Onde fazer tratamento de bruxismo no bairro Bonsucesso (RJ)?

O bruxismo, infelizmente, é uma desordem que acomete muitas pessoas. Entretanto, para a felicidade de todos, há tratamentos odontológicos que são eficazes e podem ajudar de maneira efetiva os pacientes nesse caso. Para saber mais sobre o assunto e onde realizar seu tratamento de forma responsável, profissional e de qualidade em Bonsucesso (RJ), acompanhe o artigo a seguir!

O que é o bruxismo?

O bruxismo é considerado, cientificamente, como sendo uma desordem funcional que é caracterizada pelo aperto ou ranger dos dentes ao longo de uma noite de sono. Essa pressão que a pessoa provoca pode causar amolecimento e desgastes do dente e, em casos mais graves, pode até ocasionar problemas na gengiva, nos ossos e nas articulações da mandíbula.

Há a possibilidade de que essa disfunção possa estar relacionada com fatores de estresse, genética, ansiedade, tensão ou problemas físicos de fechamento inadequado ou de oclusão da boca, por exemplo. Não há comprovações do motivo desse dado, mas o bruxismo atinge 15% das crianças e acomete homens e mulheres de forma indistinta.

Ao decorrer dos anos, a incidência desses casos tende a cair e, quando há a manifestação dessa desordem funcional ao longo do dia, o nome passa a ser outro e chama-se “briquismo”.

Tratamento de bruxismo

Felizmente, o bruxismo possui tratamento e, a partir de um diagnóstico com um profissional qualificado e especializado no assunto, é possível começar a tratar essa desordem de forma satisfatória e bastante efetiva. O tratamento odontológico se dá a partir do uso de um dispositivo móvel que é colocado nos dentes antes do paciente se deitar para dormir.

Existem dois tipos de materiais em que o dispositivo pode ser produzido, silicone ou acrílico, mas o que mais gera eficiência no tratamento contra bruxismo são as placas confeccionadas de resina acrílica rígida. Esse dispositivo móvel é bastante conhecido como placa miorrelaxante ou placa de mordida para bruxismo que se ajusta de forma perfeita sobre toda a superfície do sorriso.

Vale salientar que, para o tratamento de bruxismo, esse método é o mais indicado e possui um menor risco de o paciente desenvolver quaisquer tipos de problemas relacionados a mordida aberta anterior, migrações dentárias e extrusões.

Recomendações

Para os pacientes que tratam o bruxismo com a placa miorrelaxante, algumas recomendações são feitas e, para melhores resultados e para que não haja nenhum tipo de problema, devem ser seguidas. Tais medidas são:

  • Ao longo do tratamento, é preciso consultar o dentista com regularidade;
  • Durante o dia, se atente para não apertar os dentes quando estiver concentrado em alguma tarefa ou ao longo de uma situação embaraçosa;
  • Busque não morder de objetos duros como pontas de canetas;
  • Pratique exercícios, a prática de atividades físicas ajuda a regular a ansiedade e o estresse, sendo estes motivos que podem levar ao apertamento dos dentes;
  • Antes de dormir, não se esqueça de colocar a placa;
  • Ao acordar, higienize a placa.

Onde fazer o tratamento no bairro Bonsucesso (RJ)?

Para o tratamento de bruxismo, é preciso um bom diagnóstico com um profissional especializado no assunto e que seja de confiança para que o resultado seja realmente satisfatório e ao longo do tratamento, o paciente sinta mudanças positivas, já que o bruxismo pode causar alguns sintomas negativos como dores nos músculos da face e dores de cabeça.

Pensando nisso, principalmente, na localidade do bairro Bonsucesso, é necessário mencionar a Jambo Odontologia e Estética que é referência em tratamentos e procedimentos de qualidade e possui profissionais qualificados e especializados no assunto. Por isso, para a realização do tratamento de bruxismo, entre em contato com a Jambo e tenha uma experiência incrível com ótimos profissionais!

Marque sua consulta hoje mesmo!