Obturação dentária: O que é e onde realizar no bairro Olária (RJ)?

A obturação dentária é um dos procedimentos mais comuns no ramo odontológico. No entanto, é imprescindível que um profissional de confiança, qualidade e capacitado faça esse tipo de tratamento, porque ainda que comum, tem seus riscos.

Pensando nisso, o presente artigo abordará o que é a obturação dentária ao passo que sinaliza a clínica de referência no bairro Olária (RJ) para a realização.

O que é a obturação dentária?

A obturação dentária é o procedimento odontológico que recupera os dentes que tiveram sua estrutura comprometida ou cariados. Assim, suas funções originais são atribuídas novamente.

Esse procedimento é caracterizado pela reconstrução de uma parte fraturada ou afetada por cárie. Por isso, a obturação preenche o espaço vazio, devolve sua estrutura e estética que a fratura ou a retirada da cárie deixou.

Em casos de cárie, depois da remoção do tecido afetado, a obturação evita a destruição maior do dente. Além disso, evita que problemas maiores venham ocorrer, levando, em alguns casos, a extração do dente.

Quais os passos de uma obturação dentária?

Esse procedimento odontológico é composto por diferentes etapas, sendo elas:

– Anestesia local

Para que não haja dor e nem incômodo nos pacientes, é aplicada uma anestesia local na região em que o dente se localiza. Essa anestesia não é sinônimo de que o procedimento é de risco ou algo semelhante, é apenas para adormecer a área e o profissional trabalhar mais tranquilamente.

– Remoção dos tecidos cariados

Depois que a região afetada é adormecida, o dentista remove os tecidos cariados com o auxílio de uma broca dentária própria para esse tipo de procedimento. Outros instrumentos podem ser utilizados no momento da realização, porém tudo dependerá da gravidade e do dente afetado.

– Limpeza dos resíduos

Posteriormente, o profissional faz a limpeza de todos os resíduos que possam ter ficado no interior do dente comprometido. Ao fazer isso, ele molda o espaço do dente e prepara ele para colocar o material apropriado de obturação na cavidade.

– Inserção do material de obturação

O material utilizado na obturação é escolhido pelo paciente e as opções podem ser diversas. Porém, se a cárie for muito profunda, o profissional pode optar por colocar um fundo protetor antes para proteger o nervo.

Alguns tipos de materiais usados liberam flúor para que o esmalte seja protegido de possíveis cáries dentárias.

– Higienização e polimento do dente afetado

Logo depois que o material de obturação é colocado, é preciso que faça a higienização do dente e polimento para que ele fique com um aspecto brilhante e novo.

Esse é o último passo da obturação dentária. Logo após esse procedimento, é comum que o paciente sinta uma sensação de formigamento nos lábios e nas gengivas nas primeiras horas.

No entanto, isso é completamente normal, porque faz parte dos efeitos da anestesia. Por isso, se faz necessário seguir a recomendação do profissional quanto a alimentação e bebida durante às próximas horas e tomas os cuidados ideais.

Onde realizar obturação dentária no bairro Olária (RJ)?

A presença de um profissional altamente qualificado, de confiança e responsável para a realização de tratamentos odontológicos. Por isso, é preciso fazer um levantamento de clínicas que sejam de confiança quando se trata do bairro Olária no Rio de Janeiro.

Nesse sentido, faz-se necessário mencionar a Jambo Odontologia e Estética já que se trata de uma clínica de referência no bairro por seus resultados excelentes. O bem estar e saúde dos pacientes são colocados em primeiro lugar e esse é uma das qualidades mais importantes da Jambo.

Além disso, o local conta com uma equipe de quinze profissionais treinados e experientes. A clínica é íntegra em princípios, profissionalismo e confiança. Por isso, todos os procedimentos e tratamentos são de alta confiabilidade e seus resultados são incríveis.

Agende uma avaliação e confira as possibilidades que a Jambo oferece aos seus pacientes.

Marque uma consulta!