A extração de siso é sempre recomendada?

Todo mundo já ouviu falar sobre os famosos dentes do siso. Comentários bons e ruins, não é mesmo? Afinal, quando eles resolvem dar o ar de sua graça, as consequências são, no mínimo, memoráveis. Os dentes do siso podem dar muita dor de cabeça – literalmente. Sendo assim, é comum recorrer à extração de siso.

No entanto, sempre é viável? Quer dizer, todo mundo deve extrair o dente do siso, ou tem alguma circunstância onde a remoção não é indicada? É exatamente sobre isso que vamos falar nesse artigo.

O dente do siso, ao romper, pode causar dores bastante desagradáveis. Por isso, removê-los parece a única opção. Entretanto, algumas pessoas passam a vida toda com os molares extras, sem sentir nenhuma complicação por isso. Isso não significa que não devam ser extraídos também.

Vamos entender melhor como funciona a extração do siso. Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Extração do siso: o que é?

Para que você entenda sobre a possível extração, precisamos voltar um pouquinho e explicar melhor o que é o dente do siso e porque ele aparece depois que toda a sua dentição já está formada. Afinal, ele é o último a surgir na sua boca. Então, vamos lá!

Os dentes do siso são molares, que se acomodam atrás dos últimos dentes que já estão formados. Normalmente, eles surgem entre os 16 e 20 anos. Por isso, são popularmente conhecidos como “dentes do juízo”, já que nascem na segunda parte da adolescência e começo da vida adulta.

Portanto, os sisos não são tão bem vindos quanto os outros dentes. Isso porque, comumente, a boca das pessoas não tem espaço suficiente para acomodar esse novo par de dentes que está vindo por aí. Consequentemente, o resultado, muita gente conhece: dor.

Além disso, os dentes do siso podem ficar oclusos, sob a gengiva, se não tiver espaço suficiente para romperem. Isso causa dor e inchaço na região. Quando o rompimento é possível, a dor também incomoda bastante, a ponto de a pessoa recorrer à um dentista para resolver a situação.

Nesses casos, a extração do siso é recomendada. Como o próprio nome diz, o dente será extraído da boca, eliminando-o pela raiz. É um procedimento relativamente simples. No entanto, só pode ser feito por cirurgiões dentistas e em consultórios especializados em extração. Principalmente, porque se utilizam anestesias para essa remoção.

A extração do siso se dá no próprio consultório, onde o cirurgião dentista arranca esse dente. Normalmente, a cirurgia se dá entre 30 – 60 minutos e o paciente é orientado para a recuperação ali mesmo. Para dentes expostos ou inclusos, a recuperação é a mesma. Falaremos mais sobre isso daqui a pouco.

Extração do siso: indicações

Nesse tópico, vamos responder à uma questão levantada na introdução do artigo: quando a extração do siso é indicada? Em todas as circunstâncias? Nasceu, arrancou? Não, muito pelo contrário.

Veja só, o rompimento de um dente é desconfortável. Se você convive com bebês, sabe que, quando a dentição começa a aparecer, é possível que ele sinta até febre. Porém, como o siso só dá as caras quando somos maiores, esse desconforto é minimizado. Apesar de, poder arder, gerar algum inchaço e, até mesmo, coçar um pouco a gengiva.

No entanto, quando o siso rompe e se acomoda na boca, não há porque extrai-lo. Afinal, ele nasceu e achou um lugar para ficar, sem interferir na organização prévia dos seus dentes. Porém, esse não é o cenário mais comum e é daí que vem o pânico causado pelo siso.

Na maioria dos casos, a boca não tem espaço suficiente para acomodar o siso prestes a romper. Ele fica ocluso sob a gengiva, empurrando outros dentes e machucando a boca. Isso pode influenciar o alinhamento dos dentes, interferir na mordida e, até mesmo, ocasionar dores de cabeça e na face.

Para esses casos, a extração é indicada. Afinal, quando o siso está tentando romper e não acha espaço, recomenda-se retirá-lo. Entretanto, a cirurgia de remoção também pode ser indicada antes da tentativa de rompimento, caso seja necessário. Uma radiografia poderá determinar com maior precisão a necessidade de fazer a extração do dente do siso.

 

Extração do siso: procedimento

O procedimento se dá seguindo estas etapas:

Análise da condição do paciente

O cirurgião irá identificar o posicionamento do dente do siso. Desse modo, ele define qual a melhor técnica para a extração.

Anestesia

O cirurgião deverá aplicar a anestesia local, para adormecer a área onde será feita a incisão.

Incisão e extração

Um corte é feito na gengiva. Desse modo, o cirurgião consegue visualizar o dente a ser extraído. Como dito, na maioria das vezes esse dente está ocluso e pode ser necessário remover uma parte do osso do maxilar, apenas para poder ter acesso ao siso. Tendo essa possibilidade, o dentista faz a extração do dente molar.

Remoção

Após removido, o cirurgião elimina o dente e realoca o osso, caso ele tenha sido movido ou retirado.

 

Extração do siso: recuperação

A extração do siso é tranquila. Como dito, é uma cirurgia rápida e, comumente, sem complicações. No entanto, requer algumas atenções. Afinal, você estará extraindo um dente, não é mesmo?

Sendo assim, antes do procedimento, é fundamental seguir a orientação do dentista, para evitar problemas. Nesses casos, é comum que ele indique um antibiótico a ser tomado, de modo a impedir infecções após a extração do dente.

Após a retirada, a recuperação se dá pelo repouso, além de medicações. Para diminuir o inchaço e evitar dores no local da incisão, é indicado o uso de gelo em compressas. No entanto, lembre-se de que medicamentos só devem ser tomados com orientação. Utilize as compressas e você perceberá como a recuperação será rápida. Além disso, evite comer alimentos sólidos.

Portanto, faça o acompanhamento com o dentista, para que ele avalie a recuperação. Normalmente, são dados um ou dois pontos no local da incisão, que devem cair naturalmente. Entretanto, caso perceba alguma alteração, tenha febre ou dor, procure o cirurgião rapidamente.

Então, se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco. Teremos grande prazer em te ajudar!