Manta térmica

A manta térmica é o instrumento que se usa para a realização da termoterapia. O processo utiliza a mudança de temperatura para que o procedimento seja concluído, podendo ser terapêutico ou estético.

Normalmente, na estética, o tratamento engloba os tratamentos de calor que tem como meta a indução de enzimas e ativos de produtos para que seja penetrado com mais rapidez no organismo.

A termoterapia, além de ser realizada com manta térmica, tem a possibilidade também de ser feita com radiofrequência, porém, com a manta térmica, há uma série de indicações que podem ser feitas com tal procedimento, enquanto a radiofrequência é apenas indicada para tratar celulite, rugas, flacidez, estrias e acne.

Quando é indicada a termoterapia com manta térmica

Como mencionado acima, a termoterapia com manta térmica é indicada para diversos fins, pois, esse tratamento promove a sudorese, sendo muito vantajoso para casos de retenção de líquidos e na eliminação de toxinas corporais.

Porém, de maneira ampla, a alta temperatura é utilizada para que a entrada de cosméticos ou enzimas sobre a pele seja facilitada, por isso, os benefícios variarão de acordo com os objetivos que a pessoa tem com a realização do procedimento.

Além disso, a termoterapia com manta térmica pode ser útil para combate à celulite e reduzir medidas, dentre outras muitas finalidades que podem ser aplicadas no procedimento.

Ademais, outros casos em que a termoterapia com o uso de manta térmica é positivo e indicado para quem tem reumatismo, artrose e artrite.

Benefícios da termoterapia com manta térmica

Os benefícios da termoterapia com manta térmica são variados, porém, os que mais ganham destaque no eu diz respeito aos resultados do procedimento são:

  • Melhoria na elasticidade e hidratação da pele;
  • Alívio do estresse, cansaço e tensão;
  • Relaxamento muscular;
  • Maior permeabilidade cutânea para que facilite a penetração de ativos lipolíticos;
  • Modelação do corpo de modo que elimina gorduras em excesso;
  • Redução do ácido láctico responsável por fadigas musculares;
  • Ativação do sistema linfático;
  • Melhoria do cansaço muscular e das dores localizadas;
  • Ativação da circulação sanguínea, fazendo com que tenha aceleração no processo de renovação celular, de modo que, elimina toxinas dos tecidos e diminui inchaços;
  • Obstrução térmica em tratamentos estéticos que tem como fim a redução de medidas.

Como é a realização da termoterapia com manta térmica

Para a realização da termoterapia com a manta térmica, inicialmente, a pele do paciente é esfoliada e higienizada de modo que as camadas de impurezas pertencentes na pele são eliminadas.

Feito isso, é aplicado um gel com enzimas para que promova a quebra de gordura e depois, é colocado um papel filme de plástico para que seja feita uma oclusão, logo em seguida, é colocada sobre a região, a manta.

São utilizadas mantas que alcançam até 40ºC de temperatura, funcionando a base de energia elétrica e sendo composta por eletrodos que são capazes de dissipar o calor.

Sendo assim, quanto mais gordura estiver no local em que será feito a aplicação, maior será a temperatura utilizada no procedimento para que o calor consiga penetrar em todas as camadas de gordura.

Para que a realização da termoterapia com manta térmica seja possível, são utilizadas mantas que podem cobrir o corpo todo ou então, mantas menores que são inseridas nas regiões específicas do corpo, podendo ser coxas, braços, bumbum, abdômen, dentre outros.

Nas regiões em que há maior presença de gordura, é utilizado o infravermelho em conjunto com o tratamento com a manta térmica pelo fato de ajudar na penetração dos ativos e calor.

Quantidade de sessões necessárias

As sessões de termoterapia com a presença de mantas térmicas para desintoxicar o organismo, em sua maioria, são realizados uma vez por semana, no entanto, em casos em que os tratamentos são localizados, podem ser realizados uma ou duas vezes na semana até que se atinja o resultado almejado.

Cada sessão, em média, tem duração de, aproximadamente, trinta minutos ou uma hora. Além disso, pode ser feita até três vezes na semana segundo o tipo de objetivo individual de cada um e sendo necessária, em média, dez sessões do tratamento.

Além disso, existe a possibilidade de a manutenção ser necessária e, por isso, é realizada de forma mensal de acordo com a necessidade individual de cada pele e com base no objetivo em que o paciente está se sujeitando ao procedimento.

Cuidados prévios da termoterapia com manta térmica

Antes das sessões de termoterapia com manta térmica é preciso, somente, que o paciente se preocupe com a limpeza apropriada da pele em que será realizado o procedimento.

Cuidados depois da realização da termoterapia

Depois de realizar as sessões com as mantas térmicas, aconselha-se que a pessoa que passou pelo procedimento tome bastante líquido para conseguir repor tudo o que foi perdido de maneira saudável.

Porém, o ideal é que a pessoa consiga beber sucos naturais sem adição de açúcar ou então, tomar bastante água.

Contraindicações

O procedimento com manta térmica não é aconselhado para quem possui trombose ou pressão alta, por exemplo, isso devido ao fato de que a termoterapia com manta térmica aumentar a atividade sanguínea do organismo.

Além disso, o tratamento tanto com manta térmica quanto com radiofrequência não são indicados para mulheres grávidas.

Possíveis complicações da termoterapia com manta térmica

Para a realização da termoterapia com manta térmica, as possíveis complicações são queimaduras e alterações na pressão sanguínea, todavia, isso só ocorre se o profissional não for capacitado e esteja despreparado para a realização.

Além disso, podem ocorrer complicações também se o histórico de saúde e exames possíveis do paciente não é analisado, podendo assim, ter o surgimento de complicações.

Antes e depois da realização da termoterapia com manta térmica

Depois de fazer o tratamento por completo com mantas térmicas, os resultados dependerão muito do motivo e local do que o paciente estava tratando. No entanto, pode ser esperados resultados como desintoxicação da pele, hidratação da pele, redução de medidas, melhoria na elasticidade, redução de celulites, gordura localizada e eliminação de líquido que o corpo havia retido.

Porém, é importante lembrar que o tratamento promove resultados discretos.