Onde tratar bruxismo em Bonsucesso (RJ)?

O bruxismo pode acarretar em inúmeros problemas para a pessoa que sofre com esse infortúnio. Por isso, o seu tratamento é de extrema importância e é por essa razão que falaremos, no presente artigo, com mais detalhes sobre o que é o bruxismo e onde tratá-lo em Bonsucesso no Rio de Janeiro. Acompanhe!

Bruxismo: 9 dicas essenciais para tratar adequadamente o distúrbio.

O que é o bruxismo?

O bruxismo é definido como sendo uma atividade parafuncional que inclui o ranger dos dentes ou o apertamento deles, acometendo pessoas de diferentes idades. Essa condição é exercida pelos músculos da mastigação e por não apresentar função nenhuma, traz diferentes consequências.

Os resultados mais comuns do bruxismo são lesões orofaciais, dor muscular, lesão periodontal, distúrbios da articulação temporomandibular, dores de cabeça, dor no maxilar, dor nos dentes, dentre outros problemas dentários.

O quadro clínico dessa condição pode ter diversas alterações na musculatura mastigatória, miosite, fadiga, mialgia, comprometimento das funções originais e assimetria na atividade muscular.

Mesmo não possuindo uma cura, é possível tratar de uma maneira extremamente satisfatória e eficaz por meio de tratamentos odontológicos com profissionais especializados no assunto.

Tipos de tratamentos para bruxismo

Existem algumas formas diferentes para tratar o bruxismo, sendo algumas delas:

  • Uso de dispositivos para dormir: essa é uma das formas mais comuns de tratar o bruxismo. O dispositivo para dormir é feito sob medida e ajustado aos dentes de acordo com a recomendação de seu dentista. Esse tipo de material encaixa perfeitamente sobre os dentes e protege eles de se triturarem entre os inferiores e superiores.
  • Meios de relaxamento: a tensão do dia a dia pode ser uma das principais causas do bruxismo, sendo muito comum nos pacientes. Buscar meios de relaxamento pode contribuir de uma maneira muito significativamente para o tratamento de bruxismo. Por exemplo, ouvir músicas calmas e relaxantes, ler livros, fazer passeios, dentre outras atividades, sendo bastante variáveis de pessoa para pessoa. Fazer algum tipo de terapia relaxante em conjunto com outros tratamentos odontológicos para bruxismo podem auxiliar de uma forma ainda mais satisfatória e eficaz por controlar as situações estressantes e diminuir o apertamento ou ranger dos dentes.
  • Aplicação de toxina botulínica: a toxina botulínica ou, popularmente conhecida como botox, surge como uma ótima opção de tratamento por agir diretamente sobre a alteração causada no sistema nervoso central, responsável pelo ranger ou apertamento dos dentes. A toxina age de forma que inibe a hiperatividade e reduz a contração muscular, o bloqueio acontece por meio do mecanismo da não-liberação do neurotransmissor que faz com que haja a propagação da contração muscular que se chama acetilcolina. Em vista disso, não ocorre o ranger dos dentes ou o apertamento.

Onde fazer o tratamento em Bonsucesso (RJ)?

O bruxismo, mesmo possuindo sintomas bem característicos, só pode ser diagnosticado por um profissional de sua confiança, bem como seu tratamento. Pensando nisso, é preciso buscar por clínicas que são referência em bons resultados e pacientes satisfeitos em procedimentos e tratamentos.

Em vista disso e de todas as exigências, com foco no bairro Bonsucesso no Rio de Janeiro, se faz oportuno mencionar a Jambo Odontologia e Estética que tem sido uma clínica renomada por possuir 15 profissionais altamente capacitados e por já possuir 7 anos de atuação.

Além disso, vale salientar que a clínica é completa no que tange a procedimentos e tratamentos odontológicos e estéticos, proporcionando mais acessibilidade, conforto e praticidade para todos seus pacientes ao passo que podem fazer uma porção de procedimentos em um único local.

Contudo, pensando nisso e em todos os diferenciais e valores que a Jambo Odontologia e Estética possui, para tratar o bruxismo em Bonsucesso de uma forma confiável, satisfatória e eficaz, esse é o melhor local. Entre em contato e tenha uma incrível experiência com ótimos profissionais.

Marque uma consulta!