O que é uma limpeza de pele e para que serve?

Nada incomoda mais do que olhar no espelho e perceber que a pele está obstruída, com poros cheios e sujos, e com os famosos – e indesejáveis – cravos. A solução para essa situação é a limpeza de pele! Com muitas alternativas, que vão desde o uso de máscaras caseiras até profissionais, a limpeza de pele é a salvação de homens e mulheres.

Afinal, estar com a pele limpa e hidratada vai além de uma condição estética. Considerando que a pele é o nosso maior órgão e se estende por todo o corpo, mantê-la livre de impurezas está, também, relacionada com a saúde. Por isso ela é tão popular.

No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados ao fazer a sua limpeza de pele. A começar das técnicas aplicadas e que podem gerar probleminhas bem chatos de resolver. É por isso que a indicação principal é recorrer à um profissional da estética.

É proibido fazer limpeza de pele em casa? Absolutamente, não. Porém, o resultado pode não ser tão vantajoso quanto quando é feito por um esteticista. Sendo assim, falaremos mais sobre as vantagens e desvantagens desse procedimento.

Então, acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é limpeza de pele?

Definimos limpeza de pele como o procedimento estético especializado em limpar as camadas da nossa pele, eliminando impurezas que podem se concentrar nos poros. Esteticamente, uma pele suja apresenta cravos, espinhas e poros visíveis, que comprometem a harmonia do rosto.

Essas impurezas se acumulam nas camadas da epiderme e, até mesmo, da derme, que é mais profunda. Afinal, mesmo com um ritual de limpeza bastante rígido, ainda assim pode acontecer um acúmulo dessa sujeira. Isso porque, essas impurezas se conectam com as células e necessitam de produtos e técnicas mais eficientes para eliminá-las da pele, principalmente do rosto.

Sendo assim, a poluição do ar, oleosidade, excesso de maquiagem e falta de uma limpeza adequada, podem tornar a pele mais suscetível a acumular resíduos. É por isso que a limpeza de pele é indicada, pois ela faz a remoção dessa sujeira sem prejudicar o tecido da epiderme.

Além disso, a limpeza de pele bem feita elimina as células mortas. Afinal, essas células, quando em excesso no rosto, deixam uma aparência mais cansada e com menos vivacidade. Quando as células mortas são eliminadas, a pele se torna mais macia, hidratada e brilhante. Também, ela ajuda a controlar a produção de oleosidade do rosto, acabando com o ressecamento ou com o excesso de brilho.

 

Quais são os profissionais recomendados para fazer uma limpeza de pele?

Como dissemos anteriormente, você pode fazer a limpeza de sua pele em casa. Basta procurar orientações e aprender os melhores métodos de aplicação da técnica. No entanto, a limpeza de pele caseira não costuma ser tão profunda e, portanto, não apresenta bons resultados. Por isso, é muito mais indicado fazer esse procedimento com profissionais qualificados.

Isso porque, eles possuem conhecimentos específicos sobre a pele. Principalmente, sobre como trata-la. Logo, os profissionais da estética têm acesso à produtos mais eficientes e menos abrasivos, que podem prejudicar a epiderme de quem está realizando o procedimento em casa.

Além disso, a limpeza de pele feita por profissionais acaba sendo mais eficaz. Afinal, eles sabem como agir, onde aplicar produtos, de que modo a esfoliação se torna mais vantajosa… Tudo isso sem contar a técnica mais apurada para a realização do procedimento, com a remoção de cravos, espinhas e, até mesmo, os miliuns, que são aqueles pontinhos brancos e mais saltados na pele (cistos).

Portanto, são profissionais que podem fazer a limpeza de pele:

  • Esteticistas e profissionais de clínicas de estética;
  • Dermatologistas.

 

A limpeza de pele tem inúmeras vantagens

A limpeza, em si, de qualquer área de corpo, está relacionada com a saúde. Afinal, manter impurezas em nosso organismo pode gerar uma infinidade de problemas. No caso da pele, são os eczemas, espinhas, cravos, linhas de expressão, além do próprio aspecto de sujeira, que incomoda a todo mundo.

Por isso, realizar limpezas de pele frequentes podem te ajudar – e muito! Já demos algumas indicações de benefícios de recorrer à um profissional estético e realizar uma boa limpeza de pele. Mas, vamos te dizer com mais exatidão sobre essas vantagens. Veja só:

 

Vantagens da limpeza de pele.

Melhora o aspecto da pele, reduzindo o aparecimento de cravos e espinhas

Muitas vezes, as espinhas e cravos se formam pelo acúmulo de sujeira na pele, o que estimula a produção de sebo. Por isso, eliminando essas impurezas, as inflamações tendem a diminuir e, em alguns casos, até desaparecer.

Elimina as células mortas

A limpeza cotidiana da pele não reduz com total eficácia as células mortas. Por isso, limpezas mais profundas e com produtos específicos, eliminam essas células, reativando a produção e estimulando a vivacidade da pele.

Auxilia no controle à oleosidade

A oleosidade não é uma vilã da nossa pele, desde que ela esteja sendo produzida em uma quantidade adequada. Sendo assim, o excesso ou a falta, podem gerar uma pele mais propensa à aparição de espinhas ou um ressecamento, que pode ocasionar a descamação.

Uniformiza a pele, reduzindo rugas e linhas de expressão

Com a redução de células mortas e impurezas, o aspecto da pele se torna mais jovial. Mesmo em casos de rugas e linhas de expressão, elas podem ser acentuadas pela sujeira nos poros. Portanto, eliminando-a, as marcas também são reduzidas.

 

Tipos de limpeza de pele

Existem alguns tipos de limpeza de pele. Isso porque, há um procedimento específico para cada necessidade. Por isso, é interessante explicar qual o seu desejo ao profissional da estética, para que ele possa aplicar a técnica adequada no processo.

Sendo assim, os tipos mais recorrentes de limpeza de pele são:

Convencional

Na limpeza de pele convencional, os passos são os mais conhecidos:

  • Higienização;
  • Esfoliação para a remoção das células mais superficiais;
  • Extração de cravos, espinhas e miliuns. Essa é a fase mais longa e, após, o ideal é deixar a pele descansar por alguns minutos;
  • Massagem, para reativar a circulação da pele e acalmá-la;
  • Hidratação, com máscaras indicadas para a pele.

Peeling

Feito exclusivamente por profissionais, o peeling é uma técnica de limpeza de pele onde há manipulação de ácidos mais abrasivos, que são voltados para a eliminação de manchas.

Limpeza para pele com acne

A pele acneica precisa de mais atenção. Por isso, existem limpezas de pele que são específicas para pessoas com acne, onde há mais estimulação da epiderme e maior extração dos cravos e espinhas.

Limpeza para pele sensível

Especial para pessoas que possuem alergias e sensibilidade na pele. Afinal, não são indicados quaisquer tipos de produtos para quem tem a pele sensível. Por isso, a limpeza se torna mais delicada e mais atenciosa.

Limpeza de pele é uma maravilha, né? Ficou com vontade de fazer uma, depois de ler tudo isso? Então, não perca tempo! Entre em contato conosco agora mesmo e marque a sua avaliação!