endermologia?

A endermologia, ou então, endermoterapia é um procedimento estético que tem como objetivo eliminar a gordura localizada e a celulite, especialmente, nas regiões da barriga, braços e pernas.

Este tipo de tratamento é realizado por profissionais capacitados e especialistas em edermologia ou fisioterapia. Com o funcionamento do aparelho no corpo, há o estímulo da circulação sanguínea que promove a eliminação de celulites e gorduras localizadas.

O valor da sessão de endermologia costuma variar bastante de acordo com o local do corpo em que deseja ser feito e também em qual clínica o tratamento será realizado.

Para que a endermologia serve?

 A principal serventia da endermologia é a queima de gorduras localizadas e a eliminação das celulites, porém, além disso, ela também pode ser realizada para muitos outros fins estéticos, como:

  • Tonificação da pele;
  • Melhoria da silhueta;
  • Combate à retenção de líquido;
  • Posteriormente a alguma cirurgia plástica;
  • Promover a produção de colágeno;
  • Melhoria a oxigenação dos tecidos;
  • Redução e relaxamento da tensão muscular.

Além disso, a endermologia pode ser indicada também para o processo de descolamento de uma cicatriz, sendo muito comum acontecer em cicatrizes pós-parto cesariano.

Ademais, os tratamentos de endermologia podem ajudar a desfazer fibroses que são tecidos endurecidos que se fazem por trás de alguma cicatriz ou ainda depois de realizar uma lipoaspiração e a região apresentar ondulações, mesmo que pequenas, por onde a cânula percorreu.

Funcionamento da endermologia

A endermologia funciona de modo que é realizada uma massagem intensa com o aparelho próprio para o procedimento, assim, não causa nenhum tipo de dor e ajuda na eliminação de celulites.

A técnica é bastante segura e deve ser realizada, aproximadamente, por dois meses para que os resultados sejam satisfatórios e visíveis, proporcionando bem estar e aumentando a autoestima do paciente.

O procedimento, basicamente, consiste em uma sucção na pele, assim, é promovido um descolamento e deslizamento da pele e da camada de gordura e da fáscia do corpo que fica recobrindo os músculos com objetivo de circular melhor o sengue, deixando a pele mais brilhante e macia, eliminando a retenção de líquidos e deixando o corpo modelado.

Como mencionado, o comum é que a endermologia seja feita por profissionais capacitados e com a aparelhagem específica de ultrassom e vácuo, estimulando assim, o fluxo de sangue, de modo que, desmancha os nódulos da celulite e é capaz de eliminar toxinas presentes no organismo.

Normalmente, os resultados começam a ficar perceptíveis depois de dez a quinze sessões, sendo elas de trinta minutos, sendo realizadas, aproximadamente, duas vezes na semana.

Porém, a quantidade de sessões pode ter uma grande variação de acordo com a expectativa e objetivo do paciente, o tamanho da região, as condições da pele tratada, dentre outros fatores que somente o profissional conseguirá verificar de forma detalhada.

Vantagens e desvantagens

A vantagem de realizar o procedimento de endermologia é que se trata de um tratamento que não é invasivo, porém, é preciso fazer várias sessões de duração, aproximada, de quarenta e cinco minutos.

Já a desvantagem está relacionada a eficácia de eliminação total da gordura localizada, por isso, é recomendado pelos profissionais que, juntamente com a endermoterapia o paciente faça exercícios físicos de forma regular e obtenha uma dieta balanceada.

Assim, os resultados serão mais satisfatórios e visíveis, lembrando que, além do profissional fazer sua parte na realização do procedimento, o paciente também precisa se mobilizar e mudar alguns hábitos para que os efeitos sejam realmente o desejado.

Além disso, vale ressaltar que, mudar alguns hábitos pode ser positivo na vida do paciente não somente pelo efeito estético, mas também, pela sua qualidade de vida. Por isso, o tratamento estético se dispõe para ajudar na melhora de resultados que podem ser elevados muito mais com a ajuda do paciente.

Contraindicações desse procedimento

De maneira geral, a endermologia não costuma causar complicações, porém, pode ser que haja aumento de sensibilidade ou o surgimento de alguns hematomas decorrentes da sucção que é realizada na região. Porém, todos os efeitos devem ser informados ao profissional que fez o procedimento para que ele passe as instruções necessárias quanto a isso.

Além disso, as contraindicações se relacionam com o fato de o procedimento aumentar a circulação e, dessa forma, não é recomendada no caso de infecções ou inflamações locais, em casos de pessoas que tem trombose, problemas respiratórios, problemas no fígado, diabetes, problemas na circulação e doenças renais.

Vale ressaltar também que o procedimento não está indicado para ser realizado em mulheres grávidas e por isso, o profissional deve sempre se informar sobre essas questões antes de realizar o tratamento. Além disso, anteriormente da realização do procedimento, deve ser feita uma avaliação individual de todas as pessoas que querem realizá-lo, sem exceção, para que assim, problemas maiores não venham ocorrer e assim, seja um tratamento saudável, profissional e de qualidade.

Conheça a equipe da clínica Jambo!