Aparelho de Radiofrequência

Os aparelhos de radiofrequência foram utilizados pela primeira vez no século XIX pelo francês e físico Jacques Arsène e desde então, vem sendo usada para procedimentos dermatológicos e estéticos.

A aparelhagem se tornou cada vez mais presente nas clínicas de estética. Dessa forma, hoje é um padrão por conta de suas indicações, eficácia, segurança e versatilidade.

Dessa forma, o aparelho para realizar o tratamento de radiofrequência tem como objetivo combater a flacidez do corpo ou do rosto, sendo bastante eficaz em eliminação de linhas de expressão, rugas e, inclusive, a gordura localizada e celulite.

Os métodos utilizados com tal aparelho é bastante seguro e proporciona efeitos que duram bastante. Contudo, para entender como a radiofrequência funciona, é importante entender que o aparelho tem a capacidade de elevar a temperatura da pele e do músculo.

Tal aumento de temperatura chega até, aproximadamente, 41ºC, contraindo, dessa forma, o colágeno que já existe no corpo e aumentando a produção de outras fibras novas de colágeno e elastina da região tratada, resultando em firmeza e sustentação para a pele.

Ademais, quando se eleva a temperatura, há o rompimento das membranas das células de gordura, resultando também em eliminação de tal gordura que estava presente no corpo.

Os resultados do tratamento realizado com radiofrequência podem ser vistos logo nos primeiros dias de realização, porém, o resultado é gradativo, por isso, quanto mais sessões, melhor será o resultado desejado.

Além disso, os procedimentos realizados com aparelhos de radiofrequência são rápidos e indolores, podendo ser realizado em qualquer tipo de pele e qualquer época do ano.

Outro aspecto positivo dos procedimentos com radiofrequência é que o tratamento não necessita de tempo de recuperação e, como mencionado, os resultados são gradativos, porém, logo após as primeiras sessões, já é possível obter um resultado bastante satisfatório.

Para que o aparelho de radiofrequência é utilizado

O aparelho de radiofrequência é usado para excelentes procedimentos estéticos, tendo importante função em casos de:

  • Diminuição de rugas;
  • Melhoria na aparência da pele;
  • Aumenta a qualidade de elastina e colágeno;
  • Reorganização de fibras de elastina e colágeno;
  • Melhoria na hidratação da pele;
  • Aumento de oxigenação;
  • Redução de celulite;
  • Combate de fibroses e estrias;
  • Melhoria na aparência de cicatrizes;
  • Melhoria na microcirculação;
  • Aceleração para eliminar toxinas;
  • Combate da flacidez em qualquer região do corpo;
  • Elimina a celulite pelo fato de queimar a gordura do local tratado e melhorar a firmeza da pele;
  • Combate a gordura localizada na papada, barriga, braços, flancos e culote.

Riscos que o uso do aparelho de radiofrequência pode acarretar

Os ricos que o uso do procedimento de radiofrequência podem trazer estão relacionados com a chance de a pele ser queimada devido ao mau uso do aparelho.

Isso pelo fato de que a radiofrequência aumenta a temperatura local, por isso, o profissional deve observar, repetidamente, para ter o cuidado de a temperatura não ultrapassar os 41ºC.

Além disso, é preciso manter o instrumento, a todo o momento, em movimentos circulares para que seja evitado o sobreaquecimento em uma área especifica e, assim, diminuindo o risco de queimaduras.

Quem não pode fazer tratamento com radiofrequência

O procedimento com radiofrequência é indicado para adultos ou adolescentes saudáveis e que possuem pele íntegra. Porém, não é indicado em alguns casos, como no caso de:

  • Pessoas com febre;
  • Mulheres grávidas;
  • Pessoas que estão passando por quimioterapia;
  • Quem possui prótese metálica onde será feito o tratamento;
  • Pessoas com hipertensão arterial ou diabetes devido a alteração de sensibilidade na região tratada;
  • Possuintes de marca-passo;
  • Pessoas que possuem doença do colágeno, por exemplo, a queloide.

Tipos de tratamentos com essa tecnologia

Confira os tipos de tratamentos com radiofrequência.

Radiofrequência Monopolar

No procedimento de radiofrequência monopolar, é emitida a corrente elétrica através de um eletrodo que é aplicado na região do tratamento, conseguindo retornar ao gerador por um eletrodo de dimensões superiores situados a distância que pode atingir profundidade de até seis milímetros.

Para esta modalidade, um aparelho que pode servir de exemplo é o Spectra e o Thermage.

Radiofrequência bipolar

A realização da radiofrequência bipolar funciona de modo que o eletrodo de saída e retorno é a mesma ponteira que gera um efeito mais superficial em comparação com a radiofrequência monopolar, utilizando aqui, assim, até dois milímetros de profundidade.

Para a realização de tal procedimento, o modelo de aparelho Accent é um bom exemplo.

Radiofrequência tripolar

Na realização da radiofrequência tripolar, os três eletrodos estarão presentes na mesma ponteira. Nesse caso, portanto, a profundidade de penetração da energia é por volta da distância média entre eletrodos.

Um aparelho que pode exemplificar esse procedimento é o Hertix e o Apollo tripolar.

De quanto em quanto tempo é indicado fazer o tratamento

É necessário, para a realização do procedimento com eficácia, de três até dez sessões em cada área tratada. Porém, a quantidade de sessões irá depender do propósito do tratamento, da alteração e resposta individual do paciente.

Sendo assim, deve-se respeitar o intervalo entre sessões, por isso, para o corpo pode ser realizada uma sessão por semana, enquanto para o rosto, uma sessão a cada duas ou três semanas.

Para realizar a manutenção do procedimento, tem de serem realizadas outras sessões de radiofrequência de forma anual. Além disso, vala ressaltar que cada sessão pode durar de 20 até 40 minutos.

A importância de escolher um profissional capacitado para o procedimento

Como mencionado, o profissional precisa tomar uma série de cuidados durante o tratamento de seu paciente, por isso, é de extrema importância que a realização seja feita de forma não amadora.

O mau uso do aparelho pode resultar em maiores problemas, deixando o paciente frustrado e com queimaduras na pele. Sendo assim, escolha uma clínica que tenha profissionais experientes, capacitados e que garantam que o resultado será satisfatório.

Confira as especialidades da clínica Jambo!