Cavitação

Os aparelhos de cavitação ou então, os cavitadores, são os encarregados por fazer com que o ultra-som chegue até as células adiposas do organismo. Este processo pode parecer complexo, porém, no interior da aparelhagem, as ondas se desenvolvem rapidamente, não sendo perceptível para o ouvido humano.

É necessário uma frequência superior a 20kHz para ser ultra-som e essa frequência totaliza 20.000 vibrações durante um segundo. O aparelho, através de um transdutor piezoelétrico, gera as ondas que são os principais aspectos para a cavitação.

Sem o auxílio desta peça, não se pode obter um procedimento no corpo pelo fato de que não seria possível gerar o ultrassom. De modo bastante específico, o transdutor no qual estamos mencionando, em sua maioria, fica na alça ou então no instrumento que o profissional leva na mão.

Para a realização do procedimento com o transdutor, a pessoa tem de receber em seu corpo uma corrente elétrica com alta frequência que, depois, se tornará em ondas ultrassônicas. É assim que são formadas as ondas ultrassônicas ou mecânicas.

Os dois procedimentos

Dessa forma, existem dois processos por vez, sendo eles, ciclos de expansão e ciclos de compressão. O que diferencia ambos é que, na expansão, a pressão afasta as moléculas por ser negativa e na compressão é uma pressão positiva que trabalha sobre o tecido adiposo.

A movimentação gera microbolhas ou cavidades que são importantes para que as gorduras sejam removidas do corpo do paciente, de modo que as bolhas criadas depois de estouradas atingem as moléculas de gordura da região tratada.

Logo, estes ciclos de pressões, sendo elas positivas e negativas, faz com que o organismo forma bolhas e ampliam elas até o momento em que elas se rompem e consigam arrastar, juntamente com elas, as moléculas e células adiposas, assim, eliminando o líquido adiposo.

Uma sessão de trinta minutos, por exemplo, consiste em muitas pressões que são feitas no organismo, por isso, mesmo que o processo pareça complexo, pode ser resolvido em minutos e até mesmo segundos já que as pressões ocorrem o tempo inteiro durante a sessão.

Depois, o fluido adiposo que conseguiu ser removido através do procedimento fica, ainda, dentro do corpo. Porém, uma parte significativa desaparece em poucas horas já que o nosso organismo se responsabiliza pelo sistema de drenagem, sendo ele, através de fezes ou urina.

Por isso, enquanto outros processos vão ocorrendo no corpo, ele vai eliminando também de forma natural, porém, o ideal é realizar exercícios e massagens terapêuticas que também estimulam uma drenagem. Lembrando que, durante todo esse processo, o consumo de água é de extrema importância.

Qual é a frequência que uma máquina de cavitação deve ter?

É importante entender que a frequência que o aparelho para a realização de cavitação trabalha é entre 20 e 70kHz, isso devido ao fato de que uma frequência superior não seria efetiva já que criaria bolhas menores e não criaria o mesmo efeito desejado.

Sendo assim, com frequências mais baixas do que o recomendado, as bolhas ficarão maiores e o impacto, mesmo que com menor quantidade de bolhas é muito grande, sendo prejudicial e de risco para a pessoa que está sendo tratada.

Para entender o aparelho, portanto, é interessante se informar todo seu procedimento e tais dados mencionados são extremamente necessários para que as pessoas possam utilizá-lo sem medo. Por isso, lembre-se, uma frequência ideal deve estar entre 30 e 50 kHz para garantir um procedimento saudável e correto.

A cavitação possui riscos?

Essa é uma pergunta que as pessoas fazem com frequência, porém, felizmente, a cavitação não traz riscos, até pelo fato de ser um procedimento que não é invasivo e não necessita de anestesia.

Além disso, o tratamento não implica em qualquer tipo de cicatrização, cortes ou então, períodos de recuperação.

A cavitação é dolorosa?

A cavitação, ou então, conhecida como lipoaspiração não invasiva, não é, em sua maioria um tratamento doloroso, pelo fato de trabalhar com ultrassons de baixas frequências e não apresentar efeitos secundários.

Existem efeitos secundários?

Depois de cada sessão do procedimento, algumas pessoas podem apresentar uma vermelhidão na região tratada, mas, em pouco tempo desaparecerá, aproximadamente, depois de uma ou duas horas.

Além disso, algumas pessoas podem sentir calor intenso nos primeiros minutos, porém, todos estes efeitos são momentâneos e por isso, não podem ser considerados como efeitos secundários.

A cavitação auxilia na perda de peso?

A cavitação tem como objetivo central a melhoria do aspecto corporal, sendo assim, proporciona uma remodelação e não o emagrecimento. Porém, é visível a perda de volume, já que remove a gordura acumulada.

Quantas sessões são necessárias?

Esta pergunta é bastante singular, pois, isso dependerá de como cada organismo responde aos tratamentos estéticos, por isso, a média necessária que se estipula é de oito a doze sessões, porém, lembre-se, não é uma regra e dependerá muito com o organismo.

Vale ressaltar também que os resultados que a cavitação traz ao corpo podem começar a ser vistas depois da terceira sessão do procedimento.

Qual a duração de cada sessão?

A duração das sessões é curta e isso é até uma vantagem para quem faz o procedimento. Cada sessão tem, aproximadamente, vinte a trinta minutos de duração.

Quanto tempo é necessário entre uma sessão e outra?

O recomendado é que um intervalo de três dias, pelo menos, seja respeitado. Pois, o organismo precisa de, ao menos, setenta e duas horas para eliminar a gordura após a realização do tratamento. Por isso, o recomendado é fazer uma sessão por semana.

Quais as áreas do corpo que podem receber o tratamento?

Tendo em vista que o tratamento é feito para fazer a eliminação de gordura acumulada, ele pode ser feito em todos os locais onde tem acumulação indesejada. Por isso, a princípio, não há alguma área que seja restrita. Porém, as zonas que mais são procuradas para o procedimento são abdômen, pernas e nádegas.

Existem cuidados especiais antes e após a cavitação?

A cavitação deve ser atrelada com uma alimentação equilibrada, ingestão de, ao menos, um litro e meio de água por dia e também exercícios físicos para que seja um procedimento saudável e satisfatório.

 Se o paciente não estiver mantendo uma alimentação boa, novas células de gordura podem se formar, aumentando e deformando novamente o volume presente no corpo. Fora estes fatores mencionados, o procedimento não exige nenhum cuidado especial.

Porém, lembre-se que é ideal tirar todas as dúvidas e seguir as indicações do profissional que for realizar o tratamento para que nenhum infortúnio ou frustração venha acontecer.

Veja os diferencias que a clínica Jambo oferece!