Saúde Bucal

Home / Saúde Bucal

Prevenção e Tratamento

Higiene Oral é uma especialidade dirigida ao diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais tendo um papel determinante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras especialidades. Intervém também a sua vertente pedagógica que através do ensino e demonstração de técnicas específicas contribui para a melhoria da saúde oral.

Uma boa higiene oral é um fator determinante na prevenção da maioria das doenças que afetam a saúde oral, caracterizando-se pela correta eliminação dos resíduos alimentares e impossibilitando a fixação nos dentes e nas gengivas de um conjunto de bactérias que, se não removidas, darão origem à formação de placa bacteriana e tártaro, as principais causas de cáries e doenças periodontais.

Para uma correta prevenção e manutenção, as visitas ao Dentista devem ser regulares (no mínimo de 6 em 6 meses) e os cuidados diários aconselhados pelo seu Dentista devem ser seguidos. Estes cuidados incluem uma correta escovagem (pelo menos duas vezes ao dia), o uso de fio dentário (pelo menos uma vez ao dia e preferencialmente à noite) e o recurso a elixires/colutórios. Se apresentar sintomas como sangramento ou dor nas gengivas durante a escovação, mau hálito e sensibilidade constante, marque uma consulta com o seu Dentista.

Prevenção de Cáries

Cárie é uma outra forma de denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo – o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.

• Sempre escove os dentes todos os dias.
  • Evite doces antes de dormir, prefira entre as refeições.
  • Use o fio dental.
Por isso é super importante a atividade educativa dentro do consultório, alem disso temos tratamentos auxiliares na prevenção da cárie, como:
  • - Aplicação de Flúor

Procedimento utilizado para prevenção de cáries e redução da sensibilidade dentária, no qual é aplicado nas superfícies dos dentes um gel com uma concentração elevada de flúor. Este composto químico atua sobre o esmalte dentário remineralizando-o e fortalecendo a sua estrutura.

• - Aplicação de Selantes

Tratamento para prevenção de cáries, no qual é aplicada uma resina fluida nas superfícies mastigatórias dos dentes, formando uma superfície mais lisa e fácil de higienizar.

Manutenção dos Tratamentos Efetuados

As idas regulares a consultas de Higiene Oral são fundamentais para manter a saúde oral e a integridade dos tratamentos efetuados. Durante a consulta, implantes, coroas, pontes ou próteses fixas sobre dentes ou implantes, bem como restaurações, aparelhos ortodônticos e desvitalizações são avaliados de forma a diagnosticar precocemente qualquer complicação. Todos os procedimentos preventivos e terapêuticos realizados durante estas consultas contribuem para a longevidade destes tratamentos.

Remoção de Cáries
Tratamento restaurador, que consiste na remoção da cárie, tendo como objetivo a remoção do foco infeccioso e pausa na deteriorização da estrutura dental.

Remoção de Tártaro
Tratamento que consiste na remoção de placa bacteriana e tártaro das superfícies dentárias através da utilização de um aparelho de ultrassons, tendo como objetivo a eliminação dos fatores responsáveis pela maioria dos problemas gengivais e dentários.

É importante salientar que a saúde bucal correlaciona-se com a saúde geral do indivíduo. Pessoas com periodontite podem perder os dentes com a evolução da doença, e também correm maior risco de desenvolverem infecções cardíacas, acidente vascular (AVC) e problemas na gestação, como o parto prematuro.

• - Gengivite

A gengiva saudável não sangra durante a escovação dentária, uso do fio dental ou alimentação. Deve apresentar coloração rósea e textura firme. Ausência de halitose (mau hálito) é, também, sinal de saúde. A gengivite é a inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de bactérias agregadas na superfície dentária. Caso não sejam removidas de forma correta e eficiente, inicia-se o processo infeccioso-inflamatório cujo principal sintoma é o inchaço e sangramento gengival. Esse quadro é reversível. O tratamento consiste na remoção profissional da placa bacteriana e prescrição de cuidados específicos.

• - Periodontite

A periodontite é caracterizada pelo sangramento gengival, mobilidade dentária, perda de suporte ósseo ao redor dos dentes e halitose (mau hálito). Entretanto, a periodontite não gera dor nos dentes. Por isso, o velho pensamento “só vou ao dentista quando tenho dor” é muito prejudicial à saúde bucal.

Tratamentos Relacionados

Click here to change this text

Fale pelo Whatsapp
// //